quarta-feira, setembro 02, 2015

Santo de Au Pair Faz Milagre Sim ... 14 Países Visitados e Contando!


Acabei de completar 6 meses na Suécia, 6 meses incríveis, e fazendo uma retrospectiva, consigo ver que realmente conquistei muitas coisas. Meu inglês melhorou muito, já consigo me comunicar bem com o baby que cuido em sueco, fiz muitos amigos aqui, inclusive suecos ( e isso não é lá muito fácil) mas o melhor de tudo, eu viajei, viajei muito.

Meu sonho sempre foi viajar, o máximo que eu pudesse e esse foi um dos principais fatores que me fizeram optar por ser au pair na Europa, a facilidade com que conseguimos viajar de um país para outro é incrível. É realmente barato e se você planejar bem, consegue garimpar verdadeiros tesouros, como passagens por 5 euros (ou menos).

Quando eu ainda estava no Brasil, já tinha uma lista dos países que sonhava conhecer e que eram prioridade, confesso que fui ambiciosa, queria conhecer no minimo 12 países, um por mês e assim seria a au pair mais feliz e satisfeita dessa Europa. Felizmente as coisas foram ainda mais favoráveis, com uma boa dose de planejamento, foco e sorte, pois tive alguns dias livres além das minhas férias, lá se foram 14 países em 6 meses, e alguns deles nem estavam na minha lista.

Minhas amigas sempre pedem dicas de viagem e planejamento, por isso, decide dedicar meu dia a esse post, e compartilhar um pouco de como planejo minhas viagens e poupo dinheiro, mesmo sendo au pair na Suécia, um dos lugares com o maior custo de vida para a pobre au pair.


Foco

O custo de vida aqui na Suécia é alto, especialmente comer e beber fora, e eu sou uma grande fã de cerveja, realmente um grande problema kkkk, pois em pub, uma cerveja aqui pode chegar a custar  70 coras (aproximadamente 7 euros), nesse aspecto, não tem muito segredo, o jeito é beber antes, fazer um esquenta, pois no Systembolaget (uma loja estatal de bebidas, o único lugar onde de pode comprar bebidas alcoólicas com teor alcoólico superior a 3,5%, além dos bares), a mesma cerveja sai por 15 coroas.

Sempre tento optar por passeios ou lugares free, o importante é sair de casa e se divertir, gastando o menos possível. Na minha bolsa sempre tem comida e água, o melhor jeito de economizar e não ficar tentada pela fome. 

Meu foco sempre foi viajar e apesar de ficar tentada quando o assunto é compras, eu resisto bem. Aqui não tem Primark, a loja mais em conta e amiga das au pairs é a H&M, que só fica realmente tentadora nas promoções, acho que isso combinado com o fato de eu ser "mão de vaca", contribui muito para poupar no fim do mês.


Planejamento

Quanto a planejar, acredito que uma das coisas mais importantes é tentar combinar a data que você tem disponível, com as opções de lugares que você gostaria de visitar, nesse quesito, o skyscanner é meu melhor amigo. Quando meus hosts me avisam que terei alguma folga, eu já jogo a data no app e vejo os lugares com passagem mais em conta naquela data, dentre eles, escolho o que eu gostaria de visitar.

Antecedência é outro fator muito importante, eu e meus hosts temos um calendário gigantesco, com a agenda de cada um, também procuro sempre pergunto se eles já tem algum plano pro mês seguinte, pois assim consigo me planejar também.

Aqui na Suécia, o principal meio de chegar aos outros países da Europa, devido a posição geográfica, é por avião, felizmente temos a Ryanair para salvar o bolso da au pair, já cheguei a comprar um trecho, Varsóvia - Estocolmo, por 12 euros. Ônibus para quem mora em outros países, ou mesmo para deslocamentos intermediários é a salvação, comprei o trecho Bratislava - Budapeste, por 5 euros.

Outros aplicativos que uso para planejar minhas viagens, além do Skyscanner são: Jetcost, Goeuro, Hostelworld e couchsurfing.


Bom Humor

Nas minhas viagens já passei por muita coisa, fui algumas vezes do céu ao inferno, como por exemplo, quando perdi o passaporte na Lituânia, cheguei na delegacia e ninguém falava inglês, para completar, na Lituânia não tem embaixada brasileira, então tive que seguir viagem até a Polônia e só então fazer um passaporte novo, tudo isso enquanto viajava sozinha.

Minhas viagens seguem a linha super econômica e pra superar isso, só com muito bom humor, nem dormir em aeroporto para economizar a ultima diária do hostel me desanima, pelo contrario, normalmente nesses momentos já estou planejando a minha próxima viagem.

Tudo que passei só me fez mais forte, antes de embarcar aqui pra Suécia, eu nunca tinha nem andado de avião, cada aeroporto novo que conheço, cada obstaculo que supero é uma vitória particular. 

