Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

18 fevereiro 2016

O que levar em conta na hora de escolher sua família



Oi gente! Eu sou a Mayara e este é meu primeiro post para o blog das 30 au pairs. Sou au pair em Estocolmo(Suécia) e estou aqui para compartilhar essa experiência com vocês.
Meu primeiro post é voltado para as futuras au pairs que hoje buscam um match perfeito. Falarei sobre o que é sempre bom levar em consideração antes de dizer o tão esperado “sim” para a família candidata.








É importante que tudo o que você combinar com a host family esteja escrito em seu contrato para não haver o tal misunderstanding. Quando conheci meus atuais hosts, fiz perguntas até ficar sem graça, mas valeu muito a pena. Hoje temos uma relação muito boa e sabemos o que esperar uns dos outros, então meu conselho de amiga é: pergunte e pergunte muito, não fique com vergonha!

Horas de trabalho

Por incrível que pareça, mesmo existindo uma carga horária limite para au pairs, nem todas as host families respeitam isso. Confesso que é difícil contar as horas semanais na prática, as vezes você acaba trabalhando um pouco mais, as vezes um pouco menos. Mas fique sempre atenta para não acabar trabalhando muito mais do que deveria. Aqui na Suécia a carga horária limite para uma au pair é de 25 horas semanais e juntando trabalho com estudos, não se deve passar de 40 horas/semana. Porém as regras de carga horária variam de país pra país, então sempre confira a do seu país escolhido.

Hora extra

No meu caso, meu salário corresponde a X horas semanais, porém quando as crianças ficam doentes ou por algum outro motivo eu precise ficar em casa trabalhando mais tempo, eu recebo um extra ou um dia de folga. É legal que isso seja combinado com antecedência, principalmente se você tem vontade de viajar. Pois conseguindo dias de folga fica mais fácil conhecer novos lugares.



Hora livre
Geralmente au pairs têm fins de semana livres e também o período da tarde durante a semana para estudar o idioma local. Torça para que sua família seja tranquila em relação ao seu tempo  livre e não se importe com para onde você vai e que horas voltará. No entanto, algumas famílias acham importante que você respeite seus horários e costumes e isso pode dificultar sua vida na casa. Então converse com eles sobre isso também e deixe claro que hora livre é hora livre.




Alimentação

É sempre bom saber os hábitos alimentares dos hosts e compartilhar os seus. Na Suécia por exemplo, existem muitas famílias vegetarianas e veganas e se você ama carne( como eu), vai passar um aperto. Aqui em casa ninguém é vegetariano, eu geralmente como com eles mas mesmo assim sempre deixam uma caixinha com dinheiro para que eu possa comprar comida quando necessário. Eu compro o que preciso e coloco o troco e a nota de volta na caixa.

Transporte

Em Estocolmo, o valor mensal do cartão de transporte público é 790,00 Sek( aproximadamente R$370,00) e isso faz uma grande diferença no bolso de uma au pair. A host family não tem obrigação de pagar por isso, pelo menos não aqui, mas ainda assim algumas escolhem fazer isso por nós. Eu dei sorte de cara e a minha família paga pelo meu cartão transporte mas para quem ainda está conhecendo as famílias candidatas, seria uma boa tentar negociar, não acha?  




Curso de idioma

Estudar o idioma local faz parte do programa de au pair então busque saber onde vai estudar, o horário e boa sorte com seu novo aprendizado! =)


Receber visitas

Parece óbvio que você não pode receber visitas no lugar onde se trabalha, mas não é. A casa pode ser seu local de trabalho mas passa também a ser seu lar, então vale a pena discutir a possibilidade de receber alguma amiga para tomar um café de vez em quando e se você tiver uma conexão boa com seus hosts eles podem até gostar da ideia. Por que não?


Enfim, como sabemos ninguém é perfeito mas sempre temos mais afinidade com uns do que com outros. Eu espero que essas dicas te ajudem a encontrar a família que mais combina com sua personalidade e hábitos. Muito boa sorte e bem vinda ao mundo das au pairs! Espero que gostem.




Instagram @barcellosmay
Share:
Unknown

6 comentários:

  1. Muito boa suas dicas. :) Você achou sua host family aonde? Eles pagaram sua passagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karla! Obrigada!
      Eu encontrei meus hosts no site greataupair.com
      Eles não pagaram a minha passagem de vinda não.

      Excluir
    2. Obrigada por responder :)

      Excluir
    3. Obrigada por responder :)

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ola Alessandro! Como au pair voce nao pode levar outros membros da familia. Para arrumar outros servicos na Suecia voce precisa saber pelo menos o basico em Sueco, pois aqui todos falam ingles e sueco. Para vir e importante que seja legalmente, pois ilegalmente e praticamente impossivel de se viver neste pais. ;)

    ResponderExcluir