Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

02 julho 2015

Au pair Na Suécia, Requisitos e Aplicação

 
Eu resolvi começar falando logo da parte mais burocrática e chata do processo, aplicar e aguardar a decisão do visto.

Importante lembrar que, para ser au pair na Suécia você tem que preencher alguns requisitos, tais como:

- ter entre 18 e 30 anos
- ter um grande interesse e estudar o idioma sueco
- mostrar um convite da família hospedeira ao trabalho em casa - máximo de 25 horas/semana; curso de sueco, hospedagem e comida e um salário bruto de 3500 SEK/mês.

Depois de encontrar a família e ter o tão sonhado match, chega a hora de tratar de coisas praticas e reunir os documentos necessários para aplicar o visto, e para isso você vai precisar ter em mãos os seguintes documentos:

- Formulário do departamento de Migração preenchido corretamente
- Cópia do passaporte, com as páginas referentes a identidade e cidadania do requerente bem como a data de validade do passaporte.
- Certificado de inscrição em curso de sueco.
- Carta convite da família hospedeira garantindo as condições de trabalho para a Au pair,
 
O requerimento do visto é preferencialmente feito online e a aplicação é relativamente simples. 

A Permissão de Trabalho de Au Pair é válido pelo tempo previsto em contrato, porém o tempo máximo de estadia como Au pair é de um ano.

Aplicando o Visto

Após fechar com a família, eles me matricularam em um curso de sueco e me enviaram o certificado e a carta convite em forma de contrato, onde constava que eu iria trabalhar no máximo 25 horas semanais, receber no mínimo 3.500 kr, cuidar de uma kid de um ano, fazer apenas serviços leves e varias outras informações sobre a família e a casa.
 
Com esses documentos em mãos, mais meu passaporte, eu dei entrada no meu visto online. O processo é realmente muito simples, você preenche uma aplicação com todos os seus dados e é muito importante prestar atenção pra não errar, especialmente na quantidade de horas que você vai trabalhar e no salário.

Importante também colocar que vai falar com a família em sueco, mesmo que no começo fale em inglês ou português e caprichar nas respostas sobre o pq vc escolheu a Suécia e pq vc quer estudar sueco.
 
Após preencher o app, conferir seus dados e enviar, você tem que anexar os documentos (em pdf), o certificado de matricula no curso, a carta convite e a cópia do seu passaporte. Anexado os documentos, você deve então pagar a taxa, em torno de 150 dólares, e acredito que tem que ser obrigatoriamente com cartão de crédito.

Depois de pagar a taxa, você vai receber a confirmação do pagamento e um e-mail dizendo que seu visto foi aplicado e que irão entrar em contato com você por e-mail, quando o seu pedido de visto for analisado.
 
Quando você receber o e-mail falando que seu pedido de visto foi analisado, você deve então ligar para a embaixada da Suécia em Brasília.
 
O meu processo
 
Eu apliquei meu visto no dia 29/01/15 e tive a aprovação no dia 12/02/15, eu tive um pouco de sorte mas tenho conversado com algumas meninas e o processo está realmente mais simples e rápido, tem demorado em torno de um mês.
 
Após ligar para Brasília, me direcionaram para o consulado sueco em São Paulo (o mais perto de onde eu moro no Brasil) e eu fui buscar minha permissão de residência e trabalho. Com a permissão de residência e trabalho em mãos eu pude viajar sem problema algum.

É isso, esperar a resposta do visto é de longe a pior parte do processo, dar f5 no e-mail era minha rotina mas valeu a pena.



Vejo vocês no próximo dia 02 e pra quem quiser acompanhar minha rotina em Estocolmo e minhas viagens no melhor estilo au poor, meu instagram é layanacsouza.

Vi ses!
 
Share:
Layana Souza

2 comentários: