Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

20 julho 2015

Don't Mess With Texas!!!

Texas: terra dos Cowboys, do Country, das paisagens melancólicas com vaquinhas em pastos secos e cavalos para todos os lados. Certo? ERRADO! (mais ou menos, mas vou explicar por que...)


Quando eu comecei meu processo de au pair, lá em maio de 2014, a primeira coisa que eu disse foi: "Vou para qualquer lugar dos EUA, MENOS Texas!!!!"

E eu vim parar no Texas.

Ok, eu não estava lá muito feliz, porque a visão ˜preconceituosa˜ que eu tinha do Texas era aquela que eu escrevi lá em cima, adicionando que eu estava apavorada de vir pra um estado considerado conservador. Bem, a verdade é que eu mordi minha língua.

E essa é a razão de eu estar fazendo esse post hoje. Vejo várias meninas que estão no processo (ou que já são au pairs e nunca vieram ou procuraram saber sobre o Texas) com horror ao Lone Star State. Gente, apenas parem! Venham que é muito amor!!!

Eu disse lá em cima que era mais ou menos errado a visão clássica que temos daqui, mas não é uma total mentira. Temos Cowboys sim, temos Country sim, temos vaquinhas e cavalinhos sim. Mas tem MUITO mais que isso, vou mostrar pra vocês, check it out:

COMIDINHAS:

Pra você que fica deprê com o barbecue americano, que tá bem longe de ser o maravilhoso churras brasileiro, vem pro Texas que a coisa melhora! Aqui churrasco significa Stake, ribs e linguiça grelhados no carvão, sim senhor! Ok, eu confesso que a carne não é mára como é no Brasil, mas disfarça legal! Fora isso, temos uma maravilhosa diversidade de Tex-Mex, que é o mix da comida mexicana com um plus americano. Em geral, tem muitos bons restaurantes com bons preços pra você comer (pelo menos em Houston e Austin). Além de tudo, se você estiver vindo a Houston, terá a oportunidade de escolher restaurantes com os cardápios mais variados possíveis! Tem comida de tudo quanto é lugar do mundo, além da maravilhosa comfort food do sul dos EUA que é mára e dispensa comentários.

BARATO:

Recentemente saiu uma pesquisa do real valor de 100 dólares em cada estado do país. O Texas não ficou nada mal: 100 doletas aqui equivalem a 103,41 (vejam a matéria completa aqui http://taxfoundation.org/blog/real-value-100-each-state-0). Comparados aos estados sonhos Califórnia e New York - $100 equivalem a $89,05 e $86,73, respectivamente - tá lindo!!! Tudo que a au pair quer é que seus $195,75 semanais rendam ao máximo, e aqui isso pode ser realidade! Comer, comprar e se locomover aqui é bem em conta comparado a muitos estados. Ah! A gasolina aqui tem um dos melhores preços do país, importante lembrar.

SIMPATIA:

Texanos são simpáticos. Às vezes eu me sinto no Brasil quando começam a conversar comigo na fila do mercado! hahahahaha Eles fazem isso! Você sempre é muito bem atendido aqui, e em geral as pessoas são sempre muito simpáticas e educadas (exceto no trânsito! Sorry Texans, mas vocês dirigem tão mal como brasileiros enfurecidos).

PAISAGENS:

Ah, o Texas... Que estado LINDO! Sério, eu achei que tudo aqui era meio igual, meio amarelo, seco, e sem graça. Que bom que eu estava errada! O melhor de tudo é a variedade de cenários. Por exemplo: A região de Houston, onde eu moro, é bastante húmida e tem umas florestas lindas! Tudo por aqui é muito verde e com árvores enormes. Há rios e lagos por toda parte, e estamos bem próximos do mar do Golfo do México (ok, o mar é bizarro, mas pelo menos tem um marzinho...).  A região é plana como uma panqueca, e você não vai encontrar uma ladeira sequer. Já Austin é uma região com pequenas colinas e morros. Há bastante verde, mas a vegetação muda um pouco. Lá o clima é um pouco mais seco. Agora, se você está procurando uma região mais árida, digna do Texas do nosso imaginário, vá até El Paso, lá na divisa com New Mexico e México. Desertos, montanhas arenosas e cactos fazem parte do visual. Enfim, a lugares lindos e encantadores pra se visitar por aqui! Olha essa lista bem legal do Buzzfeed - http://www.buzzfeed.com/javiermoreno/deep-in-the-heart-of-texas#.mcO6RXBPJ

CLIMA:

Apesar do verão ser ber quente (você vai ter que aguentar dias com temperaturas acima dos 37º), os invernos não são insuportavelmente frios! Se você quer ver neve, vai ter! Mas só por 2 ou 3 dias no máximo! A primavera tem temperaturas agradabilíssimas, e dizem que o outono é assim também. Enfim, você não precisará morrer no calor de Nevada, nem ser soterrado por uma nevasca de Michigan!

BIG CITIES:

Quem não conhece o Texas tem essa visão interiorana do estado, que não se tem nada, e it's all about Country and Cowboys. Vou dar alguns dados pra vocês: Houston é a 4ª maior cidade dos Estados Unidos e, segundo a Forbes, das 10 cidades que mais crescem nos EUA, 4 estão no Texas - Austin, Houston, San Antonio e Dallas-Forth Worth - ( http://www.forbes.com/pictures/edgl45emig/no-8-houston-tx/).  Houston tem um dos maiores complexos de Museus dos EUA, uma incrível diversidade étnica e recebe espetáculos e shows do mundo todo. Austin é uma cidade incrível, e pra quem acha que o Texas é conservador, a sua capital tá cheia de gente e lugares descolados! É a capital mundial da música ao vivo, tem festivais de música super interessantes, ciclovias e ciclistas por todo lado, e um mercado/indústria local bacanérrimo, de restaurantes a uma loja especializada em sintetizadores vintage!


Conclusão: Não tem por quê dizer que não quer vir pro Texas! Se seu match foi aqui, venha ser feliz! Se você não cogitava em conhecer, cogite! Pode ser uma viagem super legal!

     
Share:
Camila Loureiro

2 comentários:

  1. Que bom que tu teve uma boa experiência, eu não posso dizer o mesmo. Pode ter a ver com Houston, cidade grande e tudo mais. Eu morava perto de San Antonio (e minha vida social era lá), e eu vi todos esteriótipos de lá se tornarem verdadeiros. Red necks, white trashs, cidade militar! Um horror. Eu fui para o meu segundo ano (outra coisa dificil, pq antes eu morava em Boston, que eu gostava muito.), e fiquei 4 meses e vim embora. A família também não ajudou e eu tinha horror a começar a falar como eles. Eu acho que pra ser bom morar lá tem que ser o primeiro ano para evitar comparações e morar em Dallas, Houston ou Austin. Austin, que foi a única das três que eu conheci, já parecia muito melhor do que San Antonio.

    ResponderExcluir
  2. Como foi bem ler tudo isto! Rs

    ResponderExcluir