sexta-feira, dezembro 15, 2017

Natal na Bélgica: Sinterklaas ou Papai noel?

Hello!

Como estamos entrando em clima de natal, resolvi contar pra vocês um pouco sobre as tradições de natal na Bélgica, com base nas minhas experiências aqui.

Logo que cheguei na Bélgica, ouvia as pessoas falando de um tal de Sinterklaas, então achei que ele era o papai noel que nós conhecemos, mas com um nome diferente. Aos poucos descobri que o Sinterklaas é uma figura completamente diferente do papai noel, e vou contar pra vocês um resumo sobre a história desse velhinho.

Sinterklaas

Sinterklaas ou Saint Nicholas como também é conhecido, é uma figura mística, lendária, histórica e folclórica baseada em Saint Nicholas. O dia de Sinterklaas é celebrado anualmente no norte da Holanda no dia 05/12, que é a noite anterior ao dia de Saint Nicholas e, na Bélgica, Luxemburgo e norte da França celebramos na manhã do 06/12.

Há versões diferentes sobre a origem de Sinterklaas, mas a que conheço é que três moças solteiras não poderiam se casar, pois seus pais eram muito pobres e não poderiam arcar com o dote, reservando as filhas o destino cruel da prostituição. Sinterklaas, comovido com a história jogou três sacos de moedas de ouro pela chaminé da casa das moças, e essas moedas caíram dentro dos sapatinhos das moças que estavam secando perto da lareira.
 
Crianças celebrando a chegada de Sinterklaas na Bélgica

Sinterklaas é o percursor do popular papai noel que conhecemos hoje. Como tradição, as crianças normalmente visitam a casa do velhinho antes do dia 5 e 6 de dezembro, deixam uma carta e fazem seu pedido a Sinterklaas. Na noite do dia 05/12 devem deixar seu sapato na porta de casa, com algum presente para Sinterklaas e seu cavalo (tais como água, salgadinho, doce, frutas e etc.), e na manhã seguinte encontrarão doces e presentes deixados pelo velhinho.
Visita a Sinterklaas 

Uma curiosidade sobre Sinterklaas é que as crianças acreditam que durante o ano todo Sinterklaas está na Espanha construindo todos os presentes que entregará paras as crianças no próximo natal.
 
Sinterklaas e Zwarte Pieten
Os acompanhantes de Sinterklaas (esses simpáticos homens e mulheres brancos, fantasiados e maquiados com pele negra) são os famosos Zwarte Pieten (Pedro Preto / Black Pete). Tradicionalmente vestem roupas coloniais do século XVI e a curiosidade sobre a cor da pele, é uma menção ao respeito da diversidade racial, representando a diferença entre brancos e negros. Assistindo a desenhos e filmes de natal aqui na Bélgica, descobri que o motivo da pele negra é que os Pietens entram na casa das crianças pela chaminé e saem de lá sujos haha. PS: além de serem os acompanhantes de Sinterklaas, são responsáveis por verificar o comportamento das crianças e distribuir docinhos.

Falando sobre a Bélgica, as crianças daqui não levam muito a sério o papai noel tradicional que conhecemos. Na verdade, elas acreditam que o Sinterklaas exista e acham que o papai noel é apenas uma figura que não é real. Curioso, né?

As famílias belgas em sua maioria celebram a véspera de natal no dia 24/12, assim como nós, e também tem o costume do almoço de natal no dia 25/12. 

Espero que tenham gostado de conhecer Sinterklaas e feliz natal!
Não esqueçam de curtir, comentar e compartilhar.

Tot straks!


Por Valeska Monteiro
Twitter
E-mail: vikingbrasileira@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário