Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

02 fevereiro 2015

O Típico Sueco

  Eaí povo, tudo bem? Desculpem por não ter postado mês passado, tudo anda muito corrido e estressante pra mim. Mas esse mês tô aqui e vou falar um pouco sobre os suecos típicos (tirei algumas coisas do livro do meu curso de sueco, pense, haha). Então pra quem vai ser au pair aqui, já fique sabendo:

"lagom é melhor"

  LAGOM (lê-se “lógom”) = nem muito, nem pouco, “mais ou menos”, “suficiente”. 
Essa é uma palavra que vocês vão  ouvir muito quando chegarem aqui. E ela praticamente define os suecos: não muito, não pouco, nem pra lá e nem pra cá. “Lagom” aqui é não ser extravagante, mas também não introvertido. Em cima do muro, digamos! 
 Se você vai servir algo pra alguém, tipo, sei lá, leite, e pergunta quanto a pessoa quer, vai ouvir um “lagom”. Pra comida, a mesma coisa. Às vezes dá vonts de chorar! Mas é assim. 
Não seja muito sociável, nem anti-social. Seja lagom. Não fale muito alto, mas também não muito baixo, fale lagom. Não tenha opiniões extremas, opine lagom. A expressão também pode significar ser "modesto", no quesito de que, mesmo se as pessoas forem riquíssimas ou, por exemplo, compram algo caro, nunca falam o preço e ninguém sabe o quanto o outro ganha no trabalho, tipo segredjinho. Não pode se gabar, mas também não pode se fazer de pobre. 

 
O que é lagom?

 NJA (lê-se “niá”, nej significa nao e ja significa sim) = nej+ja = talvez (?)
  Esta é a questão, segundo minha experiência e meu livro, nja significa mais não do que talvez, de fato. Prepare-se pra ouvir muitos nja quando perguntar a alguém se gostou disso ou daquilo, e tal. Suecos são tão lagom que tem um certo receio de ser rude com as pessoas, então não falam um NAO redondo na cara, falam NJA e aí a outra pessoa já deduz por si mesma. Claro que há exceções, mas no geral, eu ouço isso todos-os-dias. “Para evitar brigas e discussões desnecessárias, os suecos às vezes deixam de dizer a verdade absoluta.” Um exemplo foda, que um amigo do meu namorado contou pra ele, é que a mulher do cara usa um perfume há 3 anos que ele nunca gostou, mas ele nunca disse pra ela. Agora ele acha que já é tarde demais e, se dizer, tem medo de magoá-la. OU SEJA. #sofrência. Que bom que meu namorado é meio abrasileirado e já me fala tudo na lata, aloka. 

 Uma outra coisa tipicamente sueca é o egoísmo medo. Se vc chega perto de alguém e fala que tá doente, a pessoa já se afasta. Nada de visitas, exclusão total, fique em casa de quarentena, pra ninguém se contaminar. Sériom. Fico P da vida às vezes, zzz. 

Nessa onda, eles também tem a tal de “não se meta ou você pode se machucar”. Vou deixar aqui pra vocês um vídeo que fiquei com sanguenozóio e foi motivo de briga aqui em casa, tirem suas conclusões:



 Se fosse no BR já tinha metido a mão no cara e dado voadora sem dó, hauoahouaha, mas a desculpa deles é que poderiam se machucar também e etc, melhor fazer a egípcia. 

 Ai gente. Tirei esse post só pra falar coisas irritantes dos suecos, mas claro que os amo, éssidois. Quem sabe em outro post eu falo as coisas maravilhosas que eles fazem :D 

Puss puss, até a próxima!

--
O Blog das 30 Au Pairs no Facebook
Meu Instagram
Meu Blog Pessoal (desatualizado, mas há posts sobre os processos pra Alemanha e Suécia)



Share:
Letícia Okabayashi

3 comentários:

  1. Nossa, esse negocio de lagom não ia dar muito certo aqui!! Haha
    Esse negocio de que cada um cuida da sua vida é bom até certo ponto, né. Porque nesse vídeo é realmente um absurdo ninguém interferir! Afinal, o que ele está fazendo é crime. É o mesmo que ver alguém assaltando e não fazer nada...
    Enfim. Ótimo post! Quero mais curiosidades :D
    Beijo
    realidade-auperiana.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Às vezes meu sangue ferve aqui hahaha, bjo

      Excluir
  2. Muito Legal Leticia :) então os suecos são mornos? hahahaha eu sempre acompanhando seus posts e te sigo no insta! Você tem algum blog mais atualizado do seu dia a dia? Estou me preparando esse ano para tentar ser au pair na Suécia.

    Beijos e Boa sorte!

    Samanta

    ResponderExcluir