Abaixo segue um resumo dos lugares que conheci, com algumas observações:


Estocolmo - Suécia

Hostel: Skanstulls 
Transporte publico: Excelente
Cerveja: 5 euros
Moeda: Coroa Sueca



Madrid - Espanha

Hostel: Couchsurfing
Transporte publico: Excelente
Cerveja: 2 euros
Moeda: Euro



Viena - Áustria

Hostel: Wombats City
Transporte publico: Excelente
Cerveja: 2,50 euros
Moeda: Euro



Bratislava - Eslováquia

Hostel: Blues
Transporte publico: Ok mas você consegue visitar tudo a pé
Cerveja: 1,50 euros
Moeda: Euro



Budapeste - Hungria

Hostel: Instant Groove! Party Hostel
Transporte publico: Ótimo
Cerveja: 1,20 euros
Moeda: Florim Húngaro



Tallinn - Estônia

Hostel: The Monk's Bunk
Transporte publico: Ok mas você consegue visitar tudo a pé
Cerveja: 1 euro
Moeda: Euro



Helsinque - Finlândia

Hostel: Aeroporto haha
Transporte publico: Excelente
Cerveja: 4,50 euros
Moeda: Euro



Londres - Inglaterra

Hostel: Couchsurfing
Transporte publico: Excelente
Cerveja: 6 euros
Moeda: Libra


Riga - Letônia

Hostel: Riga Old Town Hostel
Transporte publico: Bom mas você consegue visitar tudo a pé
Cerveja: 1,50 euros
Moeda: Euro



Vilnius - Lituânia

Hostel: Jimmy Jumps
Transporte publico: Bom mas você consegue visitar tudo a pé
Cerveja: 1,50 euros
Moeda: Euro



Varsóvia - Polônia

Hostel: Oki Doki
Transporte publico: Ótimo
Cerveja: 1,20 euros
Moeda: Zloty



Dublim - Irlanda

Hostel: Egali
Transporte publico: Bom
Cerveja: 3,00 euros
Moeda: Euro



Amsterdã - Holanda

Hostel: Couchsurfing
Transporte publico: Bom
Cerveja: 3,50 euros
Moeda: Euro



Bruxelas - Bélgica

Hostel: Meininger Brussels City
Transporte publico: Bom
Cerveja: 3,00 euros
Moeda: Euro


Não me arrependo de nenhum lugar que visitei, cada um me marcou de uma maneira, sigo planejando as próximas viagens e espero daqui seis meses poder fazer um post novo, contando sobre lugares incríveis que conheci e obstáculos que superei.

Gostei de todos os hostels que fiquei, centralizados e ótimo custo-beneficio, meus favoritos são os de Varsóvia e Bruxelas. 

Espero que vocês tenham gostado, até o próximo dia 02.

Vi ses!


10 comentários :

  1. Omg eu amei seu post e parabens!!!! Olha, se nao tivesse de casamento marcado pra 10 meses seria au pair na europa tb! Mas minha lua de mel vai ter q ser por ai:) vou te pedir dicas de um roteiro de 10 dias... Posso? Bjsss e continue viajando!!! (Ps fui au pair nos eua e ate agora ja visitei 42 dos 50 estados - tb AMO viajar!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh comecei a te seguir no insta! Nao vejo a hora de ver suas em Paris! E vc tem vontade de visitar Portugal? Bjoka:*

      Excluir
    2. Oie Gisella, que bom que gostou, fico feliz :)

      Pode pedir dicas sim, amo falar sobre viagens kkkk quero muito ir pra Paris e Lisboa também, to planejando a próxima viagem, logo tem foto nova no instagram, bjo ;)

      Excluir
  2. Oii Lay!

    Achei esse blog hoje quando estava procurando blogs de au pairs.. gostei muito! Já estou te seguindo no insta!
    Pretendo viajar como au pair no ano que vem e agora estou lendo as experiências de outras meninas.. muito bom ver que vocês compartilham os dois lados da moeda, assim a gente já prepara mais o psicológico rsrs

    Bjss e boa trajetória aí! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari

      Sim, sempre tem dois lados, apesar do perrengues vale muto a pena, uma experiencia incrível e vai de você tentar aproveitar o máximo que puder. Qualquer duvida só mandar, bjos e boa sorte :)

      Excluir
  3. Oi Lay,

    Com qual agência você conseguiu ir para a Suécia? E precisa saber falar sueco ou o pré-requisito é o inglês, mesmo?

    Fiquei maravilhada com a tua história!
    Obrigada!
    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, eu vim pela Scandinavian Aupair Center mas é possível vir sem agencia também, encontrando família pelo Au pair world. O requisito é falar inglês e estudar sueco aqui, pelo menos o A1, vale bastante a pena. Fico feliz em saber que gostou :) bjos.

      Excluir
  4. Olá Layana, adorei seu post. Vi que as meninas estão te seguindo no Insta, como te encontro lá?

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, meu instagram é LayNaEuropa, bjs.

      Excluir
  5. Olá, vc ainda esta na suécia? Vc acha q vale a pena ir pra Londres pra ser au pair "clandestinamente" por 6 meses? rsrsrs

    ResponderExcluir