Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

11 novembro 2015

Au Pair antes ou depois da faculdade?

Olá, olá minha gente, como estão as coisas por ae? Aqui na Áustria estão se encaixando, finalmente cada coisa indo para seu determinado lugar e é a vida que segue :D Hoje eu resolvi falar sobre um assunto que gera muita dúvida, que inclusive foi uma das minhas dúvidas antes de ir para a Holanda e que ultimamente tem aparecido bastante para mim, que é faculdade.


Como todo mundo sabe, ou não :D, eu não fiz faculdade antes de ser au pair, eu terminei o ensino médio, estudei inglês e parti para a Holanda e sinceramente eu não me arrependo nenhum pouco de ter tomado essa decisão e o meu conselho, repito, MEU conselho, MINHA opinião o que não tem grande valia nesse universo, não é regra e claro não vale para todos é: faça seu intercâmbio antes de ir para a universidade. Se você já se formou, ótimo, fico feliz, isso não é ruim, mas caso ainda não, aqui vai uma vertente a se considerar.

Antes de vir para a Europa eu estava certa do que queria estudar, tinha feito vestibular e passado, mas eu decidi ser au pair antes, primeiro porque eu sou afobada mesmo e não queria esperar 4 anos para realizar o sonho de morar fora, segundo porque eu sabia que poderia mudar de opinião e terceiro porque eu queria ser livre, queria vir sem nenhum compromisso, nenhum peso, nenhuma ligação com o Brasil como por exemplo ter uma profissão (se eu fosse seguir aquele caminho provavelmente eu acabaria abrindo mão de ser au pair).

Quando eu cheguei na Holanda eu conheci muita gente formada, muita gente mais velha do que eu e eu pensava "Jesus, Maria, José, fiquei para trás e agora?", mas com tempo eu fui percebendo que aquilo não significava nada e eu estava feliz com a minha decisão. Muitas meninas que eu conheci me disseram que se arrependeram do curso que escolheram, que se pudessem fazer tudo de novo, mas com a cabeça de agora, jamais teriam escolhido o curso no qual se graduaram. Não que isso seja o fim do mundo, faculdade ta aí e nunca é tarde para recomeçar, mas considerando que muitos de nós não sabe "o que quer ser quando crescer" ainda, eu acho super válido se jogar no mundo antes de tomar essa decisão.

Nós mudamos muuuuuuuuito durante esse tempo que somos au pair, mesmo as pessoas mais independentes, que já moram sozinhas, lavam suas roupas e se sustentam. Passar um tempo longe do seu país, da sua cultura, falando outro idioma, viajando, conhecendo lugares que você nunca imaginou conhecer um dia, pisando naqueles lugares que seu professor de história te mostrou no livro, entendendo aquelas aulas de geografia que nunca fizeram sentido, vivendo experiências incríveis, vai fazer você mudar sua mente. Querendo ou não, você vai amadurecer, você vai abrir seus horizontes, sua mente, sua visão de mundo vai mudar, seus ideais vão mudar, você vai mudar por completo e talvez essa(e) nova(o) você não goste mais do curso que o seu antigo você se formou e é por isso que eu aconselho fazer intercâmbio antes.

Claro que talvez o intercâmbio só te confirme aquilo que você ja tinha certeza, mas essa foi a experiência que eu tive, eu não faria o curso que eu passei no vestibular alguns anos atras hoje. Eu sou completamente diferente do que eu era antes de ir para a Holanda, minha irmã fala que até o meu jeito de falar mudou, imagine as ideias, mas como disse, essa é só a minha humilde opinião, não leve tão a sério.

É isso ae galera, continuem acompanhando minha aventura pela Europa, muitas portas estão se abrindo por aqui (outro bom motivo para eu não ter começado meus estudos no Brasil), qualquer dúvida/reclamação/sugestão eu estou por aqui. Bis próximo Monat (eeeeeeh alemão bom, sqn)!


Meu Blog
Facebook
Instagram
camihfeer@gmail.com
Share:
Unknown

12 comentários:

  1. Gostei muito do post. Estou vivendo esse dilema de fazer faculdade ou não antes de viajar como aupair. Realmente pra mim esta sendo difícil decidir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino. Espera que voce consiga se decidir. Boa sorte!

