Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

08 abril 2015

Últimos dias: Recapitulando parte II

Olá :)  hoje vou terminar de contar o que aconteceu nos meus últimos dias do ano de Au pair em Amsterdam. Aqui está a primeira parte.
Enfim, depois que consegui entrar em contato com a minha amiga e ela aceitando me oferecer abrigo em sua casa, me acalmei um pouco mas ainda assim não queria mais seguir meus planos de ir para Londres e depois Itália (destino final cujo motivo será explicado mais pra frente). 


Parte da minha desmotivação se deu por conta de todo esse caos que aconteceu e a outra parte é sobre a minha ida pra Londres e a tal área de Schengen, que pra quem não faz ideia do que seja aqui vai uma breve explicação do wikipédia "Acordo de Schengen é uma convenção entre países europeus sobre uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países signatários. Um total de 30 países, incluindo todos os integrantes da União Europeia (exceto Irlanda e Reino Unido) e três países que não são membros da UE (IslândiaNoruega e Suíça)".

A questão é que sempre ouvi falar e também lia nos grupos de Au pair que se você deseja ficar após o término do seu ano deve sair dessa área de Schengen por um mínimo de 24h (para dar fim ao visto de Au pair ) e reentrar como turista. 

Ok, acreditei. Até que  no dia em que deu toda essa confusão no aeroporto, o próprio Fiscal/Policial ou seja lá o que ele for (alguém importante) disse que não existe isso, que eu não tenho que sair do país para retornar. Brasileiros têm direito a 90 dias como turista os países da área de Schengen.
Incomodada com esse fato e o de ter gastado dinheiro desnecessário com passagens de ida e volta de e para Londres + hostel, acessei o site da imigração para saber a verdade e a informação obtida pode ser lida originalmente neste link.
Se você ficar na Holanda por um período mais longo do que é permitido, uma proibição de entrada pode ser imposta a você. Se você tiver excedido o comprimento do seu visto ou a sua livre de visto de estadia (overstay) uma proibição de entrada pode ser imposta a você. Se você não está sujeito à obrigação de visto, você pode ficar na área de Schengen durante a sua estadia de isenção de vistos. Você exceder a sua estadia com isenção de visto quando você estiver hospedado no espaço Schengen por mais de 90 dias dentro de um período de 180 dias.
Observe! Se houver circunstâncias além de seu controle que impedem você de deixar a Holanda no tempo e você estiver hospedado na Holanda com um visto ou em uma estadia de isenção de visto, você tem que entrar em contato com o IND antes do final do seu período de visto ou de isenção de vistos .”
Ou seja, eu acredito veemente que o segurança não estivesse mentindo sobre eu ter que sair da área de Schengen para poder retornar. Mas caso você leitor(a) tenha alguma objeção/correção sobre isso, deixe um comentário por favor :)
 Contudo, acabei por seguir viagem à Londres uma vez que já havia reservado o Hostel. Fiquei literalmente menos de 24 horas. Cheguei no Hostel por volta de uma 15h, dei uma volta pelo bairro que estava. Fui dormir 20h pra acordar às 3:30 am porque o Shuttle até o aeroporto era 4:15, com duração de 1 hora e pouco e outras paradas no caminho e meu vôo para Bologna (Itália) era 8h15 am. Tudo super caótico como vocês podem notar. Mas pelo menos nessa parte deu tudo certo. 
Fui parar em Bologna graças à uma grande amiga que conheci durante o intercâmbio e que tinha outras amigas espalhadas pelo mundo. Coincidentemente uma dessas "amigas espalhadas pelo mundo'' é Italiana e estava disposta a me hospedar por alguns dias até eu ir para o meu próximo destino.
No próximo post eu vou contar o porque vim parar na Itália e o que estou e estava fazendo por aqui!
Até! 

Share:
Laura Tavolaro

0 comentários:

Postar um comentário