Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

03 agosto 2016

Como que eu falo do Au Pair no meu currículo?

Eu decidi tocar nesse assunto por duas razões: a primeira dela é o fato de eu ter tido muitas dúvidas na hora de montar o meu currículo e a outra é por conta de eu não ter achado em lugar nenhum algo que tirasse essa minha dúvida.
Fiz um apanhado de pesquisas, busquei em vários blogs e reportagens, perguntei para alguns colegas que trabalham na área de Recursos Humanos, enfim, pesquisei MESMO. Afinal, eu não sei vocês, me senti um tanto quanto "parada", profissionalmente falando, nesse período que passei fora, e queria fazer com que o Au Pair e essa minha experiência fora do país realmente valorizasse o meu currículo, a ponto de "tentar disfarçar" os quase dois anos afastada do marcado de trabalho.
Introduções a parte, vamos direto ao assunto. Sei que cada área exige um tipo de currículo diferente. No meu caso, área administrativa, o currículo é o tradicional e simples, mas acredito que a maneira com que descrevi a experiência de Au Pair valha para a maioria.

PRIMEIRA PARTE:
Meu currículo começa com informações pessoais como meu nome, nacionalidade, status, idade e telefones e e-mail para contato.
Em seguida, inclui o meu OBJETIVO que, no caso, é um cargo na área de Gestão de Pessoas.
No terceiro tópico, PERFIL PROFISSIONAL, eu já começo a comentar de forma resumida a minha experiência como Au Pair. Esse tópico resume o meu "passado" profissional e meio que me introduz antes das informações mais específicas.

SEGUNDA PARTE:
Na segunda parte do currículo eu falo sobre a minha FORMAÇÃO. Por eu ter feito cursos de extensão na Universidade da Califórnia, achei válido colocar o curso que fiz lá neste tópico. Mas veja bem, se você não realizou nenhum curso específico durante a sua experiência como Au Pair, não inclua nada aqui. Cursos livres e de inglês ficam em outra área do currículo.

TERCEIRA PARTE:
A terceira parte trata-se das EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS, mas eu não inclui nada relacionado ao intercâmbio lá, por isso não compartilhei com vocês. Porém, caso você tenha a intenção de trabalhar com crianças, como professor, por exemplo, acho válido que você inclua o Au Pair não só como experiência internacional, como também experiência profissional.

QUARTA PARTE:
É aqui que você contará sobre os cursos livres, complementares, de idiomas e outras qualificações que você tenha adquirido durante o período em que foi Au Pair. No meu caso, como fiz ESL durante o meu período fora, foi no tópico QUALIFICAÇÕES E ATIVIDADES COMPLEMENTARES que inclui essa informação, junto com demais cursos livres e de idiomas que realizei.


QUINTA PARTE:
Quando se possui experiência fora do país, seja ela qual for, é super válido criar um tópico EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL e comentar todas elas. Como a minha única experiência foi o Au Pair, deixei no formato dissertativo, mas caso você tenha mais de uma experiência, vale coloca-las em tópicos também.
Basicamente era isso que eu tinha para compartilhar com vocês. Espero que tenha esclarecido algumas dúvidas de vocês e que tenha sido uma informação válida.
Como falei, currículo é algo BEM pessoal e que muda de acordo com a área também. Não estou dizendo que o formato que redigi o meu seja o certo, mas foi o que achei certo para mim. Então, fiquei a vontade para copiar o que achar relevante, mas avalie se vai se encaixar certinho com o que você precisa e está buscando antes, ok?

Meu blog pessoal (sobre Au Pair também): All About the Au Pair Program
Snapchat: laristf
Instagram: @laristf9
Share:
Larissa

14 comentários:

  1. Larissa parabéns !
    Amei suas dicas ♥

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oii, eu tbm sou de Americana, estou começando meu processo agora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janaina, tudo bem?? Eu voltei de lá há duas semanas e ainda estou desempregada, se quiser a gente pode marcar um café ou alguma coisa para conversar, vou adorar te ajudar!!

      Excluir
    2. Oii, tudo bem e com você? Com esse currículo jaja encontra um :)
      Iria adorar ter ajuda de quem já passou por isso, posso te procurar no face? haha

      Excluir
    3. Gente socorro sou de Santa Barbara d'oeste, me passem o contato de vcs! quero começar agr em 2017 o procedimento

      Excluir
    4. ainda dá tempo de passar o contato Paula? me procura no face, Larissa Torres Faria

      Excluir
    5. Depois de muito tempo vi o seu comentário Paula, desculpa!! Cheguei nos EUA há pouco mais de um mês, se quiser me adiciona no face Janaína Almeida

      Excluir
  4. Amei as suas dicas, eu precisa mesmo de uma orientaçõ porque eu nunca tinha visto um post assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Kate! Eu decidi escrever sobre isso exatamente porque eu pesquisei MUITO ao redigir o meu e não achava muitas informações relevantes!! Obrigada pelo carinho :*

      Excluir
  5. Excelente tópico!! Também estava tendo dificuldades em encontrar a definição ideal sobre o aupair para o currículo. Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Larissa, muito obrigada pelas dicas. me ajudaram muito!
    Você conseguiu trabalho logo após sua volta? Retornei há pouco tempo, mas estou preocupada rsrs
    Obrigada novamente ;)

    ResponderExcluir