Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

03 dezembro 2016

Vamos falar de faxina hoje?

Eu não sei vocês, mas sempre fui muito curiosa com relação a essas coisas básicas do dia-a-dia de uma Au Pair e pouco li sobre limpeza e organização, por exemplo... Então decidi vir contar quais eram as minhas principais obrigações, como eu as realizava e as diferenças entre o Brasil e os EUA.
A minha hostfamily tinha dois grandes defeitos se tratando de faxina: nunca contratavam housecleaner e levavam a sério que tudo que era das crianças eram responsabilidade da Au Pair.
Para facilitar o entendimento de vocês, eu vou separar o post em três tópicos. Em um deles vou contar quais eram as minhas obrigações diárias, outro com as obrigações semanais e um outro com as obrigações quinzenais e mensais (as vezes sazonais).

📝 DAILY DUTIES:
Existiam algumas obrigações diárias, e por serem realizadas todos os dias se tornaram automáticas, espero lembrar de todas...
Logo cedo, eu trocava os meninos e já levava a roupinha deles para a lavanderia. Houveram momentos em que eu lavava roupa todos os dias, ás vezes acontecia de eu acumular e fazer dia sim e dia não, mas não passava de dois dias...
Outra coisa que eu fazia todos os dias era arrumar o playroom e os quartos, já que haviam brinquedos por todos os lados. Eu não me considerava "off" até que estivesse tudo em seu devido lugar, a cama arrumada, inclusive.
A louça era outra obrigação diária, meus hosts não suportavam a pia lotada. Então tudo que eu usava, ou eu lavava na pia (o que não podia ir para a máquina) ou eu colocava na máquina. E raramente a máquina de lavar louças ficava mais do que um dia sem ser ligada, então em 90% dos meus dias trabalhados eu tinha que enxugar e guardar as louças limpas...
Eu também lavava as mamadeiras e copinhos dos meninos todos os dias. Enquanto eles dormiam depois do almoço eu dava esse jeito na cozinha, louça e mamadeiras, todos os dias!
E por último, as privadas! Pois é, meus caros! Bom, levando em consideração que os meus hosts mal ficavam em casa e que, enquanto estavam, usavam a suíte do quarto deles, as outras privadas eram "minha responsabilidade". O que aconteceu foi que meu hostkid mais velho parou de usar fralda e começou a usar a privada, só que o xixi dele deixava a privada meio sujinha demais, e se passasse de um dia já secava e fedia, então eu limpava todos os dias...

📝 WEEKLY DUTIES:
Esses afazeres semanais vão parecer muitos, mas pensem, eu tinha 5 dias para fazê-los, então também já era automático, principalmente porque eu me impunha um calendário e fazia as coisas sempre no mesmo dia ou, pelo menos, tentava.
Na segunda-feira, por exemplo, eu lavava e trocava os lençóis, trocadores e toalhas dos meninos. Era um "dia de lavanderia", porque tinham roupas dos meninos do final de semana todo e eu já aproveitava e lavava mais coisas. Se eu passava o final de semana fora, ainda tinham as minhas, mas eu deixava pra fazer na terça-feira, por exemplo.
Uma coisa que eu geralmente fazia toda semana era tirar o lixo. Tínhamos latões de lixo no quintal e o lixeiro só vinha uma vez por semana, toda quarta-feira. Então, se era quarta e tinha lixo, mesmo que não estivesse transbordando, eu tirava e colocava no latão, já que o lixeiro só viria de novo em uma semana... E se o lixo tivesse transbordando, fosse o dia que fosse, eu também tirava.
Outro afazer semanal era lavar os humidificadores dos quartos dos meninos e o bottle warmer, que era um bagulhete que esquentava as mamadeiras em "banho maria". Como ambos utilizam de água para funcionar e estão diretamente ligados com a saúde dos meninos, era muito importante mantêm-los limpinhos...
Eu também limpava a cozinha uma vez por semana, na realidade, a área comum da casa (cozinha e sala de estar). Como já comentei acima quando falei dos banheiros, todo o resto da casa era, basicamente, utilizado por mim e pelos meninos, então, infelizmente fazia parte da minha obrigação manter tudo arrumadinho, né?
Eu também utilizava o horário da soneca para dar um jeito em tudo e geralmente fazia isso na sexta, sei lá, achava gostoso ficar off no final de semana com a sensação de que não ficou nada desarrumado ou para trás... Depois que lavava a louça, já aproveitava e passava um pano nas bancadas, limpava o fogão, dava uma geral na geladeira, varria e passava pano em toda a área e passava aspirador no tapete da sala...

📝 BIWEEKLY AND MONTHLY DUTIES:
Eu pegava toda semana do dia 15 de cada mês e tirava para fazer faxina, e tinha que ser a semana toda... Os meninos me ocupavam muito e eu não podia simplesmente deixa-los brincando e sair limpando a casa, já que eram pequenos...
Algumas vezes eu colocava um desenho no meu computador para eles assistirem, porque realmente NÃO TINHA OUTRO JEITO, mas acho que meus hosts nunca desconfiaram, já que era extremamente proibido deixa-los assistir alguma coisa...
O que eu fazia, então, era limpar um cômodo por dia. Na primeira casa, eram 3 quartos, meu e dos meninos, e dois banheiros, um meu e um deles. Se o quarto dos meninos fossem ambos no segundo andar, eu limparia tudo no mesmo dia, mas era um em cada andar, então nem tinha lógica querer limpar tudo no mesmo dia. Já na segunda casa, valia mais a pena passar o aspirador em todos os cômodos de uma vez só...
O que eu limpava no quarto deles: as persianas, sim, eu limpava as persianas, e as malditas eram sujas demais; tirava pó dos móveis, passava o aspirador, limpava e organizava os brinquedos dos quartos e lavava os cobertores, tapetes e bichos de pelúcia.
No banheiro: eu lavava as banheiras e os boxes, na cândida mesmo meus amigos; limpava as persianas, os espelhos e os brinquedos de banheira; lavava as pias, privadas, aspirava e passava pano no chão e lavava as toalhas e tapetes.
Também passava aspiradores no corredor comum da casa e na escada, já que era tudo carpete. Ah, e na lavanderia também, ficava cheia de pêlos e cabelos, e esse era outro cômodo que os meus hosts quase nunca usavam, já que mandavam tudo lavar na lavanderia...
Já a cozinha e a sala eu só fazia, mais uma vez, o que eu já fazia toda semana, nada além... E os tênis e crocs dos meninos eram coisas que eu sempre estava limpando também, e as cadeirinhas do carro e o carrinho.

