quinta-feira, junho 02, 2016

Na Terra das Coroas


Hoje eu resolvi falar sobre um tema polêmico e complicado na vida de toda au pair: dinheiro. Ou melhor, a falta de dinheiro haha.

Ser au pair na Escandinávia é fazer milagre com o salario, tem que ter muito jogo de cintura, planejamento e esbanjar criatividade. 

Para começar, aqui não é Euro, são coroas, no caso em questão, coroas dinamarquesas, e essa conversão assusta no começo, da uma dorzinha no coração quando você chega no Kebab e paga 50 coroas, até sua mente se adaptar e você "entender" que 50 coroas seriam o equivalente a quase 7 euros, vai um tempinho.

O salario minimo atual de au pair aqui na Dinamarca é 4.050 coroas, no meu caso eu recebo mensalmente, todo dia primeiro mas varia de acordo com o que você e a família decidirem. 

A grana é curta? Sim. É suficiente? Sim também. 

Como eu disse antes, tudo é planejamento e ser au pair é mais do que um intercambio cultural, é um intensivo de planejamento para vida, a gente acaba descobrindo que sempre da para economizar de algum jeito haha.

Ter sido au pair na Suécia antes foi um grande aprendizado pois hoje na Dinamarca eu "sou rica" kkkk. Eu acho o custo de vida em Estocolmo mais alto que em Copenhague, tanto que nas primeiras vezes que sai para beber aqui, achei tranquilo pagar 50 coroas em uma cerveja, que é a média do que pagava lá, porém logo fui apresentada aos bares de 20 coroas e desde então, me apaixonei pela noite de Copenhague.

Infelizmente sair a noite, fazer compras e viajar é um trio que não combina muito, é necessário ter foco e optar pelo seu objetivo principal, seja ele qual for.

Para facilitar vou dar alguns exemplos de preço de alguns itens aqui:

Cerveja: 20/50 coroas
Burguer King: 35/50 coroas
Coca-Cola 600 ml: 25 coroas
Pizza: 45/70 coroas
Passe do ônibus: 24 coroas

Enfim, impossível não é, da sempre pra optar por programas free, comprar roupa nas promoções da H&M e ficar ligada no site da Ryanair. Eu me adaptei completamente, consigo aproveitar muito e fazer o salario render sempre até o próximo dia primeiro :)

Vejo vocês no próximo dia 02.


Vi ses!

Instagram: Laynaeuropa
Snapchat: Lanobuteco

0 comentários :

Postar um comentário