Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

18 junho 2015

Aprendendo Inglês durante seu ano como Au Pair

#HowTo

Olá, pessoas!

Post atrasadinho, mas saindo com bastante seriedade. Vamos lá? 

Todo mundo que se joga nessa vida de Au Pair ou quem tá ainda planejando se jogar, tem essa preocupação desde o primeiro dia de planejamento até o último dia de intercâmbio. Por quê? Vou lhes falar uma realidade que pouca gente consegue encarar e engolir: meninas e meninos lindos do meu Brasil varonil, aprender uma segunda língua requer tempo, dedicação e bastante (põe bastante nisso!) paciência e prática.

"Gábi, todo mundo já sabe disso! A gente quer saber como aprender inglês!!"

Ué, todas as Au Pairs e Ex-Au Pairs já deram tantas dicas quanto foram necessárias: assistir filmes/seriados em inglês com legendas em inglês, fazer cursinho de inglês de forma séria, praticar o máximo possível, marcar skype com as meninas que já chegaram, etc, etc.

Pessoas, não há fórmula mágica! ponto.

#FAQ
1. Dá pra ser Au Pair com inglês básico?
- Tudo irá depender se seu "inglês básico" passa pelo critério "básico" de sua host family.

2. Minha host family não se incomodou com meu inglês básico, mas agora tenho que me virar fora de casa, como faço?
- Aulas de ESL (English as a Second Language) tem em diversos lugares, com preços variados e até mesmo gratuitamente. Pra quem tem um inglês beeeeee-em merrequinha, ainda tem dificuldade de compreensão, etc, auxilia bastante. Você vai estar cercado de pessoas que falam espanhol em sua maioria, mas é bom que você também começa a se familiarizar com outros sotaques.

3. Andar com brasileiros prejudica meu aprendizado?
- Andar APENAS com brasileiros é permanecer em sua zona de conforto. Mas, te digo um coisa, não há nada melhor que ter amizades brasileiras. Apenas se permita o desafio de chegar aqui e ter que se virar com a nova língua. Acredito que andar apenas com brasileiros não prejudique seu aprendizado, mas seu avanço, isto é, você vai permanecer stuck praticamente com o vocabulário que você veio acrescido do que aprender com sua host family. Quer um desafio? Seja aceita no grupo de Alemãs e aprenda com elas. Elas tem um excelente vocabulário, mas uma dicção estranha. Quando você conseguir entender Francesas, Italianas, Mexicanas, Colombianas e Chinesas você saberá que seu inglês está avançando.

Como disse, não há formula mágica. Estudo inglês há mais de 20 anos e todos os dias eu aprendo uma coisa nova, além de perceber o quanto meu inglês era de índio quando cheguei aqui! Sério! Antes eu achava que minha pronúncia era excelente, até que meus hosts perguntavam over and over again "Can you say that again?", e todas as minhas crenças foram por água abaixo. 

O que eu fiz? Paciência, meus caros, paciência. Noites perdidas para quase (e sempre quase!) gabaritar as provas de inglês, ser a número 3 da classe por anos a fio! e finais de semana "perdidos" no auge dos meus lindos 15 aninhos fazendo meu caderninho de inglês de arco-íris de tantas cores que tinha para poder diferenciar todas as regras que não conseguia entender.

Estejam certos de uma coisa, vocês darão o primeiro e melhor passo para falar um segundo língua: ir a loco!

No mais, divirtam-se! É um intercâmbio, afinal, não é mesmo? Saiam de suas zonas de conforto! Ponham um pouco de coragem e pó de pirlimlimpim nos bolsos! E vamos viver. "Não há tempo que volte", já dizia o lindo do Lulu Santos!

Duvidas? Perguntas? Comenta no final do texto ou no meu blog ou manda uma mensagem pra mim em Nossa Pagina do Facebook.

-------
Quer ler mais sobre mim? Acesse:

Siga-me: @gabriellassa
Tumblr: @gabriellassa
Share:
Gabriella Almeida

0 comentários:

Postar um comentário