Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

15 novembro 2017

Como achar uma host family na Suécia?

Bom dia!
Pra você que está interessado em se tornar au pair na Suécia e não sabe por onde começar, vou te dar dicas de sites para encontrar famílias. Mas antes vamos falar um pouco sobre agências de au pair.

Muitas pessoas tem receio de encontrar uma família em sites de busca ou facebook, pois se sentem mais seguras quando o processo é realizado através de uma agência.

Na europa, o papel das agências é mínimo. Normalmente as agências ajudam a au pair e host family com a documentação, fornecem informações sobre as regras do programa, são a ponte entre família e au pair no pré embarque e auxiliam a au apair a encontrar uma nova família em caso de rematch (nem sempre essa ajuda é realmente efetiva).

Diferentemente das agências de au pair nos Estados Unidos, as agências de au pair na Europa não são seu sponsor, por tanto não pense que a agência se responsabilizará por você em caso de problemas com a família ou rematch. 

O que eu quero dizer com isso, é que algumas pessoas acham que o Au pair na europa é igual nos Estados Unidos, ou seja, em caso de rematch a "LCC" (que não existe aqui) vai te abrigar na casa dela até você encontrar um novo lar. Até hoje eu nunca ouvi falar de nenhuma au pair que foi recepcionada na casa de alguém da agência, porque estava passando por apuros.

Ainda sim, acho justo tentar encontrar famílias através de agências, mas tenha em mente que a agência te ajudará a encontrar a família, te dará suporte com a documentação e dúvidas sobre o programa e "that's it!".


Dicas de agência na Suécia

Para o au pair na Suécia eu indico a agência Scandinavian Au-pair Center. A agência não cobra nada da au pair (ponto positivo) e te auxilia a encontrar uma família que tenha a ver com seu perfil.

O processo é basicamente este:
  • A au pair se cadastra no site e cria um perfil;
  • A agência publica seu perfil no site e as famílias podem ter acesso as suas informações;
  • Você pode procurar por famílias no site e enviar e-mail pra agência pedindo para ser apresentada a família X;
  • A agência te envia o perfil de famílias que tem a ver com o seu perfil, ou famílias que entraram em contato com a agência interessados no seu perfil.
Eu particularmente gosto muito do suporte desta agência. As agentes são super atenciosas, respondem aos e-mail com agilidade e inclusive te ligam se for necessário.

PS: essa agência é válida para todos os países escandinavos, então se você tem interesse em ser au pair em outro país escandinavo que não seja a Suécia, pode se cadastrar também.

Outra agência que conheço é a Saga Au Pair Services. Esta agência foi criada por duas brasileiras que foram au pairs na Suécia e Finlândia. Nesta a agência a au pair paga uma taxa para a agência apenas após o match. Se você se interessar entre em contato com elas para ter acesso ao preço.


Dicas de sites de busca de famílias na Suécia

Meu site preferido é o Au Pair World. Neste site você pode criar um perfil completo, com diversas informações pessoais e profissionais, fazer upload de fotos e vídeos e procurar por sua família.

Você não precisa pagar nada para procurar famílias e mandar mensagens por este site. Acho que esse é um dos maiores atrativos do site, que é preferência entre as au pairs.

O site tem um layout bem intuitivo, e é super fácil de acessar. Você recebe updates semanais com famílias que se cadastraram recentemente no site e podem ser um possível match pra você. 

Para receber este update e notificação de novas mensagens você deve aceitar que o site te envie essas notificações, ok? 

Dica preciosa: se você não está encontrando famílias suficientes no país e área que você designou no seu perfil, tente alterar a forma de busca. Algumas famílias tem preferências por certas nacionalidades, e isso pode dificultar sua busca. Portanto, para que você tenha acesso a maioria das famílias ou todas as famílias suecas (ou do país que você quer ser au pair), no momento da busca no campo "I come from" selecione outro país que não seja o Brasil.

PS: Não altere sua nacionalidade no seu perfil, mude apenas o país de onde você vem quando estiver buscando por uma família neste link. Seu perfil deve permanecer com informações verídicas sobre você.

Outro site que é bastante utilizado por host families e é bem popular é o Great Au Pair. Este site também é bastante completo e dinâmico, além de possibilitar que você faça oupload de fotos e vídeos, mas possuí algumas restrições para aqueles que não são membros pagantes. 

Ou seja, se você paga para utilizar o site, você terá acesso a maioria das funções do site, como enviar e receber mensagens. Entretanto, se você não paga para utilizar o site, o único meio que você terá de entrar em contato com a família desejada é adicionando-a como favorita. Aí é rezar para que a família seja um membro pagante e te mande uma mensagem (você pode responder a uma mensagem, mesmo não sendo um membro pagante, mas não pode ser o primeiro a enviar a mensagem). Do contrário, vocês nunca irão se falar.


Encontrando famílias no Facebook

Outra maneira de encontrar uma família é pelo Facebook. Existem diversos grupos de au pair e host families no Facebook. Nestes grupos au pairs que estão prestes a terminar o programa de au pair oferecem suas atuais host families, e host families procuram por au pairs.

Para encontrar estes grupos, no campo de busca do Facebook digite "Au pair + o nome do país que você deseja ser au pair". Aí é só pedir para participar dos grupos que tenham mais a ver com você.


Esta foi minha dica de hoje pra você que esta procurando por uma família na Suécia. 

PS: Tome cuidado com famílias fake, elas estão em todo lugar. E jamais mande dinheiro pra nenhuma família; isso pode ser um grande indício de família fake.

Vejo vocês nos dias 15 e 30 de cada mês. Bye Bye!

By Valeska Monteiro
E-mail: vikingbrasileira@gmail.com
Share:
Valeska Monteiro (Viking Brasileira)

0 comentários:

Postar um comentário