Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

17 março 2017

Food, Finland, F@*%,... Tudo que é bom começa com F

O post de hoje é sobre as comidas e a alimentação finlandesa! Antes de começar, só queria deixar avisado que sempre que eu me referir aos finlandeses eu estou me referindo aos quais eu convivo, vejo nas ruas, nos restaurantes, mas com certeza não estou falando por todos!

Gente, assim que eu fui dando a notícia que eu iria morar por aqui, uma pergunta recorrente que as pessoas me faziam era “mas o que eles comem lá?”. E para ser sincera eu não sabia muito bem, sabia que ia comer bastante salmão e batata e para mim era o suficiente.

Chegando aqui, percebi que a alimentação deles é bem parecida com a nossa, comem bastante massa e batata, muito frango, peixe, embutidos e carne moída! Eventos mais especiais tem outros tipos de cortes de vaca, porco e algumas carnes de caça. O arroz aparece por aqui também, junto com vegetais (normalmente congelados) e salada (PEPINO, COMO GOSTAM DE PEPINO).

Vou separar em duas partes esse post, a primeira vou falar o que eles normalmente comem em cada refeição e depois vou falar sobre algumas comidas finlandesas.

Café da manhã – Normalmente eles começam o dia muito bem, ou eles fazem um smothiee (normalmente de berrys) ou um mingau de leite com aveia (é possível por frutas ou manteiga). Dificilmente eles comem pão nesse horário, mas minhas kids adoram quando eu dou para elas.

Almoço – Eles comem bastante sopa por aqui, massa e batata! SEMPRE acompanhado de carne, já percebi que eles são bem carnívoros por aqui, ainda não conheci um finlandês vegetariano e eles normalmente nem tocam nesse assunto. É quase impossível tu achar num supermercado um sanduíche sem carne, e os restaurantes oferecem pouca opção. Minha hostfamily não é muito seguidora desse costume, mas é algo bem comum na Finlândia eles tomam leite puro e comem pão junto com o almoço! Em todos os restaurantes que eu fui (excetos os de comida mexicana e chinesa) tem pão e leite para você comer a vontade junto com a refeição.

Janta – Igual ao almoço.

Ceia – Normalmente mingau novamente, esse podendo ser de arroz.

Os Finlandeses se intitulam super healthy, a maioria faz algum esporte e os corpos são esculturais. Mas não, eles não são saudáveis, eles só fingem! Eles ainda estão na época que comer coisas diets/lights significa que tu está se alimentando bem (preguiça dessas pessoas), comem quase tudo industrializadoe acham que estão abalando comendo panquequinhas de espinafre provenientes diretas de uma fabrica. Mas eu nem tento argumenta, “é sim, você é super saudável”!!! Eles são magros porque eles comem pouco, pulam direto refeições e eu me sinto uma ogra em buffets quando comparo o meu prato com o dos outros, mas na questão qualidade de comida eu sofro por eles.

Comidas Finlandesas ( Vou contar aqui só o que já provei):

Leipäjuusto: Tradução livre – Queijo de pão. Eu amo queijo, e esse queijo esta nos meus top 3 certamente. Por mais que a tradução seja Queijo de pão ou algo do gênero, normalmente eles comem só o queijo, frio ou quente, ou colocando alguma geléia. Ele lembra um pouco o queijo coalho.
Riisipuuro: Tradução livre – Mingau de arroz. Como eles gostam desse mingau, fico impressionada. Eu particularmente detesto e quase morro quando tenho que comer! Seria o nosso arroz de leite (ou arroz doce) mas sem o doce, com sal e eles colocam manteiga depois de pronto para ela derreter e ficar tipo uma calda, podem colocar açúcar (depois de pronto e já contendo sal) e canela. Quando eu como eu taco canela até não poder mais.
Hanna-tädin kaku – Tradução livre – Biscoito da Tia Hanna – É um biscoito sensacional, que a bisavó das crianças faz muito e por isso tem estoques na minha casa.
Piparkakku – Tradução livre – Pão de especiarias. Mas eles me traduzem para inglês sempre como Ginger Bread – Pão de gengibre. O que não faz o menor sentido, por que não é um pão é biscoito e não vai gengibre, pelo menos não nos que eu comi, e acredite, como isso o tempo inteiro, é muito bom! Eu entendi que eles são cookies de natal, só se faz nessa época. Eles tem tradição de decorá-los e esse na foto foi um que eu decorei (sim, podem apreciar minhas qualidades de decoradora)
Glögi: Tradução livre – Vinho quente. E é isso!! Seria o nosso quentão muito melhorado, vai mais especiarias e eu sou muito fã! Mas também só tem na época de natal.
Salmiakki: Sem tradução. Só sei que é uma das coisas mais terríveis que já coloquei na minha boca. Eles chamam de doce, esta na seção no supermercado das balas e chocolates, mas para mim é uma ofensa ao doce chamar o salmiakki de tal! Sobre os finlandeses? Eles amam!
Karjalanpiirakka – Torta de Carélia (Carélia seria uma região) – É vendido junto com os donuts, os croissants, as pizzas,...e adivinhem? Eu odeio! Advinhem novamente? Os finlandeses amam! Nada mais é do que um salgado recheado de arroz!
Bom é isso, espero que tenham gostado do post e espero que um dia possam provar!!


Até mês que vem!

Paula Franz
Share:
Unknown

0 comentários:

Postar um comentário