quinta-feira, março 30, 2017

TROCA DE VISTO: Alemanha para Austria

Hallo Leute! Hoje eu decidi falar de um assunto que me deu a maior dor de cabeça (e não foi a única), sobre a troca de visto de au pair na Alemanha, para au pair na Áustria.
Mas porque dor de cabeça Samanta? Foi tão burocrático assim?
Via de regra é bem simples viu? Mas no meu caso foi uma novela.


(Fonte google imagens)

Primeiro de tudo: Eu achei minha família no APW, e eles estavam acostumados com as três últimas au pairs, sendo da EU, ou seja, não precisaram de visto. A minha Gast Mutter, tinha esquecido parte do processo. Resultado: azedou o pé do frango manas.
Mas vamos do inicio, quais os pré-requisitos, e documentos necessários para uma Au Pair na Áustria?

Requisitos
- Ter entre 18 à 27 anos de idade
- Conhecimento prévio na língua alemã (é preciso provar que fez pelo menos 60h do curso de alemão)
- Sersolteira e sem filhos
- Não ter vivido/trabalhado na Áustria nos últimos 5 anos
- Ter interesse em aprender a língua alemã (o curso é obrigatório)
*A au pair DEVE fazer um curso de alemão nos 6 primeiros meses. O país disponibiliza o visto para 6 meses, e somente após a comprovação do curso (independentemente do nível) eles disponibilizam mais 6 meses de visto.

Benefícios
- Dinheiro de bolso  425,70 EUR.
- 5 Semanas de férias
- trabalho no máximo de 18h semanais
- Pelo menos um dia livre por semana
- Num contrato de um ano a família paga 15 salários (bônus de aniversário, natal e um bônus de termino de contrato)
* A família não é obrigada a pagar o curso de alemão, e nem o seguro saúde, isso deve ser conversado e colocado em contrato.
** A Família não é responsável pelo custo da viagem da au pair.
*** Eu não precisei legalizar  nenhum documento na Embaixada Austríaca no Brasil e nem no Ministério das relações exteriores. Mas eu sei que algumas cidades na Áustria exigem, tudo depende ! Então se você esta no Brasil, certifique-se se deve ou não fazer.



O que voce precisa para tirar o visto ?
Comprovante de curso de Alemão ( não se pode tirar o visto sem isso). Precisa provar que você fez pelo menos 60h de curso de alemão,em qualquer nível.
Certidão de nascimento traduzida para o Alemão (E APOSTILADA: Apostila da Haia)
Certidão de Antecedente criminal ( Policia Federal) DE TODOS os países que você já morou, traduzido para o alemão claro.

Contrato de Au pair com todos os itens, entre beneficios e obrigações especificados.
Você pode achar um modelo no APW.

** É necessário uma foto nova de passaporte com DATA. A minha foto tinha apenas 7 meses e eles me fizeram fazer outra!!

Site do governo Austríaco:
Agora pra quem era au pair na Europa, na Alemanha como eu, por exemplo, e quer vir para Áustria, tomam cuidado!
Eu vim para a Áustria e me registrei na prefeitura como turista, claro, e comecei a dar entrada no processo. Tinha todos os documentos ok, traduzidos. Quando fomos à policia Áustria, faltavam duas coisas:

- Meus antecedentes criminais da Alemanha
- Minha certidão de nascimento apostilada

Quando a senhora da policia falou sobre APOSTILA DA HAIA, eu não tinha ideia do que era, até eu pesquisar e saber do que se tratava. É como uma confirmação do cartório no Brasil, de que seu documento é realmente verdadeiro e não falsificado. Em alguns países ou para alguns determinados vistos é necessário que os documentos sejam apostilados.



O PROCESSO: Tive que entrar em contato com a Policia alemã, para requerer meus antecedentes mas, como eu já havia me mudado foi muita burocracia do capeta.

Tive que mandar um formulário para o escritório da Policia de Bonn, mas antes tivemos que pagar uma taxa, e pedir para o dpto de policia daqui assinar. Depois de quase um mês e muitos papéis assinados, consegui.
Quanto ao caso da apostila, minha host brigou, brigou, e abriram a exceção para mim. Consegui o visto sem a tal apostila. Mas minha amiga, que também é brasileira, e era Au pair na Alemanha, teve que mandar a certidão para o Brasil, pedir pra alguém da família mandar apostilar, mandar de volta pra cá e traduzir para o alemão novamente (haja dinheiro).

Ambos os processos, tanto o meu quanto o dela, demoraram cerca de 2 a 3 meses, e corríamos o risco de ter que voltar ao Brasil por isso.

Então, se você é au pair na Europa no geral, e gostaria de vir a Áustria, certifique-se antes de tem todos os documentos necessário e apostilados em mão.
Qualquer dúvida, comentem aqui, que eu respondo.

Eu na minha cidade Feldkirch


Beijos até a próxima!!

0 comentários :

Postar um comentário