      Excluir
  2. Adorei o texto, muito bom, esclarecedor. A minha situação é a seguinte, já me formei, tenho 25 anos, detesto minha área, não estou trabalhando, com um séria depressão pois dentre outros problemas não aguento mais ficar nesse brasil, que vai nos afundando até não poder mais...muito difícil mesmo, exploração pra tudo quanto é lado. Eu que já era louca por um determinado país da Europa, agora então, que estou totalmente perdida sobre o que fazer, estou no dilema de aceitar o conselho dos meus pais e estudar pra outro concurso, ou enfrentá-los e dizer - Eu quero ir! E não é fácil conhecendo eles. trabalho não aparece nada que presta, não quero ficar, não quero trabalhar aqui, já fiz isso, estou esgotada, só penso em trabalhar noutro país, e ser Au Pair, pelo que já pesquisei, que foram muitas informações, é a melhor coisa pra mim. Por isso me inscrevi no Au Pair World e estou aguardando mas ninguém até agora, já faz um mês, se interessou pelo meu perfil. Tá certo que não tenho experiência com crianças, mas eu me conheço, sei que me sairia muito melhor do que parece! Mas estou esperando....uma amiga do facebook, encontrou sua ''host family'' quatro meses após se cadastrar. Eu concordo sobre ir antes da faculdade, até agora, não me serviu pra nada, afinal de contas, o caminho que eu quero pra minha vida é outro, sem dúvida serviria e muito....mas a gente muda! A maturidade que você falou, é tudo o que eu queria, tudo o que preciso, o que desejo, e certamente mesmo não estando muito bem preparada pra algo assim, como morar longe da minha família, aprendendo a "me virar" ...eu iria amadurecer querendo ou não, seria muito bom pra mim, além de realizar meu grande sonho. Abraços!!! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi moça, tudo bem?

      Sinto muito pela situação que está passando, realmente as coisas não andam muito bem no nosso país e isso é bem estressante, mesmo. Tá difícil pra todo mundo :/

      Quero te dar um conselho, mas vai ser apenas uma opinião minha, cabe a você decidir se ela se encaixa ou não contigo.
      SE JOGA! Sim, isso mesmo, vai ser feliz moça. Se você está certa de que esse programa é pra você e que ele te trará bons frutos não espere mais. Mas vá ciente de todos os prós e contras, com a mente aberta para novas experiências, conviver com uma cultura diferente e tudo de novo que aparecer. Aproveita enquanto é tempo pra depois você não ficar remoendo dentro de si que não fez o que queria ter feito.

      Outra coisa, eu te aconselharia fazer às 200 horas com crianças e ir por uma agência mesmo (acho mais seguro, sabe?). Não é muito difícil de conseguir esse tempo de experiência, você pode fazer voluntariado em creches ou escolas infantis, cuidar dos filhos de algum colega ou caso frequente alguma igreja pode se voluntariar a tomar conta das crianças no grupo de jovens – algo assim, tem várias maneiras de conseguir essas horas.

      Eu sei que muitas vezes as opiniões dos nossos pais pesam bastante nas nossas decisões, mas você tem que pensar que quem vai passar boa parte da sua vida trabalhando com algo que não gosta e se enchendo de tédio é você. Eles querem te influenciar a seguir por esse caminho por acharem que o melhor pra você, que é o mais seguro e se não gostarem muito da ideia do programa de Au Pair vão mudar de opinião quando te verem feliz e realizada.

      Bom, espero ajudar de alguma forma.
      Um abraço ^^

      Excluir
    2. Obrigada por ler e pelo comentario! Como eu ja disse em muitos posts meus aqui no blog, eu recomendo e muuuuuito o intercambio, seja ela qual for. Espero que você consiga criar coragem e convencer seus pais que esse é o melhor caminho ou pelo menos o que você quer seguir. Eu sei que algumas meninas tem problemas em "convencer" os pais, mas eu com 20 tomei a minha decisão e apenas comuniquei eles, que aceitaram numa boa, pois ambos me consideravam/consideram grandinha o suficiente para decidir minha vida. Espero ter ajudado, beijos.

      Excluir
    3. Boa sorte no seu caminho! Espero que voce o quer e que seus pais te apoiem. Beijos

      Excluir
  3. Estou adorando o blog, soube do programa a 3 anos atrás pela minha irmã , eu tinha 18, mas me sentia despreparada pra ir e consegui a bolsa pra faculdade , então reaolvi adiar . Hoje estou com 21 faltando 1 ano e meio pra acabar o curso, e decidi q vou fazer o intercâmbio assim q me formar , quero conhecer lugares novos , e aprimorar o inglês pra conseguir trabalhar e estudar na minha area no exterior depois. Hoje me sinto preparada pra esse passo, nisso a faculdade me ajudou muuuito .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Desejo muita sorte nos seus novos caminhos!

      Excluir
  4. Achei interessante o que você escreveu. Eu estudei quatro anos ciência da computação, e pretendo ir em janeiro de 2017, uma vez que me formo agora em julho. Fiquei nesse dilema também, mas acho que se deixasse para fazer depois, não voltaria para a faculdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem bom, fico feliz! Tem isso tambem, voltar agora sera complicado, mas como disse nao me arrependo de nao ter estudado antes pois hoje, se tivesse feito o intercambio, me arrependeria do curo escolhido.

      Excluir
  5. O que você acha sobre trancar a faculdade para ser AuPair?? Pretendo voltar depois, mas estou pensando em fazer isso ja ano que vem, pois estou com medo de, já formada, estar com um bom emprego e não ter mais coragem de ir...

    ResponderExcluir
  6. O que você acha sobre trancar a faculdade para ser AuPair?? Pretendo voltar depois, mas estou pensando em fazer isso ja ano que vem, pois estou com medo de, já formada, estar com um bom emprego e não ter mais coragem de ir...

    ResponderExcluir