Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

30 julho 2016

Sobre a cultura alemã


Se você ta pensando em viajar, ser Au pair na Alemanha. LEIA ESSE POST.


Para evitar constrangimentos, situação desconfortáveis, como eu ja passei e contarei um dia meus perrengues "au perianos". Esse post vai mostrar um pouco das diferenças culturais, que muitas vezes são primordiais para que tenhamos uma boa adaptação ou pelo menos não corremos o risco de ser presas.


                                               Fonte: Google imagens

 1 – CANTADAS: claro que os alemães não são bobos, e nem cegos. Mas aqui é extremamente desrespeitoso um homem mexer com uma mulher. Alemães RARAMENTE fazem isso (mesmo bêbados eles entendem os limites). Uma vez um cara no trem, ESCREVEU sim escreveu algo no Iphone dele e me deu pra ler. Eu achei muito desrespeitoso e chamei o fiscal da empresa de trem. O cara foi expulso na próxima estação e me pediu desculpa J

2 -  TRATAMENTO: Na Alemanha muito diferente do Brasil, não se trata todo mundo por “DU” no caso ”VOCÊ”, não interessa quem seja, se é um adulto e você não tem intimidade você PRECISA tratar a pessoa por “SIE” no português não existe esse tipo de tratamento linguístico, mas é sempre por Senhor ou Senhora. Mesmo sendo solteira, as pessoas aqui formalmente me chamam de Sra. Machado.

3 – PIADAS: Nós brasileiros estamos acostumados a fazer piadas com QUALQUER COISA, mas tome muito cuidado. Aqui na Alemanha é PROIBIDO qualquer piada sobre Holocausto, Nazismo e afins. Se alguém te ouvir apenas pronunciando essas palavras, não importa o contexto com certeza já vão te olhar feio. É um assunto MUITO delicado para os alemães, e dependendo da sua atitude você pode sim ser preso.

4 – MUSICA ALTA: isso vale para festas, carros e afins. Claro que aqui existem jovens que fazem festa, e colocam som alto no carro SIM, mas não por muito tempo, MUITO MENOS, a noite inteira. Ninguém aqui vai parar o carro na rua abrir as portas e colocar um som alto, porque sim, a policia virá e sim você correr sérios riscos de ser preso.

5 – CHEGAR ATRASADO: Diferentemente do Brasil, na Alemanha o transporte funciona (menos comigo, porque né). Nesse caso, não são aceitáveis atrasos. SÉRIO.GENTE.NÃO.ATRASEM. E se atrasarem, liguem, avisem, mandem e-mail, mensagem de voz SEI LA. Se atrasar e não avisar é muitooooooooooooooo mal visto.


6 – VISITA: No Brasil é normal a gente simplesmente ir na casa de um amigo ou parente e não avisar antes, apenas dar aquela “passadinha”. Mas se você tem amigos alemães, pelo amor de Jesus, NÃO FAÇA ISSO. Aqui, ainda que seja sua mãe, sua avó, sua irmã, as pessoas SEMPRE avisam antes, ligam, perguntam, se podem ou não aparecer na sua casa. E caso seja só aquela “passadinha”, será mesmo questão de minutos, as pessoas não vão ficar para o jantar e etc.

7 – EMOÇÕES E CUMPRIMENTOS: Sei que parece besta, mas nós brasileiros quando vemos alguém que amamos e não víamos a tempos, temos sempre aquele impulso de falar MEUS DEUS FULANO A QUANTO TEMPO, sair correndo dar aquele abraço na pessoa, ou chorar em publico, etc. Se você fizer isso aqui, vão achar que você é louco, e podem chamar a policia por achar que algo esta errado. Quanto ao cumprimento, se você esta conhecendo a pessoa, ESQUECE o beijinho no rosto convencional, o velho aperto de mão ou as vezes um “Hallo” é mais que o suficiente.

8 – DOWNLOAD: Pra quem ta acostumado a baixar filme, séries, musicas pela internet. TOME MUITO CUIDADO. Isso é ilegal na Alemanha, e pode resultar um multas de mais de mil euros. E não subestime a fiscalização no pais, se você o fizer e insistir adivinha? Isso mesmo, pode ser preso. Aqui na Alemanha muitos sites que eu tinha acesso no Brasil, são bloqueados aqui.

