Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

13 setembro 2015

Le visa français - parte 1

Salut tout le monde, como vocês estão? Esse mês vamos falar um pouco sobre a parte "burocrática" de se tornar au pair na terra do croissant, como o programa de au pair na França não é muito popular aqui no Brasil (são poucas as agências aqui que fazem esse tipo de intercâmbio pra lá), a gente acaba não conseguindo todas as informações que precisamos e ficamos transbordando dúvidas, então vou tentar passar pra vocês um pouquinho do "passo a passo"do visto. E pra esse post não ficar gigante vou dividir o assunto em duas partes, hoje vou falar da parte do processo feito no Brasil.

Primeiro, é preciso saber que diferente de alguns países da Europa você não pode solicitar o visto já estando na França, o pedido deve ser feito aqui no Brasil, segundo que o processo é bem burocrático e chato (mas nada impossível ou difícil), é só fazer tudo bem certinho que ninguém implica com você :D



Et c'est parti! O primeiro passo dessa brincadeira é fazer o seu cadastro no Campus France (não, o Campus France não é uma agência e não vai ajudar você a encontrar uma família, ele é apenas um site adjacente ao site do consulado), basicamente você vai preencher um dossiê eletrônico, depois mandar alguns documentos por correio para o consulado, pagar uma taxa pré consular e agendar uma entrevista com um professor da Aliança Francesa (pra testar seu nível de francês e fazer uma entrevista mesmo, pra saber seus motivos de querer ir pra lá, porque a frança etc). Mas não se preocupem, porque cada etapa é bem detalhada e explicadinha no site, vai sem medo! ;)

Feito tudo isso você está liberado para agendar a sua entrevista consular (quem já tem a passagem comprada antes de tirar o visto: cuidado! Geralmente essa parte é a que a gente passa mais tempo esperando, eu só consegui data livre pra 1 mês depois da minha entrevista com o professor). Somente três estados tem consulado que emite visto: Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, escolha o que for mais cômodo pra você, porque quando seu visto for aprovado você tem que voltar ao consulado para buscar o passaporte (não sei dizer se eles enviam o passaporte pra casa...).

Chegando no dia da entrevista é extremamente importante que você esteja com TODOS os documentos que eles pedirem, originais e cópias, quanto mais pendências ou documentos errados mais longa vai ser sua espera pelo visto. Além dos papéis, deve ser paga uma taxa consular, que se não me engano custa 50 euros e deve ser pago em dinheiro convertido para real (isso mesmo que você leu, tu tá pagando renovo o visto). Uma coisa importante de lembrar sempre: Para ser au pair na França é obrigatório já falar um pouco de francês e ter como comprovar a sua quantidade de horas/aula já feitas - seja diploma, uma carta do professor particular, histórico etc. Feito tudo isso, eles dão um prazo de até 15 dias para liberarem o seu passaporte - com ou sem visto - e a segunda parte dessa saga eu conto para vocês mês que vem!

É isso, espero que vocês tenham gostado e que eu tenha tirado a dúvida de quem precisa!

Gross bisou

Facebook
Instagram
Blog pessoal
Share:
Marcella Nunes

3 comentários:

  1. Olá Marcella, tudo bom?
    Estou no meu processo para ser Au Pair na França. Uma loucura só. Se eu te contar...uahuahauua Já estou com a visto mas algumas coisas aconteceram. Vamos ver no que vai dar.
    Você ainda está na França??
    Bisous

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, não... Terminei o programa em agosto! Boa sorte!

      Excluir
    2. Oi, não... Terminei o programa em agosto! Boa sorte!

      Excluir