quarta-feira, agosto 17, 2016

E quando as crianças não falam sua língua?

Oii, primeiro post que faço de terras nórdicas e já posso dizer que estou amando aqui, já estou bem adaptada com a família e com a rotina, mas o meu maior impasse sem dúvidas é a língua. A língua Finlandesa é muito difícil e prevejo muita “aventura” aqui por conta disso. Como era de se esperar as minhas kids só falam finlandês e pra piorar a situação minhas aulas de finlandês só começam em setembro.



No inicio eu não entendia nadinha do que eles falavam, então ou eu ignorava ou eu ria (se eles estivessem rindo). Depois de um mês de convivência e talvez umas dez palavras aprendidas, eu aprendi a interpretar o que eles estão querendo, através do som das palavras, do que está acontecendo no momento, da expressão no rosto deles e claro muita mímica envolvida. O que posso dizer??? As crianças estão sobrevivendo, e o meu maior impasse é não conseguir argumentar com eles, é só sim ou não.

Para vocês entenderem um pouco o que é a lingua, ontem o mais velho me perguntou que horas o avô dele iria chegar, faltavam 45 minutos e eu coloquei no Google Translate “quarenta e cinco minutos” e traduziu para “neljäkymmentäviisi minuuttia” Eu sei, eu sei, mas não tinha muita coisa que eu poderia fazer naquele momento. E além disso, quando eu tento falar alguma coisa que eu traduzi pelo translator eles geralmente não entendem e dão muita risada.

Enfim, estou me divertindo muito com esses impasses, e por enquanto não tive muitos problemas por conta da língua. Volto no mês que vem com mais novidades.




Beijos, Paula!

0 comentários :

Postar um comentário