9 – EDUCAÇÃO: As pessoas aqui são culturalmente educadas. COMO ASSIM? Quase todo mundo na rua, te conhecendo ou não, vai te soltar um Guten Morgen, ou Hallo pela manhã. Isso pode mudar em grandes cidades, é óbvio, mas no geral, na rua ou supermercados as pessoas sempre vão te cumprimentar, dar um bom dia, e os funcionários sempre vão dizer, tenha um ótimo dia, etc.

10 – HUMOR: Gente como eu sofro. Não é que os alemães não tenham humor, eles tem sim. Muitos deles são extrovertidos, alegres etc (pelo menos no verão né?), acontece que, NÃO TEM NENHUM OUTRO POVO MAIS "ZOERO" QUE BRASILEIROS. A gente brinca tanto que somos até chatos, eu passo o dia todo rindo de coisas na internet, de amigos ou familiares no Brasil. E Quando eu tento explicar ou fazer uma piada por aqui, todo mundo fica tipo K MASOQ. Eu mesma já fiz muitas piadas sobre o 7x 1 e eles sempre respondem:  MAS O BRASIL É UM BOM TIME. MAS VOCÊ AINDA SÃO MELHORES.
Meu amigo é só brincadeira, será que podemos rir um pouco???????? É a vida.

11- NATUREZA: Cuidado! A Alemanha é cheia de florestas e nas florestas tem bastante bichos (como veados haha) ou mesmo porcos selvagens, tomem cuidado por onde andam e SE é permitido ir por esse local. (Quase me lasquei numa dessas)

12- CERVEJA: Claro que não é um esteriótipo falso o fato que sim, a Alemanha produz as melhores cervejas do mundo, Porém, muito cuidado. O teor alcoólico gira em torno de 7% quase o dobro das cervejas do Brasil, então não vá com muita sede ao pote.

13- NUDES: Para os alemães o “nudes” é encarado de forma natural. É muito comum, as pessoas nadarem nos lagos peladas, de boas la, tomando um sol peladão enquanto comem seu frango com farofa (sqn), inclusive existem parques aquáticos com dias exclusivos para a galera nadar pelado. Saunas mistas também com nudes, e vestiário misto.

                                             Fonte: Google imagens


É isso aí gente, todo dia é um 7x1 diferente. Vejo vocês próximo dia 30.


Share:
Samanta Machado

9 comentários:

  1. "tomando um sol peladão enquanto comem seu frango com farofa..."
    RINDO ATÉ 2050 KKKKKKKKKKK
    Mas enfim, que bacana conhecer um pouco essa diferença cultural, curti o post guria!
    Qualquer outra bizarrice alemã compartilha aq com as parça o/
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Hallo!
    Meu nome é Verônica e também moro na Alemanha!! Não conhecia a possibilidade de realizar um intercâmbio sendo Au Pair até que conheci alguns alemães e eles realmente gostam de receber um(a) Au Pair!
    Estou ajudando a construir um site pra aprimorar o contato entre Au Pairs e família de todo mundo!
    https://pt.connectaupair.world/index.php
    Estamos no facebook também: https://www.facebook.com/connectAuPair/?fref=ts
    Espero que vocês gostem e ajude a mais pessoas a conseguirem encontrar uma família pra viver essa experiência incrível de viver em outro país!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Quase me lasquei com os porcos selvagens tb! Nunca mais entro em florestas sozinha.

    ResponderExcluir
  4. Pra ser au pair na Alemanha, existe a necessidade de falar alemão? Ou poderia ser com o ingles?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos requisitos do programa eh falar o nivel A1 do alemao.

      Excluir
  5. Pra ser au pair na Alemanha, existe a necessidade de falar alemão? Ou poderia ser com o ingles?

    ResponderExcluir
  6. This information is impressive. These points are about German culture. It's helpful for traveling to Germany. Keep sharing your thoughts with us. Now it's time to get Vfix services https://www.vfixphonesandtech.com/ for more information.

    ResponderExcluir
  7. Thanks for sharing your thoughts with us. I am impressed by your content. I am happy to see your article after a long time. Now its time to avail boise airport shuttle for more information.

    ResponderExcluir