📝 EXTRAS:
Eu tinha outras obrigações, mas elas não eram muito frequentes, o que não significa que não sejam importantes... Os brinquedos e as roupas dos meninos ficavam sob meus cuidados, não só na limpeza. Como assim?
Se eu percebesse brinquedos que eles já não brincam mais, ou que quebraram, ou que estão muito velhos, era minha obrigação coloca-los de lado. Sempre tinha uma sacola no closet de um deles para essa função. E trimestralmente a minha hosta fazia doação para uma ONG.
Com as roupas o esquema era exatamente o mesmo. As roupas do mais velho que iam ficando justas ou pequenas iam para uma caixa para que pudesse ser do mais novo quando as mesmas o servissem. As roupas do mais novo iam para uma outra caixa que, era doada, agora fica para o bebê. Também era minha obrigação pegar as roupas da caixa do mais velho e colocar em uso do mais novo.
Tinha uma caixa para cada idade. Até 6 meses, 12 meses, 18 meses, 2 anos, 3 anos, 4 anos... E por aí vai... Sempre achei bem legal esse perfil reciclável da minha hostfamily.

PRODUTINHOS DE LIMPEZA:
▪️ Vacuum Cleaner
Esse era exatamente o aspirador que os meus hosts tinham, tem a parte da frente, para limpar o chão, e no cabo também tem a parte do caninho, para limpar cantinhos e áreas menores, por exemplo...

▪️ Spray para limpeza de vidros e espelhos
Eram bem úteis e fáceis de usar, espirra e passa um paninho seco logo em seguida, pronto, estava limpo.

▪️ Detergente para lavar louças
Eu achava muito fofo o detergente ser da Palmolive, mas essa é a única diferença do nosso, nada alé, até as cores e os cheiros são iguais.

▪️ Spray de desinfetante com cloro
Era esse que eu usava nas pias, banheiras e privadas. Eu espirrava em tudo, deixava agindo uns 10 minutinhos, esfregava com esponja e enxaguava...

▪️ Lenços humedecidos com adição de cloro
Quer invenção mais incrível que essa? Eu usava para tudo! Até os crocs e brinquedos dos meninos eram tratados com essas wipes, tudo!

▪️ Limpador geral tipo o nosso Veja
Eu usava para limpar o fogão e a geladeira, por exemplo. Ou eu espirrava no pano e limpava, ou direto na peça, e o que minha hosta comprava era o de limão também...

▪️ Mop ou swab, sei lá, o nosso famosos esfregão
Não, não rolava rodo e pano, era esse negócio aí... Na parte de baixo tinha um paninho descartável que era só trocar quando acabava, nessa "garrafinha" ficava o desinfetante, e no topo do cabo tinha um botão que você apertava quando queria acionar o desinfetante. Espero que tenham entendido essa explicação.

▪️ Limpador de gabinetes, armários outros móveis de madeira
O próprio nome explica, é só aplicar e passar toalha de papel ou paninho seco logo em seguida... Nada de água na madeira galera!

▪️ Limpador de bancadas de mármore e similares
O nome explica tudo também. Era com esse produtinho que eu limpava as bancadas da cozinha... Sem erro, espirra, passa um pano úmido e limpo, pronto!

▪️ O tal do Blinds/Shutters Duster, ou seja, o espanador para limpar as persianas
Vai, agora a ideia de limpar as persianas nem parece tão medonha, né? Era só passar esse espanador de pó entre uma persiana e outra e estava limpo! Depois era só colocar a parte focinha do espanador na maquina de lavar...

▪️ Carpet Cleaning Machine
Parece um aspirador e funciona quase do mesmo jeito, só que com água. No compartimento de cima fica a água limpa com o desinfetante e no de baixo vai a água suja. Porque sim, o bagulho já lava e seca tudo de uma vez.

Em resumo é isso pessoal, espero que vocês tenham matado algumas curiosidades com esse post. Eu realmente fazia MUITA coisa. Algumas porque eram a minha obrigação mesmo e outras porque se eu não fizesse ninguém mais faria e eu moraria num chiqueiro...
Mas uma coisa é fato, eu sempre invejei Au Pairs que tinham faxineira em casa e nunca aceitei que a minha hf não tivesse. Mesmo que faxina nos EUA pareça fácil, o sangue brasileiro automaticamente te fará mais detalhista e limpa do que eles, vai por mim...
No final, de verdade, acabava virando tão rotineiro que nem cansava tanto. Sei que lendo deve parecer quase escravidão, ainda mais somado ao trabalho de se cuidar de duas crianças pequenas, mas eu sabia dividir bem os afazeres que, por exemplo, escrever na lista de mercado as coisas que iam acabando virava au-to-má-ti-co e nem parecia trabalho ou obrigação, se é que me entendem...

Meu blog pessoal (sobre Au Pair também): All About the Au Pair Program
Snapchat: laristf

Instagram: @laristf9
Share:
Larissa

0 comentários:

Postar um comentário