Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

25 junho 2016

Dicas em alemão - frases úteis




E aí a gente chega na Alemanha, alguém pergunta como foi o voo e você responde o quê?

Es war gut, danke”. (Foi bom, obrigada)

E aí a conversa acaba, porque o voo foi gut e nenhum outro adjetivo aparece na sua cabeça. Até aí tudo bem, porque você tá chegando e a família (teoricamente) sabe que o seu alemão é ruim. Aí chegamos em casa, você conhece o resto da família e vai se entrosando e é tudo sorrisos até a mãe postiça sair de casa e você ficar sozinha(o) com as crianças. Você olha pra elas, elas te olham e aquelas expressões indefiníveis tomam conta dos rostos e o teste começa!

Uma coisa é aprender um idioma em sala de aula, com livros, cds com a opção – indefinida e sem julgamentos – de repetir e um professor que, no início ao menos, já fala devagar por saber que do contrário ninguém entenderá muita coisa.

Outra coisa bem diferente é se meter na casa de uma família com 3, 4, no meu caso 5, pessoas falando fluentemente um idioma que não é o seu. Que os jogos comecem!

Sejamos otimistas e nunca esqueçamos do dicionário!

Minhas primeiras conversas eram de frases simples e sem graça e algumas paradas para achar palavras no dicionário. Lá em casa sempre esperavam eu achar a palavra que queria, às vezes eu tentava explicar a palavra que eu queria e o menino pequeno dizia “vai lá pegar teu dicionário que eu não tô entendendo o que tu queres...”.

Algumas frases úteis em alemão para o início:

- quando tu não entendeu o que a pessoa disse e quer que ela repita:
Wie, bitte?” (Como, por favor?)

Was?” (O quê?)

Können Sie bitte nochmal sagen?”(O Sr.\Sra. Pode dizer novamente? – uso formal)

Ich habe es nicht verstanden”\”Ich verstehe nicht” (Eu não entendi)

- quando você vê o objeto, mas não sabe qual a palavra que o representa:
Wie nennt man das?”(Como se chama isso?)

- quando você não sabe mexer em alguma coisa na sua nova casa:
Wie funktioniert es?” (Como isso funciona?, para aprender a mexer nos eletrônicos de casa, por exemplo)

- palavras úteis:
EINGANG – entrada
AUSGANG – saída
Geralmente aparecem em placas de mercados, lojas, estações de trem, aeroportos...

Entschuldigung” (Desculpe)

Bitte”\”Bitteschön” (Por favor)

Ich brauche Hilfe” (Preciso de ajuda!)

Können Sie mir helfen?” (O Sr.\Sra. pode me ajudar?, uso formal)

Por hoje é isso. Espero que seja útil!
Sim ou não, sinta-se à vontade para comentar ;D

Até a próxima! 
Share:
Mel SSchiewe

0 comentários:

Postar um comentário