Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

11 agosto 2016

5 dicas para futuras au pair

Olá pessoal, tudo bem por ai? Por aqui tudo indo, como sempre! Hoje meu post é para as pessoas que estão entrando no mundo auperiano, descobrindo como o programa funciona, cheias de dúvidas e perguntas.

Eu sempre recebo uma mensagem ou outra com dúvidas sobre o programa de au pair, alguns dias atrás recebi uma com dúvidas bem básicas, diria até mais curiosidades do que dúvidas e aí revirando o baú eu descobri que só tinha um post com dicas e ele era bem antiguinho - confira AQUI - então aqui vai o segundo.


1. VERACIDADE/SEGURIDADE: uma das perguntas que eu recebo desde que comecei a escrever no Blog é se o programa realmente existe, se é legal, se não é trafico, se realmente funciona, etc. Muitas pessoas tem essa dúvida por conta do preço a ser pago para a agência que realmente é barato. Isso pode causar um certo "medo" o que é super compreensivel. Minha resposta é: funciona tanto que eu fui, voltei e fui de novo. É claro que coisas ruins acontecem todos os dias, mas o intercâmbio é tão sério e real como qualquer outro, o fato de ele ser barato não o desmerece.

2. CURSO: o curso é obrigatório, faz parte do programa, assim como você não deve ir lá e só estudar, você também não deve ir lá e só trabalhar. Essa rigidez em relação a ser obrigatório pode variar de país para país e por incrível que pareça eu conheci gente que preferiu não estudar, mas é uma boa oportunidade, logo você deveria aproveitar e cobrar da família que por sinal é quem paga o curso. O valor destinado ao curso varia, cada país tem suas regras.

3. DEMORA: tenha em mente que o processo pode ser longo, principalmente se o seu destino for a Holanda. A primeira fase sempre é o preenchimento da papelada e isso realmente depende de você e não se iluda achando que em um dia você termina tudo. É bem chato e cansativo, eu demorei uns dois meses para preencher tudo, minha dica é: faça com calma. Além disso tem a espera pelo match, isso pode demorar dias, semanas ou até meses, eu  demorei oito meses para conseguir meu match e já ouvi história de meninas que estão há um ano na espera.

4. DIREITOS E DEVERES: histórias ruins infelizmente acontecem, conheci e ouvi histórias de meninas que comeram o pão que o diabo amassou na mão da host family, por isso é importante estar ciente de seus direitos e deveres e não ter medo de falar para a família que algo está errado. A host family é responsável por te manter lá e esse é um dos motivos de o "salário" de au pair ser tão pouco. Você deve receber tudo que precisa da família (alimentaçao, curso, moradia, seguro saúde, etc). Os direitos e deveres da au pair e da host family obviamente mudam de país para país, então se informe com a agência ou até mesmo em sites oficiais sobre isso.

5. RECOMENDO: quem me acompanha por aí sabe o quanto eu fui feliz na Holanda. Meu intercâmbio foi um sonho. Eu consegui fazer o que eu queria e muito mais. Aprendi, mudei, cresci, conheci, abri ainda mais minha mente e me realizei. Eu super recomendo qualquer tipo de intercâmbio para todo mundo, então se você gosta de verdade de crianças, tem experiência, mente aberta, paciência, vontade de explorar o mundo e conhecer gente nova, cultura nova e ter aventuras novas, se joga nesse intercâmbio sem medo de ser feliz! 

É isso aê galera, eu espero que as "dicas" sejam úteis e ajude vocês, mas caso precisem de um extra help é só entrar em contato comigo ou com qualquer uma das autoras. Vejo vocês mês que vem, beijos!


camihfeer@gmail.com
Share:
Unknown

7 comentários:

  1. o seguro saúde é a gente que paga, não?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Camila.. Tudo bem?
    Você foi por alguma agência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julia, desculpa a demora. Sim, fui agência porque é obrigatório na Holanda.

      Excluir
  3. Qual a agência? Se importa em dizer? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não me importo até porque já disse em outros posts, fui pela HBN, mas já aproveito para dizer que não recomendo por experiências minhas e de amigas minhas.

      Excluir