Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

23 abril 2015

Para o Bem Geral da Nação, Diga ao Povo que Fico!

Alô, alô! Graças a Deus!

Mês passado eu contei pra vocês um pouco do sentimento e da difícil decisão que muitas de nos passamos por não saber se voltamos ou ficamos por aqui. Pra você que perdeu, não viu e não sabe o que estou falando, check it out: aqui!

Depois do meu post, recebi varias mensagens de meninas, do tipo: "Ta ok Lidi, legal seu post e tudo mais, mas o que eu faço depois que decidir não voltar?" ou - "Qual os paranauês necessários pra próxima fase?" - Muitas meninas que precisavam de mais informações, queriam ficar, mas não sabiam por onde começar.

Então, eu decidi dedicar esse post pra escrever um "guia pratico" do que fazer, caso você decida ficar mais um tempinho aqui na terra do Tio Sam e queira trocar o status do seu visto ou sair do pais para pegar outro. Primeiro de tudo galera e o mais importante: não da pra garantir 100% que todo mundo conseguira ter a solicitação de visto aprovada. Por tanto, vou colocar aqui o basicão mesmo do que precisamos saber depois de decidir ficar.

Vamos lá, antes de mais nada, você quer ficar como turista e ter um tempo mais limitado (muitas meninas em rematch que não conseguem família, só querem terminar o ano) ou você quer ficar aqui por mais um tempo e estudar? Pergunto isso tudo porque são dois processos diferentes, um e mais burocrático que o outro. E também, você precisara considerar quanto tempo quer ficar aqui e se caso algo aconteça (bate na madeira), você tenha um plano B.

Bom, mãos a obra. Você decidiu que quer trocar para turista. Vou explicar aqui o básico para quem quer trocar o status pra turista, processo que ira conceder a permissão de você ficar no pais legalmente, mas diferentemente do visto, caso você deixe o pais, o status perde a validade (existem exceções para México, Caribe e Canadá). O processo para troca de status pra turista e bem simples. Você vai precisar de um sponsor (fiador / patrocinador), alguém que ajude a comprovar que você terá dinheiro suficiente para se manter no pais por mais alguns meses. Para a comprovação do sponsor, você precisara de extrato bancário e uma carta do seu sponsor (em inglês) explicando o porque de disponibilizar essa grana pra você.

Agora pra estudante, o buraco e mais embaixo. Por que? Porque cada escola tem seus próprios requerimentos, cada processo de inscrição e diferente. Por isso, e importante pesquisar o curso que deseja fazer (inglês, curso técnico, faculdade, pós, MBA, Montessori, etc) e dai então procurar qual escola será melhor pra você. Depois disso, só começar a correr atras de todos os documentos e formulários que a escola exige. No meu caso, por exemplo, o College em que me inscrevi exigia o TOEFL acima de 77%, sponsor comprovando ter pelo menos o mínimo exigido para dois anos de despesas com college (cada escola exige um valor) e mais uma lista de outros documentos, além do papel de inscrição preenchido e assinado. Depois que você entregar tudo a escola, eles vão avaliar e caso aprovado, te entregarão um documento chamado I-20 (esse ai e o DS do estudante). Só com esse documento em mãos e que você aplicara para o visto. Caso decida trocar seu status para estudante, você pode fazer o processo por correio ou através do site do USCIS. Quando for enviar os documentos, coloque uma copia de tudo que entregou a escola também. Caso você troque o visto no Brasil, eu recomendo procurar ajuda de um despachante "just in case", pelo menos pra te ajudar a separar todos os documentos necessários.

Para preencher o papel oficial da imigração e bem simples e nada de uma Hydra (bicho de sete cabeças). Se você tiver quaisquer duvidas em como preencher ou como responder certa pergunta, só jogar no Google seguido de "o que responder" e pronto. Alias, cada pergunta do formulário tem um numero, o que e uma mão na roda na hora de procurar.

Só queria lembrar a todos que, infelizmente a vida nesse pais não e fácil para imigrantes. Estudantes, turistas, o que for. Só tenha em mente que precisamos trabalhar duro, mas também que existe compensação sim!

Boa sorte!

Ps: podem deixar perguntas aqui que eu responderei.
Share:
Lidi

4 comentários:

  1. amei o texto e quero muito entender melhor porque eu quero ficar. Acontece que quero ficar mais um ano como au pair para juntar mais grana. Quando a gente consegue um sponsor (dependendo de quem for, é claro) não necessariamente significa que ele vai pagar a nossa faculdade. Então eu já tenho um sponsor mas não tenho o dinheiro para pagar a faculdade de verdade. Por isso preciso de mais um ano de au pair para juntar mais uma grana. Eu devo começar a olhar documentação agora ou espero o final do próximo ano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi Rhanna!!!
      Se voce vai fazer faculdade, eu procuraria ja saber qual vc estaria interessada em fazer e olharia o que e necessario!
      Porque caso precise do seu historico traduzido ou do resultado do toefl, vc ja tera mais tempo para conseguir. Eu comecaria a me preparar uns 6 meses antes! Boa sorte!

      Excluir
  2. Lidi,
    Se peço a mudança de status antes de meu ano acabar, os dois status (J-1 e B-2) ficam validos ou um anula o outro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriella, desculpa a demora!
      Um anula o outro. Entao eu poediria a mudanca na sua ultima semana com o J1. Boa sorte!

      Excluir