sábado, outubro 27, 2012

Oi? Alguém falou em duendes????

Olá pessoal, extraordinariamente estou postando no dia 27... imprevistos acontecem neah!!!
Pois então...

Quando me decepcionei com as possibilidades quase remotas de uma vida gloriosa (só que não) de au pair na terra da Rainha Beth (sim sou intima dela, conformem-se), um certo lugar conhecido por sua cultura de duendes e trevos lindinhos de quatro folhas, me chamou muiiiiiiiito a atenção! IRLANDA!




Não me recordo se citei anteriormente mas, ser au pair na Europa é um assunto meio complicado, uma vez que não tem um programa especifico de Au Pair para não europeus (em alguns países apenas tem um visto ou o programa de au pair para nós meros mortais sulamericanos !!!). Entretanto, alguns oferecem a oportunidade de um visto de estudante com permissão de trabalho!

A Irlanda é um desses países que lhe permite estudar e trabalhar durante a jornada e se comparada a Londres por exemplo, é muito mais em conta!

A regra é clara:
1º - Você deve aplicar para um visto de estudante;
2º - Para cursos com 6 meses ou mais de duração, é permitido trabalhar 20hs semanais, durante o período de aula, e até 40hs semanais no período de férias;
3º - Não é necessário ter um visto anterior a sua chegada na Irlanda, você pode aplicar lá mesmo após sua entrada de turista;
4º Você deve estar matriculado em uma escola (reconhecida pelo governo para esses fins de visto) com carga horária mínima por  semana de 15hs/aula; Para ter direito ao GNIB, uma espécie de carteira de estudante ou RG que mostra que você está legalmente no país;
5º - Ter conhecimento da língua a ser estudada(ex: inglês) suficiente para acompanhar as aulas que você se matriculou;
6º - Ter um seguro de saúde válido (pelo período que você for ficar) com cobertura de até 30 mil e repatriação;
7º - Ter 3.000 euros a ser depositados em um banco irlandês ( essa parte me aperta o coração de mais, chego a chorar de tanta dor!!!)
8º - Ter uma familia de acolhimento, carta convite ou comprovante do lugar onde irá ficar;
9º - Pelo menos 1.000 euros em espécie ( eu sei choro mais ainda nessa parte também);
10º - Passaporte válido por pelo menos um ano... Ufa!!!! acho que listei tudooo!

Funciona mais ou menos assim...

Você chega linda e produzida na Irlanda, passa pela imigração e você tem 30 dias para dar entrada e comprovar tudo isso, (caso você vá primeiro e tentar o visto por lá)...
Caso você seja uma pessoa Organizada, Precavida, para não dizer Rica, quando você chegar você deve apresentar: Passaporte, Carta de aceite da escola confirmando a matrícula e a finalidade ou conteúdo do curso, Carta de acomodação: host family, hotel, albergue, carta convite..., comprovante do seguro de saúde e os mil euros em espécie ou uma parte em espécie e cartões internacionais (vale os extratos desses cartões também). Depois você terá 30 dias para dar entrada no GNIB e abrir uma conta em um banco e depositar a sua fortuna pessoal (dica, levem um cartão travel money e depois apenas transfira para esse conta, não dê  bobeira andando com essa grana ok?).
O lado menos dramático da coisa é que, você pode apresentar os mil euros da entrada sem mexer nos 3 mil euros do GNIB. As dicas das pessoas que moram por lá como estudantes foi a seguinte: Se apega na reza e consegue uns 3.500 euros para a viagem... 500 euros para passar o primeiro mês, mas segundo eles você não gasta tuuuuudo (eles não me conhecem direito é por isso que falaram isso! ;D )

Muitas familias com que tenho conversado pelo Au Pair World (como tem irlandeses nesse site), dizem que ajudam no que for necessário para que você fique legalmente. Como não existe uma lei específica para Au Pair, você pode tratar diretamente sobre salário ( que geralmente é de 100 euros por semana), horários, funções, as passagens e a ajuda para o curso.

#Um Breve Relato:
 - Conversando com uma familia irlandesa a seguinte proposta me foi apresentada: " Sabemos de todas as regras da imigração quanto aos horários permitidos para se trabalhar, mas caso você queira muito ser nossa au pair oferecemos: salário de 100 euros/semana pelas 20hs e caso você queira fazer uns extras por fora e completar as 40hs pagamos 240 euros, damos sua passagem de ida e ainda se precisar do dinheiro para comprovar na imigração fazemos um depósito e você assina um documento se comprometendo a devolver esse valor assim que possível e pagamos a matricula do curso e suas aulas de direção (lá é pela direita tbm, povo loko esse viu!) desde que você se comprometa a ficar pelo menos um ano inteiro.
TENTAÇÃO diz OOOIIIIIII, ESTOU AQUI... mas eles queriam para ontem sabe, e pretendo ir apenas ano que vem, por causa da faculdade!

Esse relato é apenas para mostrar que eles ajudam sim caso você converse e haja interesse deles na sua pessoa!

Pessoas, Irlanda não é só Dublin ok! Cork é lindíssima, e os cenários da costa oeste são paradisiacos, Galway é tão desenvolvida quanto Dublin... Sem mencionar os pub's, festivais e toda agitação jovem desse país encantador! AHHH!! só uma dica... Você como eu não toma café? (sim café) Então passem bem longe de uma cerveja chamada GUINESS! Tem gosto de café azedo (pelo menos pra mim teve!!!)


Desculpe-me pela extensão desde post no próximo quero falar sobre os lugares para se morar, escolas e cursos e os detalhes da vida na Irlanda!

Beijos e Bye!!!

4 comentários :

  1. Amanda Santos27/10/12

    Voce listou tudo que precisa certinho, só os 500€ para o primeiro mes que eu axei pouco, pois em previsto sempre acontece aqui, mas nada que nosso jeitinho Brazuca nao resolva rsrs...

    Eu simplesmente amo esse país completei um ano aqui no dia primeiro desse mes e agora acabo de renovar, sou muito feliz aqui, estudo, trabalho em 2 host family sendo que uma eu moro com ela, mesmo com namorado no Brasil me esperando sinto que meu tempo nao acabou por aqui ate agora ja conheço 10 países e varias cidades lindas do interior da Irlanda, se quiser conhecer minha experiencia conto tudo no meu blog abaixo! E venha ser feliz na Irlanda tbm o valor de 3000€ as más línguas falam q esta para aumentar ano que veem para (7000€) entao venha longo =)

    Bjs
    aupairmandy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tata Novais27/10/12

    Olá Amanda, nossa nem me fala isso, to juntando cada centavo para o ano que vem e ainda assim está dificil conseguir os 3 mil... ai choro muito se for 7 mil :/ Obrigada pelo comment!

    ResponderExcluir
  3. Daiane28/10/12

    Oi Tata, também moro aqui na Irlanda (Enisskerry, uma vila linda do interior) estou a 1 ano, e só duas coisinhas para alívio de vocês. O inglês pode ser o básico mesmo, apenas o "Hi" e "sorry" (para quem tem coragem de vim sem nada de inglês como eu) é um país bem acolhedor nesse ponto, inclusive pra trabalho. E não é necessário trazer nenhum dinheiro em espécie, apenas o do VTM mesmo. Eu trouxe 100 euros pra caso de emergência, mas na imigração não se pede pra mostrar dinheiro. Trouxe também o comprovante de depósito no VTM, mas eles nem pedem. E se você não fala nada de inglês poderá encontrar na fila da imigração pra te ajudar ou encontrar um próprio agente que fala português (sim, todo mundo aqui fala português, é a coisa mais fácil de se achar). Good Luck!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rebeca15/4/14

      Oii Daiane, td bem? Ah Jura, q boom, respirei fundo agora! haha
      Me diga uma coisa, vc foi por agência ou conta própria? e o q é esse VTM? Eu quero mto ser au pair na Irlanda, mas não sei nem por onde começar!rs Tenho 18 anos e o inglês bem avançado, mas não quero ir para USA :P
      Qualquer dica será mto bem vinda ^^ Beijãooo Rebeca

      Excluir