Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

04 maio 2018

Vivendo sem schedule




Controle da sua vida? Isso não te pertence mais!

Uma coisa que você pode esquecer quando vem para a China é do planejamento. Você vai ter um schedule sim, mas os chineses são muito imprevisíveis e não sabem planejar o dia. Nas minhas duas casas, era muito comum ser avisada que íamos ir para um jantar, uma festa ou até viagem 20 minutos antes da partida (quando tanto!). Na maior parte das vezes eu só tinha tempo de correr para o banheiro antes de pegar meu casaco e ir acompanhar a família.



O que isso quer dizer? Quer dizer que além de correr o risco de ir para um jantar fino de pijama, você ainda pode ter o schedule revirado sem nenhum aviso prévio. O que enfraquece a amizade em qualquer relação.

Dia desses, estava no meu quarto falando com a minha irmã e tudo estava bem. Até que minha hosta e o meu kido bateram na porta, falando que eu tinha que ir tomar o café da manhã. Eu disse que não ia comer, que ia sair e estava de boa. No dia, eu só deveria começar a trabalhar às 15h30 e eram 8h30. Então, minha fofa me disse que eu não podia sair porque, já que não estava indo estudar na faculdade, ela disse pra escola do menino que ele ia ficar comigo todos os dias de manhã e, por isso, eu ia ter que trabalhar. Me deu 20 minutos para escovar os dentes e me arrumar e ir ensinar o menino a manhã inteira.

Num outro dia, ela me acordou e disse que eu precisava começar mais cedo porque a gente estava indo viajar. Tive menos de 20 minutos para fazer as malas, arrumar e tomar café para correr pra estrada. É, ninguém pode falar que a nossa vida não tem aventuras.

Então, meu povo, cá estou eu para dar algumas dicas para vocês:

- Sempre converse com as famílias e reforce que você precisa saber dos planos deles para conseguir se programar. Eles vão se planejar? Não! Mas, pelo menos, vão começar a entender que você tem planos com os amigos e vão tentar ser mais assertivos.

- Fale dos seus horários desde a primeira semana, não espere. As agências sempre falam que a gente precisa ser flexível e aceitar, mas não é bem assim. Se você não bater o pé e mostrar que vocês precisam seguir o schedule, as famílias vão abusar e, antes que você perceba, você vai trabalhar até no seu dia off.

- Deixe uma bolsa pronta com água, maquiagem básica, protetor solar e qualquer outra coisa que você precisa para se arrumar de manhã. Aí, se eles decidirem te arrastar para um ponto turístico ou para um almoço/jantar, você consegue dar uma disfarçada.

E, no mais, boa sorte. Afinal, isso nunca é demais na vida de au pair 😉

Por hoje é isso, gente. Um beijo, até o próximo dia 4 e não esqueçam de deixar os temas que vocês têm curiosidade aqui. Assim, posso escrever sobre eles nos posts futuros <3
Share:
Lola Cirino

0 comentários:

Postar um comentário