Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

03 junho 2015

Estudando na sua área de formação durante o programa Au Pair

Oi pessoal!

Desde que o vídeo sobre meu rematch (no qual eu falo bastante sobre minhas aulas) foi publicado, eu tenho recebido vários emails com perguntas relacionadas aos estudos durante o programa au pair, então vou tentar falar um pouco sobre o assunto (baseado no que sei). 


Em primeiro lugar, toda vez que eu vejo alguma menina fazendo perguntas como "posso fazer pós graduação durante o programa?", a resposta geralmente é "não, porque é muito caro". Como ninguém tem nada a ver com a situação financeira de ninguém, acho essa resposta descabida se a pergunta não foi "pós graduação é caro?". Então vamos parar com essa resposta, tá? :p

Respondendo a pergunta sobre "pós graduação" durante o programa, minha resposta seria "não", mas venho explicar como eu fui quase uma exceção a regra.

Não existe pós graduação nos EUA (me corrijam se eu estiver errada), o que existe é Mestrado e algumas especializações. 

E por que não dá pra fazer mestrado durante seu ano de au pair? Não é só porque é caro, não é só porque você não vai ter tempo (porque ninguém também tem nada a ver com seu schedule), mas sim porque mestrado exige o visto F-1 (estudante) e você, enquanto au pair, terá o J-1. 

Fazer mestrado nos EUA não é um sonho impossível, só é um sonho caro que pode se tornar realidade APOS o programa. Conheço historias de meninas que trocaram o visto depois do programa e fizeram 1 crédito do mestrado por semestre - demoraram muito mais pra concluir o curso, mas conseguiram pagar um valor razoável por semestre.
Mas como não tenho conhecimento aprofundado sobre esse tema, não vou me prolongar muito porque não quero falar (mais) besteira. 

Então, voltando ao foco do post...
Todo mundo me pergunta como fiz pra conseguir estudar na minha área aqui e eu digo: 1) não é fácil; 2) não é impossível e 3) eu dei sorte. Muita sorte.


A melhor forma de estudar na sua área nos EUA durante o programa au pair é fazendo um curso de CONTINUING EDUCATION. A maioria absoluta das grandes universidades dos EUA oferece esse tipo de curso (já fiz em Stanford/CA, faço na NYU e sei que Harvard também tem) e uma pesquisa rápida no Google (continuing education + nome da universidade) vai te mostrar rapidamente se a universidade oferece e quais as opções de curso. Esses cursos geralmente não tem nenhum pré requisito (não precisa ter diploma, TOEFL ou visto).

Quando eu digo que eu dei sorte, eu posso listar a quantidade de coisas que tive que ter a meu favor para que eu pudesse fazer esse curso e que você, provavelmente, também vai precisar. 

O primeiro item foi a minha localização geográfica. Na minha primeira host family eu estava na Louisiana e, ainda que a maior universidade do estado ficasse do outro lado da rua onde eu morava, eles não tinham cursos de educação continua que me interessassem. Importante lembrar que, dependendo da sua formação, você vai achar cursos muito mais fácil do que eu (é muito mais fácil achar um curso de business ou MKT do que um de farmácia, por exemplo). Na minha segunda família eu estava em Palo Alto/CA, casa de Stanford. Opa! Uma das melhores universidades do mundo, com opção barata de curso de educação continua (tinha curso de 300$), com um horário bacana (7:30pm). Nada na minha área, infelizmente. Não quis perder a oportunidade e fiz algumas aulas de business e MKT, mas nada que enchesse meu coração (e meu cérebro). E aí, no meio de toda a confusão que foi meu segundo rematch, tudo que eu precisava aconteceu: vim pra NY (onde tem, pra minha sorte, a NYU que, para minha felicidade, tem cursos de educação continua na minha área) e pra uma host family que entendeu desde o começo que minha prioridade era estudar (o que garantiu que minha host mudasse todo o schedule do trabalho dela pra que eu pudesse sair mais cedo de casa pra chegar a tempo na aula - uma coisa dificílima de acontecer). Ponto pra mim!!!
Os cursos da NYU são bem mais caros que os de Stanford, eu e minha host tivemos que nos revirar em 20 pra fazer o meu schedule acontecer, demorei 1 ano e meio pra concluir uma certificação que demoraria só 1 estacão pra ser concluída, mas consegui!
Obviamente, só consegui porque tive tudo isso ao meu favor, mas ainda assim, consegui. 

Fazendo um resumo básico sobre como funciona a Educação Contínua na NYU que é a única que posso falar com propriedade: A universidade oferece vários cursos de educação continua, nas mais variadas áreas (Confira aqui). Existem cursos de final de semana (sexta e sábado o dia todo) e cursos durante a semana (com duração de 6 a 10 semanas cada, dependendo no número de horas/dias da semana). Cada curso custa, em média, 750$ (alguns mais, alguns menos, dependendo da carga horária). Quando você conclui um curso, a universidade disponibiliza sua grade, que é uma forma de provar que você fez aquele curso, mas nada muito elaborado. E aí vem a parte boa (e cara) da NYU. Os alunos de educação contínua podem aplicar para serem certificado em certas áreas. Nesse link você encontra todas as opções de "especializações" que oferecem certificado e, dentro de cada especialização, quais cursos são necessários. Alguns certificados exigem que sejam realizados 4 cursos e outros exigem que sejam realizados 6 cursos. Geralmente, parte dos cursos são mandatários (2 para os que exigem 4 cursos e 4 para os que exigem 6 cursos) e o restante você escolhe qual curso quer fazer dentre as opções que eles te oferecem. 

