Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

11 abril 2017

Seis comidas holandesas bem loucas

Olá pessoal, como vocês estão? Por aqui tudo muito ensolarado com a chagada da primavera. Hoje eu resolvi falar um pouco dos hábitos loucos de alimentação dos holandeses e como foi a minha adaptação a isso, a essa vida nova.

Eu sempre disse que os holandeses são loucos (pura verdade), em relação a comida isso não seria diferente. Quando nós chegamos em um país novo, onde tudo é completamente diferente tendemos a estranhar tudo e achar tudo um completo absurdo, com tempo isso passa, nos acostumamos com algumas coisas, até gostamos, implementamos outras em nossas vidas e seguimos em frente, mas existem coisas que não tem como se acostumar.

A minha adaptação a vida de holandesa foi super rápida, tranquila e sem muito problemas. A primeira semana foi a que eu mais sofri, praticamente não conseguia comer, a mudança de fuso horário e habitos alimentares quase me mataram, mas na segunda semana eu já estava bem mais acostumada, com mais energia, descansada e tudo foi se encaixando. O essencial nessa fase é ter o apoio da host family, a minha sempre foi ótima para mim e até que eu me adaptasse eles foram super compreensíveis.

Algumas das coisas que mais chocaram a minha família e amigos no Brasil, que no começo pareceu no mínimo estranho para mim, foram:

Pindakaas met hagelslaag: nem é tão doido assim, mas muita gente fez cara de nojo haha eu amo, minha vó e meu irmão também ficaram loucos por isso que é simplesmente pão com pasta de amendoim e granulado. Ah o detalhe é que esse é o amloço dos holandeses, sim, na Holanda come-se pão no almoço.


Herring: esse é doido demais para mim e para o meu estomago, os holandes piram quando a temporada de herring, começa. Eu consegui dar uma mordida só e quase morri, mas tem gente que come no café da manhã. Esse "prato típico" é basicamente o preixe cru servido com pedaços de cebola.


Pannenkoeken: as panquecas holandesas são completamente diferentes das nossas, existem várias versões e sabores, as minhas preferidas são a de bacon e a natural com schenkstroop (uma espécie de melado) e powdered sugar, o que é totalmente normal e aceitável, mas a da minha host mom era a de bacon com maça.


Appelmoes: isso sempre foi demais para mim, eu nunca gostei muito de nada feito de maça, principalmente "moes" (tipo um pure de), mas até aí tudo bem, o problema foi quando os holandeses decidiram comer isso com comida salgada tipo frango, carne, salsicha, etc.


Dropjes: essa é a pior coisa que eu já experimentei em toda minha vida, eu me lembro até hoje do dia que eu coloquei uma dessas balinhas na boca, chorei! Dropjes, amei ou odeie.


Rinse appelstroop: até hoje eu não sei explicar bem ao certo que negocio é esse, mas sempre achei nojento (voltamos a questão da maça, eu até como a fruta, os derivados não), principalmente como eles comem isso, geralmente com pão, queijo, manteiga e as vezes até na comida.


Essas são algumas coisas que eu não gostava ou achava estranhas, mas além dessas eu vi muita outras, bem loucas também, tipo pão com manteiga de amendoin, pepino, pimenta e peixe cru, é de revirar o estomago haha. Por hoje é isso pessoal, qualquer coisa estou por aqui, até mês que vem.

Kusjes!

camihfeer@gmail.com

Share:
Unknown

2 comentários:

  1. Que delícia ler coisas sobre a Holanda e a Europa num geral aqui no blog, acabei de fechar com a agência para o Au Pair na Holanda e é muito bom saber essas curiosidades!!

    ResponderExcluir
  2. Que bom Larissa, tenho certeza que você vai amar a Holanda! Boa sorte =)

    ResponderExcluir