Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

13 abril 2015

Vive la france e o "jeitinho francês"

Coucou, tudo bem pessoal?
Hoje fazem 7 meses que cheguei em terras francesas (yay!) e nesse tempo todo já deu pra se acostumar com o estilo de vida, e principalmente, perceber algumas peculiaridades do jeitinho francês. E pro post de hoje eu vou compartilhar com vocês algumas coisinhas interessantes dos meus chers amis français. :)



1) Estacionar:
Nunca fiz auto-escola, mas sei que muita gente sofre na hora de fazer baliza pela primeira vez. Pros franceses isso passa longe de ser um problema, eles tem um jeitinho perfeito para estacionar e falta de vaga nunca é um problema, melhor do que escrever, deixo vocês com uma foto do que eu quero dizer.

Tassia Dias AuPair


2) Franglês:
Nós temos o portunhol e aqui eles tem o franglês, o que é um assunto um tanto quanto polêmico, porque muitas pessoas juram de pés juntos que franceses ODEIAM que falem com eles em inglês, eu particularmente nunca tive problema com isso, mas isso é outro assunto. Os franceses incorporam várias palavras inglesas no cotidiano deles, a coisa é que eles não pronunciam da maneira certa - em inglês -, eles magicamente colocam isso numa pronúncia francesa que chega a doer os ouvidos, até título de filme sofre. Por exemplo: Hobbit (diz-se em inglês "robbit" em francês "obite") Só escutando para saber como é isso!

3) Queijo para a sobremesa:
A primeira vez que vi minha menina perguntar se ela poderia pegar queijo para a sobremesa eu fiquei tipo WHAT?! No começo isso pode parecer realmente muito bizarro, mas depois fica tão natural que você vai se pegar cortando uma fatia de queijo pra comer depois do jantar.

4) Protestos, manifestações e greves:
Eu tive uma professora aqui no curso que sempre dizia que os franceses nunca estão contentes com nada, que eles dizem "ça va pas..." pra qualquer coisa que você perguntar... Sinceramente, não sei se é 100% verdade, mas que eles estão sempre fazendo um protesto, ah, isso é verdade. Eu já perdi as contas de quantas passeatas eu já vi pela cidade. Isso sem falar das greves: greve dos motoristas de trem, metro, greve de taxista, ônibus... Quase faz parte da rotina...

Bom gente, então é isso, espero que vocês tenham gostado. Qualquer dúvida deixa aqui nos comentários, vejo vocês no próximo dia 13! 

Bisous :)


Share:
Marcella Nunes

3 comentários:

  1. Muito legal o post e sempre bom conhecer as "esquisitices" e peculiaridades de uma cultura diferente da nossa. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcella! Não tem muito a ver com o post, mas eu quero pedir um favor, se você puder me ajudar ficarei muito grata! Quero fazer uma surpresa pro meu namorado, um video com pessoas de diferentes partes do mundo segurando uma plaquinha, em algum lugar que dê pra identificar o país, dizendo o quanto eu o amo! Já que você está na França, toparia me ajudar? Bises :*

    ResponderExcluir
  3. Legal, mas não é "fazem 7 meses" (faz 7 meses)....precisa fazer au pair em Portugal pra melhorar o português, com todo respeito do comentário.

    ResponderExcluir