Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

25 agosto 2015

Caminho para a Alemanha!



Oi galerinha! Hoje quero contar pra vocês sobre o processo para ser Au Pair na Alemanha!

Primeiramente tenha em mente que na Alemanha a galera fala alemão. A não ser que você tenha escolhido uma família que fale outro idioma e escolha nunca sair de casa, você terá que se comunicar em alemão, nem que seja para pedir um café numa padaria!
Então, vamos lá:

1.  Passaporte!
Se você do Brasil quer ir pra Alemanha como Au Pair (ou pra qualquer outro lugar fora do Brasil, como qualquer outra coisa - Au Pair, turista, estudante), vai precisar de um passaporte. Ele será a sua identidade fora do Brasil. Se você ainda não tem um, é interessante que o faça o quanto antes, por um único motivo: demora! O passaporte é feito com agendamento pelo site da Polícia Federal, e é esse agendamento que demora.
Esse é o link para agendar o atendimento:
A data agendada pelo site por ser adiantada! Quando eu fiz o meu, eu consegui data para março na cidade onde moro. A família me mandou o contrato em janeiro, e assim que eu recebi eu fui na Polícia Federal explicando a situação toda e no mesmo dia eu já fiz, e duas semanas depois estava pronto!

2. Família!
Toda(o) Au Pair precisa de uma família e não será diferente com você. Como escolher? Internet ou indicação. Na internet existem vários sites com famílias cadastradas, você vai lá e se cadastra também e entra em contato com alguma ou espera alguém entrar em contato com você. Indicação é indicação, e foi assim que eu encontrei a minha família.

3. Visto!
Depois de encontrar uma família, você vai precisar do visto para entrar na Alemanha como Au PAir. O visto é feito aqui no Brasil, e deve seguir os requisitos que constam neste site: http://www.brasil.diplo.de/contentblob/4118576/Daten/4137626/Merkblatt_Aupair_Visumpt.pdf
Resumidamente este arquivo aí do site diz que pra ser Au Pair você precisar ter entre 18-27 anos, e saber alemão.
Então você vai juntar os documentos necessários e entregar no consulado ou embaixada da sua região.
Os documentos são os seguintes (também constantes no arquivo ai de cima):
- passaporte, que deverá ter uma validade de, pelo menos, um ano a partir da entrada na Alemanha, no original e com duas cópias da página com os dados pessoais
- formulário "requerimento de concessão de uma autorização de residência"
- declaração nos termos do artigo 55 parágrafo 2 da Lei alemã de Permanência
(AufenthG)
- duas fotos biométricas atuais (3,5 x 4,5 cm com fundo claro)
- carta de motivação
- se houver: certificado "Start Deutsch 1" do Instituto Goethe ou TestDaf (duas vias).
Caso você não possua esse certificado, será realizado um teste de nivelamento através de uma conversa em língua alemã no ato do requerimento.
- contrato escrito sobre a atividade de Au-Pair formalizado entre a família anfitriã e o/a
Au-Pair (Há um contrato-modelo (não obrigatório) disponibilizado no site
http://www.arbeitsagentur.de/nn_566334/Dienststellen/besondere-Dst/ZAV/arbeitenin-deutschland/DE/amz/arbeitnehmer/amz-aupair.html)
- formulário de Au-Pair preenchido pela família anfitriã
- comprovante de seguro-saúde contratado na Alemanha pela família anfitriã ou, caso o seguro ainda não esteja disponível, um seguro-saúde de viagem para os três primeiros meses depois da entrada no país com uma cobertura de, no mínimo, 30.000 EUR ou 50.000 USD.

Os formulários mencionados nesta lista estão disponíveis no site da embaixada da Alemanha no Brasil. Quando eu arrumei minha documentação, eu imprimi todos e preenchi e quando fui entregar no Consulado ainda me deram mais uns três pra preencher.

Caso você não tenha o certificado, precisa ir pessoalmente entregar a documentação e fazer uma entrevista em alemão.
A entrevista não é difícil (se você já tem uma noção do idioma), ela é basicamente pro consul ver que tu entende alguma coisa da língua falada no lugar pra onde tu tá indo. As perguntas que me fizeram foram as seguintes:
- Já foi alguma vez pra fora do Brasil?
- É a primeira vez na Alemanha?
- De quantas crianças você vai cuidar?
- Qual a sua cidade no Brasil?
- É uma cidade grande?
- Como você veio pra Porto Alegre?

Eu fui para Porto Alegre, pois é o Consulado Geral responsável pela minha região (Sul). Na época me explicaram que se eu tivesse o certificado poderia apenas entregar a documentação no Consulado Honorário (aqui em Santa Catarina tem em Blumenau e Joinville), que este Consulado encaminharia para o Consulado Geral. Como eu precisava fazer a entrevista, teria que ir pessoalmente e conversar com um cônsul do Consulado Geral, não do Consulado Honorário.

O passaporte fica no consulado, e quando o visto estiver pronto ou você vai lá buscar ou eles te enviam por sedex. Eu escolhi que fosse me enviado por sedex, pois eu não moro em Porto Alegre e seria muito fora de mão ir lá só pra buscar. Na ocasião da entrevista, então, ao pagar a taxa de 60 euros (convertidos para o real no dia do pagamento) eu já pago o valor do sedex e deixo meu endereço escrito em um envelope.
Depois deste dia, em seis semanas meu passaporte chegou na minha casa com o visto.

4.Passagens!
Já ouvi de famílias que pagaram a passagem da(o) Au Pair. Não foi o meu caso. =] Na hora de comprar organize-se nas datas, pra dar tempo de o visto chegar.
Há diversas teorias sobre o tema comprar passagens: tem gente que diz que nas terças-feiras os preços são os mais baratos, e há aqueles que juram de pé junto que o melhor dia é a quinta-feira, depois da meia-noite. Também há aqueles sites que mostram as promoções de várias companhias para determinadas datas e, realmente, algumas valem à pena. Negócio é o seguinte: viu o preço e você pode pagar? Compre! Esse é o melhor negócio.

5. Malas!
Para este assunto também há diversas teorias! Eu optei pela seguinte: levar uma mala com roupas para duas semanas e ver o que acontece depois! Arrumar mala pra um final de semana eu já achava difícil, passava um unicórnio na minha frente eu pegava achando que poderia usar... Pra um ano, então? Pfff! Fato é que se você pensar em levar roupa pro ano todo, vai querer levar o guarda-roupa inteiro. Então, seja racional: você só tem duas malas de 32kg para ir E para voltar.

6. Ir e se divertir!
Yaaay! Viel Spass!!;DD




Alguma dúvida ou complementação, pode escrever aí nos comentários!
Até a próxima galera!
o//







Share:
Mel SSchiewe

3 comentários:

  1. Como voce encontrou sua família? Estou pensando em me jogar em um au pair, mas meu nivel de ingles nao ajuda, gostaria de melhorá-lo, porem tenho um bom nivel de alemao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu fui indicada por uma amiga da minha professora de alemão. Mas voce pode encontrar em sites, como o aupairworld.;D

      Excluir
  2. Oi! Eu fui indicada por uma amiga da minha professora de alemão. Mas voce pode encontrar em sites, como o aupairworld.;D

    ResponderExcluir