Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

22 fevereiro 2015

Criança não trabalha ! Criança dá trabalho !

E como dão trabalho essas crianças !!
O titulo da postagem de hoje é nome da música do Palavra Cantada, do qual eu sou fã !!


Músicas que encantam crianças e também adultos pela musicalidade e poesia, e quem assistiu TV Cultura na infância com certeza já ouviu alguma musica deles !

Meu menino de 2 anos adora quando coloco o DVD para ele, até tenta arranhar umas palavras em português hehehe.


E o assunto de hoje, da série CRIANÇAS

Participei de um curso de curtíssima duração sobre recreação e lazer, e foi muito interessante entender esse universo lúdico e recreativo e como cada faixa etária influencia para adaptação de jogos e atividades. Conversei com minha irmã que é pedagoga e psicopedagoga. Excelente professora, não porque é minha irmã, mas porque ela ama o que faz. Ela se dedica, estuda e cada dia tentar entender esse universo infantil, nas suas diferentes fases de aprendizagem. Ela compartilhou comigo material de estudo dela na época de faculdade e achei válido compartilhar este conteúdo com vocês (tem muita coisa legal, quem se interessar é só avisar que eu envio por email).

Aí você pode perguntar, mas eles nem não são meus filhos ! Mas eles serão nossa maior responsabilidade por um ano ou mais, e assim como qualquer trabalho, sempre procuramos pesquisar e saber um pouco mais, e já que seremos Au Pair isso não pode ser diferente (pois acho super válido, além de facilitar o nosso trabalho).

Entender esse universo infantil nos permite saber como melhor lidar em cada fase, principalmente quando você tem várias crianças com idades diferentes para cuidar, o que é muito comum nas host families !
Antes de ser au pair, na fase do application encarei essa realidade no orfanato onde era voluntária aos sábados, com crianças das mais diversas idades, dos 2 anos até os 13, 14 anos. E cada atividade, cada brincadeira tem que ser pensada para cada grupo de idade de forma a integra-la e desenvolve-la. E digo mais: dá certo, experiência própria rs ! Para quem esta buscando experiência com kids, procure abrigos de crianças, alem de ser gratificante, você sente na pele como lidar com várias ao mesmo tempo e te deixa preparada para encarar quatro kids ou mais quando chegar aqui.

CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES DE CADA FAIXA ETÁRIA PARA FACILITAR O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DAS BRINCADEIRAS E JOGOS
(baseado nos estudos de Piaget – Desenvolvimento Cognitivo)

Aproximadamente de 0 a 2 anos
Características: Descoberta do tato, movimento, formas, pesos, textura, sons. Começa a engatinhar e andar. Melhoria da coordenação motora com movimentos exploratórios de abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, comunicação. 
Tipo de atividades adequadas:
Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar), exploração motora, canto, brincar de esconder e achar.

Aproximadamente de 2 a 4 anos:
Características: é a época da fantasia e da invenção. 
Tipos de atividades adequadas:
brincadeiras sem regras e bem simples, imitações de situações conhecidas, formas básicas de conhecimentos, gosta de representar e de ser estimulada.

Aproximadamente 4 a 6 anos: 
Começa a aceitar regras e compreende-las, apresenta maior atenção e concentração interesse por números, letras, palavras e seus significados, o grupo começa a ter importância. 
Tipos de atividades adequada:
Brincadeiras com ou sem regras, atividades de muita movimentação, como, por exemplo, barra-manteiga, toca de coelho e outras. 

Aproximadamente 6 a 8 anos: 
Boa discriminação visual e auditiva, atenção e memória, aceita regras, convive bem com o grupo, começa a definir seus próprios interesses, despertar da competitividade. 
Tipo de atividade adequada: Brincadeira e pequenos jogos, atividades em equipes, desafios e testes, jogos pré-desportivos. 
Exemplo: nunca três, alerta, bola ao túnel. 


Aproximadamente 8 a 10 anos:
Capacidade de reflexão, memória, raciocínio concreto e abstrato, o grupo é cada vez mais importante.
Tipos de brincadeiras adequada: atividades em grupos, atividade de ação, atividades que envolvam raciocínio, desafios, início das experiências, pré-desportivos.
Exemplo: pular sela, queimada, mãe de rua, pega-pega.

Aproximadamente 10 a 12 anos
Excesso na disputa, separação dos sexos, meninas desenvolvidas, meninos ainda infantis, necessidade de aceitação no grupo, necessidade de cooperação entre os sexos.
Tipos de atividade adequadas: Menor interesse pelas brincadeiras, jogos com regras adaptadas, integração social, pré-desportivos e participação em campeonatos.
Exemplo: bola ao guarda, estafetas, caça ao tesouro.


Aproximadamente 12 a 14 anos 


Revalorização do sexo oposto, supervalorização da competição, grande discrepância dos limites sociais, necessidade de auto-afirmação, conflitos de personalidade, são altamente influenciáveis pelo grupo. 
Tipos de atividade adequadas: 
Desvalorização da s brincadeiras, pequenos jogos em grande escala, grandes jogos, atividades que demonstrem habilidades, pré-desportivos e esporte completo com regras. 
Exemplo: Handebol, Basquetebol, Voleibol, gincanas, futebol, jogos de estafetas.

Fonte: Curso Técnicas de Recreação Orientação: Profª Maria Luiz P. Solha.

É uma pena que as crianças de hoje em dia não brinquem mais nas ruas, por dois fatores: a violência de algumas cidades e a tecnologia que chega cada vez mais cedo nas mãos das crianças.

Minhas kids ganham ipad, iphone ainda tao pequenas e ja ficam alienadas ao mundo tecnologico, esquecendo de serem crianças. Mas sempre que possível, temos que resgata-las estas brincadeiras com as crianças ao nosso redor e com as nossas host kids, mostrando um pouco da nossa cultura, brincadeiras e brinquedos genuinamente brasileiros. Não podemos esquecer das canções de roda, das cantigas de ninar....
Nosso país é tão rico culturalmente que temos que explorar esse universo e leva-los as nossas crianças para que nunca seja esquecido !

Aqui vai algumas sugestões de sites e links com brincadeiras e jogos para criançada

Pinterest - 33 atividades baratas que manterão seus filhos ocupados por muito tempo.

IG Filhos - 100 brincadeiras infantis

Zoopi - Blog com dicas de atividades para crianças

Turma da Mônica - Alfabetizando com a Turma da Mônica

Brasileirinhos - 100 brincadeiras para ensinar e aprender brincando

E vocês: do que e com que, você brincam com suas kids ?
Beijos e até a próxima !
Share:
Confissões de uma Au Pair

2 comentários:

  1. Obrigada por compartilhar esse conteúdo com a gente, Amanda!
    Ainda estou na fase de preenchimento do app, mas tenho certeza de que logo logo vai ser bem útil!

    ResponderExcluir
  2. Que post incrível, ameei. Se puder me enviar por e-mail, agradeço! van.teixeirab@gmail.com

    ResponderExcluir