Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

25 março 2015

Como levar um ano em duas malas de 32kg?!




E a pergunta das perguntas: Cabe? Caber não cabe, mas tem gente que consegue fazer caber. Conheci gente que não levou pra casa o que não coube na mala, parente que foi visitar e já levou um pedaço e gente que nem voltou! Eu voltei e ninguém foi me visitar, então eu fui mandando as coisas pra casa pelo correio. Uhun, pelo correio mesmo.

A primeira caixa que eu mandei pra casa, no Brasil, era do tamanho de uma caixa de sapato, com souvenirs das primeiras viagens que eu fiz - ímãs e copinhos. Custou-me quarenta euros e eu achei um abuso de caro, mas não vi outro jeito, então mandei assim mesmo e demorou uns 40 dias pra chegar.

Como a primeira caixa deu certo eu resolvi enviar uma caixa maior, pois era mais barato do que enviar várias pequenas. Eu fazia tudo pelo site da DHL - lá tinha o valor para cada tamanho e peso de caixas e a incrível opção de buscarem a caixa lá em casa.

Então eu fazia o seguinte: catava uma caixa lá em casa ou em algum mercado, forrava com papel bolha, colocava o que eu queria lá dentro, tudo bem embrulhado, anotava o que eu tinha posto lá dentro, fechava a caixa e embrulhava em papel kraft. Aí eu ia no site da DHL, clicava na aba "Paket" e escolhia "Pakete versenden>Weltweit" e seguia a página para fazer a etiqueta da minha caixa. Ali eu escolhia o tamanho/peso/valor, e depois colocava os dados remetente/destinatário, conteúdo e valor dos objetos, marcava a opção pra virem buscar e pagava com cartão de crédito. Depois disso o site me dava a etiqueta em PDF pra eu imprimir e colar na caixa. Caixa pronta era só esperar o carteiro vir buscar meu pacote no dia que eu escolhi!

Corre-se o risco de aqui no Brasil a caixa ser tributada, dependendo do que tu mandar. A lista dos itens isentos tem no site da Receita Federal. Eu sempre colocava livros nas minhas caixas e nenhuma delas foi tributada. Mas outras foram, então não sei bem qual a lógica.

Na hora de montar a caixa eu seguia a mesma ideia da mala: a de que ninguém vai cuidar bem dela, então eu devo embalar tudo bonitinho e por as coisas que podem quebrar no meio e embrulhadas em roupas ou papel bolha, ou nos dois dependendo do nível de preocupação.

O que não colocar em caixa? Produtos proibidos, eletrônicos, garrafas, crianças ;)
E eu fiquei na dúvida quanto a garrafas/perfume/chocolates, então levei nas malas comigo.



Ao todo eu mandei pro Brasil quatro caixas de 20kg e duas de 2kg e foi assim que, na hora de voltar pra casa, eu consegui fazer caber um ano em duas malas de 32kg, mais uma mochila, uma bolsa e dois casacões como bagagem de mão. ;D


E você fez como? Ou como pensa em fazer?
Share:
Mel SSchiewe

0 comentários:

Postar um comentário