Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

11 maio 2015

Au Pair na Holanda - Dicas parte 1

Olá galera, tudo certinho por aí? Aqui pela Holanda tudo ótimo. Resolvi escrever um post sobre dicas para quem é ou pensa em ser Au Pair na Holandinha. Coisas que para quem está aqui há algum tempo é normal mas para quem acabou de chegar é super útil. 


1. TRANSPORTE: o meio de transporte mais usado aqui na Holanda (no meu caso pelo menos), além da bike, é o trem. O trem te leva basicamente par todos os lugares que você quer e precisa ir, vai de norte a sul, é relativamente rápido, porém é meio caro, aí entra o OV-chipkaart. "Isso" é o cartão para trem, você pode personaliza-lo e ter descontos, como por exemplo weekend free. Esse é o meu "plano". Eu pago 30 euros por mês e tenho 40% de desconto durante semana fora do horário de pico e fim de semana de graça. Muitas meninas ficam na dúvida em relação a fazer ou não, depende de você, quais são seus objetivos, eu acho que vale muito a pena fazer. Se você mora em Amsterdam por exemplo e tem uma amiga ou um boy (vai saber) no sul, uma vez ida e volta para lá (no fim de semana, ou seja de gratiiiiiiis) já paga o seu mês inteiro de OV. Então se você pretendente viajar pela a Holanda, mora longe de Amsterdam ou é namoradeira (acontece também), faça sim o OV chipkaart, você não vai se arrepender! Onde? Aqui no site da NS.


2. BIKE x CARRO: "Mas vocês realmente usam bike para tudo aí? Nenhuma au pair tem carro? Da para viver assim?", umas das perguntas mais frequentes diria eu. Sim, usa-se bike para absolutamente TUDO aqui, seja ir ao mercado, buscar as kids na escola, ir para a escola, passear com os amigos, ir para a balada (sim, de vestido e salto, é possível), para ir em dates, etc. É muito bom, é uma liberdade incrível e dá sim para viver só com a bike. Olha, eu não conheço nenhuma au pair que tenha carro, sei de algumas que uma vez ou outra a host family emprestou o carro por um dia ou uma noite, mas isso é muito raro, se nem os hosts usam carro porque a au pair precisa usar? Realmente não tem necessidade. 


3. IDIOMA: nãããããããão, inglês não é a língua oficial, pronto falei! Galera desinformada na vida, a língua oficial da Holanda, adivinha só, é o holandês. "Mas menina como que você se comunica aí?". Cara, relax, todo mundo fala o amado inglezinho aqui. Holandês não é de Deus? Não, não é mesmo, mas calma porque também não é a coisa mais difícil do mundo, vamos começar assim, repete aí comigo "Camila is heel mooi", lindo, perfeito, continua assim :D. Porém, não se engane, não venha com seu "ingreis" meia boca achando que vai milagrosamente aprender aqui, porque amooooor, não vai não, sorry. Eu via as meninas dizendo isso antes de eu vir e queria mata-las (babacas, pensava eu), mas é a realidade, os holandeses falam inglês, mas não perfeitamente e tudo aqui será em holandês. Claro que você consegue aprimorar seu inglês, dar up legal esforçando-se, mas não é o país para vir aprender inglês.


4. CIDADE DAS AU PAIRS: mas já tem au pair nessa Holanda viu, oxe Maria! Now a days as cidades que tem mais au pairs e que eu e minha pesquisa de opinão (sóquenão) consideramos as melhores para se morar em relação a localização e quantidade au pairs são Naarden-Bussum e região (Huizen, Blaricum, etc), Haarlem e arredores (Heemstede, Aerdenhout, etc) e Amsterdam claro. "Mas e caso eu caia numa família que fica super isolada?" Caaaara, não sei como é porque não passei por isso, mas tenho amigas que sofreram muito com essa situação, duas pediram rematch da família que amavam porque disseram que era terrível se sentir isolada, se liga nisso na hora do match.


É isso ae galera, espero ter ajudado, mês que tem eu continuo com as dicas. Esse mês é o meu birthday, então parabéééééééns para mim! Vejo vocês mês que vem galera. Kusjes!


Meu Blog
Facebook
Instagram
camihfeer@gmail.com
Share:
Unknown

3 comentários: