Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

05 janeiro 2016

Curiosidades da vida Sueca

Olá pessoal!

Na semana do Natal eu estava embalando os presentes e pensando no meu próximo post, a partir daí me surgiu a ideia de falar sobre curiosidades e costumes um tanto quanto engraçados, interessantes ou que possam parecer até mesmo estranhos para nos brasileiros.
A começar exatamente por presentes. Aqui na Suécia se você vai a uma loja, seja ela de brinquedos, acessórios, etc, você compra um presente e pede a vendedora para embalar certo? Errado! Haha você tem que comprar papel, laços, fitas e fazer seu próprio embrulho, pelo menos a maioria. Isso é algo quase obrigatório no Brasil a loja embrulhar para presente, inclusive eu já estou expert nesse quesito.
Outra coisa que acredito que não só na Suécia, mas em outros países com inverno mais rigoroso, as pessoas não tomam banho todos os dias! É normal passar dois, três ou até mais dias sem banho, Pelo menos a maioria, inclusive crianças, eu particularmente amo banho e faço questão de tomar todos os dias, e não acho que frio é desculpa haha, as casas são super aquecidas e os chuveiros bem quentinhos, mas, cada um com seus costumes!
Transporte público aqui não aceita pagamento na hora com dinheiro em espécie, você tem que comprar o ticket ou o cartão mensal nas estações ou pontos autorizados, como a famosa "Presbyrån" por exemplo, loja de conveniência que você encontra uma em cada esquina aqui.
Uma outra curiosidade que acho super legal aqui é o famoso "fika", é considerado como um verbo aqui "I like to fika", é a cultura do "coffee break" dos suecos eles fazem isso constantemente, no meio do dia, final do dia, não importa, para eles é super importante parar, sentar e conversar apreciando um café com alguns dos deliciosos pães e biscoitinhos típicos daqui, como o "kanelbulle" por exemplo, delicioso pão com canela, O " kladdkaka", meu favorito, é um tipo de bolo de chocolate meio crocante por fora e mole por dentro, divino! Eu adoro um fika!


Ah...o natal! Época que além do significado, o encontro com as pessoas que amamos esperamos também a nossa boa e velha deliciosa comida brasileira, o suculento "peru de natal" entre outras, mas não aqui :D, você vai encontrar muito peixe cru, pães, linguiça, biscoitos de gengibre(Pepparkaka), queijos, um presunto defumado que tem uma preparação diferenciada, patês de peixe com ovo, e uma coisa super fofa é que eles colocam o nome de cada convidado do jantar em sua respectica cadeira, mas enfim, se você ama peixe vai amar a comida de natal da Suécia, não muito diferente do famoso "Midsummer", eu particularmente senti muita falta da nossa comida!
                                                

Bom, existem muitas outras coisas que eu poderia falar, mas acho que essas são as mais marcantes para mim.


Até o próximo dia 5, meu último mês como aupair em Stockholm :( estou com o coração apertado, mas é isso..Vi ses!
Share:
Unknown

0 comentários:

Postar um comentário