Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

17 setembro 2016

Escolas Finlandesas: como é a melhor educação do mundo?

Oi pessoal, hoje o post será sobre as escolas finlândesas. A educação da Finlândia é considerada a melhor do mundo e eu já li vários artigos sobre como funcionam as escolas e muita coisa me impressionou.
Mas vou tentar manter o post somente com o que eu presenciei ou com o que a minha hostmom me contou, pois ela é professora e eu fui passar um dia no trabalho dela. Antes vou introduzir com algumas curiosidades que ela me contou e depois contar em ordem como foi minha visita lá.
O governo finlandês disponibiliza educação de qualidade e gratuita para todas as crianças e a partir dos seis anos (pré escola) elas são obrigadas a frequentar. As escolas precisam estar num raio de 3 km da casa que a criança mora (por isso a maioria vai sozinho de bicicleta para escola) ou se não o próprio governo disponibiliza táxi para os alunos.
Agora vou começar falando sobre meu dia na escola. Ao chegar na escola, como na maioria dos lugares na Finlândia, foi necessário tirar os sapatos. Entrei na primeira classe (5ª série), a qual minha hostmom somente leciona inglês e ela havia preparado um jogo para eles treinarem comigo. Enquanto eu respondia milhares de perguntas eu ficava observando a sala de aula, a mesma era super organizadinha e com tudo que a criança necessitava. Quarenta e cinco minutos respondendo eles quando tocou o sinal, todos se levantaram e foram para o intervalo. Sim, eu disse intervalo! Perguntei para minha host sobre e ela me explicou que eles tinham um tempo de 15 minutos a cada período e um intervalo de meia hora no meio da manhã, e obviamente sem contar o intervalo do almoço que é mais 30 minutos. Então eu pensei, quando é que eles estudam? Por que minha vida escolar não foi assim?
Fomos para sala dos professores e esperamos acabar, fomos então pra real turma dela, naquele dia ela tiveram três períodos, sendo um de gramática finlândesa e dois de educação artística, sendo assim nesses três períodos eu não participei da aula somente observei, e observando eu percebi que não era somente uma classe naquela sala, tinham duas turmas. Minha hostmom da aula ao mesmo tempo para terceira e quarta série. Fiquei me perguntando "como isso pode funcionar?" Mas funciona, melhor educação do mundo, lembra? Vim descobri depois que a mãe da minha hostmom, que também é professora, da aula pra quatro séries ao mesmo tempo, porque elas lecionam em cidades pequenas e as series normalmente são compostas por menos de 20 alunos, as vezes menos de 10.
Na aula de artes, eles passaram o primeiro período desenhando numa folha e o segundo reproduzindo esse desenho no chão com giz. Sim pessoal, eles puderam riscar a vontade no chão da escola. Sem querer julgar, mas já julgando, Brasil você precisa rever teus conceitos ao invés de me colocar pra somar frações. "Ah mas Paula, com certeza não é assim o tempo todo!" Claro que não, eles tem aula de musica, aula de educação física, aula de habilidades manuais (costura e marcenaria), aula comportamental e outras mais, e todas com o mesmo peso das matérias que pra nós são consideradas como essenciais, mais importantes ou até mesmo vitais para o ensino. Aqui não existe a matéria mais importante, todas são.
No meio desses turnos houve o almoço, o qual tinha batatas, almondegas, alface e pepino, e como bebida só há leite, nem água é permitido.

Como na Finlândia é costume e por isso muitos tomam leite em todas as refeições, eles acham essencial a criança crescer bebendo bastante leite, mas né, convenhamos, é um absurdo não deixar a criança beber água.
Meu último período na escola foi com a turma da 6ª série, que minha host também leciona inglês, foi o mesmo jogo de perguntas, nada muito novo, somente que o inglês desses alunos era muito bom, principalmente se comparar com alunos brasileiros.
Enfim, a escola finlandesa que eu conheci é muito diferente do que eu já vi no Brasil, tanto na estrutura quanto nos objetivos. Mas quero deixar bem claro que essa foi uma experiência com uma professora em uma escola na Finlândia e isso não quer dizer que todos os professores e escolas aqui são dessa forma.

Abraços,

Paula.
Share:
Unknown

3 comentários:

  1. Meninaaaa você ta na Finlândia!!! To louca atrás de alguem que esteja na Finlândia. Vou te procurar no face uahsushs

    ResponderExcluir
  2. Meninaaaa você ta na Finlândia!!! To louca atrás de alguem que esteja na Finlândia. Vou te procurar no face uahsushs

    ResponderExcluir
  3. Olá Paula.
    Te mandei um email. Porque eu quero ser au pair na Finlândia.
    Grata

    ResponderExcluir