segunda-feira, maio 15, 2017

One-Trick Pony

Oi gente, alguém aí já ouviu aquela expressão em inglês "one-trick pony"? É o famoso pônei do circo que só sabe fazer UM truque. No começo isso até pode ser fofinho mas depois fica chato porque ele basicamente se resume a só isso mesmo. E o que isso tem a ver com o meu post de hoje? Bom, é que eu fui aupair por muitos anos e o meu maior medo era de não conseguir nenhum emprego depois que não fosse relacionado à crianças, já que era praticamente a ÚNICA experiência de trabalho que eu tinha no currículo além de alguns estágios da época de faculdade (que nem contam muito né?)

...............................................................................
.....................................................................................

Sempre que eu procurava um emprego novo as pessoas logo me perguntavam qual experiência profissional eu tinha na minha área e isso era muito frustrante porque eu não tinha nenhuma - mas se ninguém me desse uma oportunidade eu continuaria não tendo! Porque sim, eu fiz faculdade, me formei com boas notas e falava vários idiomas mas experiência mesmo eu não tinha com nada além de childcare só que eu não queria ficar presa nisso para sempre. Tinha tanto potencial, tanta coisa diferente para agregar e na verdade eu nem gosto muito de criança! Só fui aupair mesmo porque este era o único jeito que eu consegui de morar legalmente no exterior com o orçamento apertado que eu tinha na época.


Enquanto os meus ex colegas da faculdade e outras pessoas da minha faixa etária já estavam estabelecidos no mercado de trabalho eu apenas começava a engatinhar. Fiz um currículo enxuto, ralei muito em posições que eu sabia que estavam bem abaixo das minhas habilidades e já escutei muito: "adoramos sua personalidade e estamos impressionados por você ser poliglota e tão viajada masssss......" Sim, este MAS me matava. Aliás, você pode terminar essa frase com uma das variáveis abaixo:

- "(...) mas procuramos alguém com mais experiência nessa área."
- "(...) mas como você nunca trabalhou com isso antes resolvemos contratar alguém que já tivesse trabalhado."
- "(...) mas a diretoria achou melhor não arriscar contratando uma pessoa sem experiência prévia."
- "(...) mas o fulano de tal que já exerceu este cargo por sete anos acabou preenchendo a vaga!"
- "(...) mas resolvemos continuar procurando alguém que tenha um pouquinho mais de know-how do que você..."


Aí eu me vejo no eterno dilema do recém-formado: aquele cara com o diploma universitário na mão, sem experiência nenhuma na área dele e com uma vontade enorme de trabalhar, mas que não é levado a sério por nenhuma empresa e não consegue nenhuma oportunidade de mostrar serviço simplesmente porque nunca trabalhou com aquilo antes. É cruel, é injusto e nessa época de crise as oportunidades estão ficando cada vez mais escassas. Mas para mim, pior do que ficar desempregada era virar o famoso one-trick pony.


Para ser beeeeeeeeem sincera com vocês, até hoje eu preciso provar constantemente que eu dou conta do recado. Até hoje eu batalho pelo meu lugarzinho ao sol. Tento compensar a falta de experiência em certas coisas com proatividade, flexibilidade e comprometimento. Me revolta MUITO ver pessoas bem menos qualificadas do que eu subindo de cargo na empresa só porque trabalham lá há mais tempo e não porque são realmente boas no que fazem. E até hoje quando eu faço uma entrevista de emprego o entrevistador me pergunta desconfiado sobre certas épocas em que não aparece nada no meu currículo. Era justamente o período que eu era aupair. 


Eu escolhi não trabalhar mais com crianças, escolhi mudar o foco e redirecionar a minha carreira, escolhi ser o pônei que faz muitos truques diferentes e que todo mundo bate palma e fica impressionado com ele. Me arrependo sim de ter sido aupair por tanto tempo então se você é uma futura aupair que pretende ter uma carreira numa área completamente diferente de childcare, leve o seu futuro profissional em consideração quando terminar o programa para não cometer os mesmos erros que eu cometi, ok?

Um comentário :

  1. Caramba. Mas qtos anos vc foi au pair e qtos anos vc tem agr?
    Eu acabei de me formar na faculdade, to sem nenhuma experiência na área e apliquei pra ser au pair :O
    Vc mudou de área? (A área que vc se formou na faculdade)

    ResponderExcluir