Para conseguir essa certificação, por exemplo, é necessário que sejam concluídos 4 cursos do "required courses" e 1 curso dos "electives" 

Se você concluir a quantidade mínima de cursos exigidos, em até 4 anos, você recebe o certificado (que dá pra fazer aquela moral com o empregador lá no Brasil). 

Muita gente pergunta se esse curso vale crédito pra agência. Tecnicamente, não, mas algumas LCC's aceitam. E adivinha quem foi a sortuda que teve uma LCC que aceitava? Isso mesmo, essa abençoada que vos escreve :)

Então, em resumo, dá sim pra fazer um curso na sua área, nos EUA, durante o programa au pair, mas a chance de não conseguir é maior que a de conseguir, infelizmente.

Se tiverem interesse em saber os cursos, valores e etc, é só procurar por "Continuing education university X". Só a titulo de curiosidade, segue alguns links:

- NYU
- YALE

Se tiverem alguma dúvida, só deixar nos comentários que eu ajudo no que for possível!

Boa sorte e bons estudos ;)
Share:
Mariana Rezende

13 comentários:

  1. Oi, adorei seu post! Estava com grandes dúvidas sobre isso! Você sabe me dizer se depois do intercâmbio como Au pair e depois de trocar o visto e tudo mais, eu posso "reabrir" ai o curso que vou trancar aqui no Brasil? Tipo, vai dar pra eliminar as matérias que eu já cursei e tal?
    Beijos (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, não sei dizer com propriedade pq nunca fui pesquisar, mas acredito que depende da faculdade e que, dificilmente, vc vai conseguir aproveitar alguma matéria já cursada no Brasil.
      Pra ser honesta, nunca ouvi falar sobre ninguém que conseguiu aproveitar matéria, geralmente começam o college do zero. Sorry não poder ajudar :(
      Bjs

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Marianaa sua linda, mto mto THANKS pelo post! haha
    Veii, meu sonho estudar na NYU *-* Penso sinceramente em ir como aupair, e tentar me virar para continuar por ai após o programa com um visto de estudante e fazer facul...rs vc acha que dá?
    Daii, perguntinha pra vc que conheceu de perto: 1- É mto caro facul nos eua (NYU)? 2- Existe algo de bolsa de estudo/ financiamento ou coisa do tipo pra estrangeiros?
    Detalhe: a pessoinha aqui quer cursar cinema <3 hehe
    bjãoo, tudo de bom :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rebeca :)

      Imagina, obrigada vc pelo comentario!

      Com certeza dá pra fazer faculdade aqui depois do programa, muitaaaaaasss meninas fazem isso. Mas acho importante ter os pés no chão. Ensino superior aqui é caríssimo. College (que é mais barato) já é caríssimo, não consigo nem imaginar quanto é uma universidade como a NYU. Fora que o custo de vida em NYC é altissimo. Entao sim, é possível e sim, é caro.

      Geralmente pra estrangeiro é mais caro do que pra americano, mas isso depende do college/university. O mesmo serve pro financiamento.

      Segue alguns links que talvez te ajudem:

      - Graduacão: http://gsas.nyu.edu/page/gradHome

      - Financiamento: http://gsas.nyu.edu/page/grad.financialaid

      - Estrangeiros: http://gsas.nyu.edu/page/grad.admissions.international

      espero que ajude!!

      beijos

      Excluir
  4. Adorei o post, pois essa é a minha dúvida. Sou formada em duas áreas e vou para Nova York no final de agosto. Já comecei a minha pesquisa sobre as universidades, colleges, etc, mas não sei nem por onde começar já que NY é grande e acredito que tenha bastante cursos. Também não tinha ouvido falar nada sobre continuing education!!! Vou começar a pesquisar usando essa palavra chave!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Se já souber seu schedule, fica ainda mais fácil :)

      Excluir
  5. Oiii,
    Adorei seu poste, me tirei bastante dúvidas, mas só não entendi uma coisa, como assim créditos para agência?

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!
      Obrigada ;)

      Um dos requisitos do programa é que voce estude. Cada curso te da uma quantidade de créditos (de acordo com a carga horária). Vc precisa comprovar pra agencia o cumprimento de 6 créditos, que são aproximadamente 72 horas de aula!

      Excluir
  6. Adorei o seu post veio na hora certa e caiu como uma luva !!!!!
    embarco para NY dia 19 de julho e estou começando as pesquisas sobre cursos e lugares e o que eu posso fazer no período em que eu estiver ai ...
    Obrigada mesmo por compartilhar o seu conhecimento com agente =)
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Nossa, Mariana! Que informação útil!! Que bom que existe essa possibilidade nos EUA, é uma chance incrível. E que sorte a sua, hein?!
    beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oii Mariana, super útil seu post, obrigada pelas dicas ;)
    Você sabe dizer quais os horários mais comuns para esses cursos? Se no período da manhã, noite ou nos fins de semana? Comecei meu processo agora e já gostaria de saber quais os melhores horários para se ter livre!
    Beijos e muito obrigada!!!

    ResponderExcluir