segunda-feira, novembro 26, 2012

To be continued ... Irlanda

OOOOiiiii pessoallll..... ai gente que correria essa semana... mas como prometido aqui vai o restante do post sobre a Irlanda.
Esse post é para ajudar aquelas pessoas que estão conversando com alguma família ter uma noção se compensa ou não a loucura..  Digo... a aventura....

Vou falar sobre as 3 maiores cidades e reduto de escolas, agito e au pairs: Dublin, Cork, Galway.

Dublin: 

Capital da Irlanda, é a maior cidade do país e mais desenvolvida, por isso existe uma procura exorbitante por essa cidade. Ela é dividida pelo rio Liffey e é dividida em números nos bairros de um lado do rio os bairros de números ímpares e do outro os de números pares.... como na foto a seguir:


As zonas 1 e 2 são as mais centrais e concentram a maior parte dos estrangeiros por ser mais acessível.
Dublin 7 e 8 também são zonas próximas ao centro.... e por esse mapa você pode ter uma noção de distância. A maioria dos irlandeses típicos moram mais afastados do centro por ser mais calmo.

As baladas e pubs também se encontram na Dublin 2. Mas como disse antes os irlandeses mesmo moram afastados, então se você for au pair, provavelmente irá morar pelas zonas 14, 9, 5, 24.

Por isso conversem muito com as famílias que moram afastados do centro.

Cork: 

Sobre essa cidade posso lhes dizer que é a segunda mais importante e todos os relatos que eu tive era de que a vida noturna em Cork é muito melhor que a de Dublin ever! motivo??? em Dublin as baladas terminam por volta das 3 da manhã em Cork costumam virar a madruga... eita trem que pulaaa....kkkk.... Em geral é uma cidade fácil para se locomover e não tem muita presença brasuca por lá o que pode ser bom (ou não sei lah depende do contexto neah).


Galway:

Galway é uma cidade turística e universitária  e terceira maior do país. Seu point é a Shop Street, centrão onde se encontrão as baladas, escolas de idiomas, lojas e uma vida artística pulsante. É uma cidade litorânea com paisagens e belíssimas e a segurança na cidade é muito boa, tanto que é considerada a cidade mais segura do país. Lá o transporte público é bem eficiente e é muito fácil de se locomover pela cidade. Também tem uma vida noturno bem agitada. Pela pesquisa que andei fazendo todos os bairros são de fácil acesso a partir do centro.




Algumas outras dicas:

Pessoal, sempre leve em consideração a família, a escola de idiomas e por ultimo o lugar. Tenha em mente sempre o mapa do local e analise friamente os prós e contras. 
Em toda essa pesquisa consegui observar que na irlanda Galway se encaixaria perfeitamente nos meus padrões. Existem cidades e vilas maravilhosas e é necessário pesquisar bastante. a Irlanda não é apenas Dublin e com certeza tem muito mais que cork e galway... pesquisemmmm....
As pessoas andam muito de bicicleta em dublin, mas bicicletas são facilmente roubadas, então uma dica, pare de ser besta e compre uma bem baratinha e em estado quase digno de pena, que apenas dê para andar, pois caso contrário ADIOS bike em 5 mim kkk...
As ruas tem inscrições de para que lado você deve olhar antes de atravessar a rua, mas a dica maior é olhe sempre para os dois lados... pois lá a direção é pela direita ou seja, oposta a nossa.
As pessoas podem te multar, tipo se você ultrapassar um sinal vermelho ou jogar um papel de bala no chão e alguém ver ela pode ligar para a polícia passar a placa e pedir uma multa pela violação... então pessoal, cuidado extremo nunca será demais.
As tomadas são diferentes: 3 pontas achatadinhas e a voltagem é 220... 

Bom acho que é isso mesmo... dúvidas e sugestões para o próximo post é só postar nos comentários ou então no meu face Tata Novais.... 

Beijos e até o próximo dia 26... que aliás será próximo do dia do meu niver.... 

7 comentários :

  1. ameeeeei viu, tiro todas as minhas duvidas :)

    ResponderExcluir
  2. Tata Novais26/11/12

    Obrigada Kamy... precisando de ajuda em algo é só falar!

    ResponderExcluir
  3. Amanda Santos26/11/12

    Oie Tata

    Bem legal o post! Galway é linda, mas eu nao gosto de interior, ja vivi no interior da Holanda e vi q realmente nao gosto de cidade pequena, Dublin nao é tao grande assim, mas as coisas sao mais acessiveis, Cork esta nos meus planos de conhece-la, nao vou embora sem passar por la =)

    Bjs

    http://aupairmandy.blogspot.ie/

    ResponderExcluir
  4. Nossa se pudesse queria ver cada pedaço ... encontrei pouquissimas coisas sobre cork e galway... mas que bom que gostou, e ficarei de olho no se blog! Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Patricia27/11/12

    Oi Tata...
    Esse blog é muito bom! E adorei seu post, queria fazer o programa de au pair na Europa, mas não achei nenhuma agência que fizesse para lá, como você conseguiu ir para a Irlanda? Haha
    Beijos, Pati

    ResponderExcluir
  6. Olá patricia, ainda não fui não, mas será em breve assim que fazer minha formatura aqui e irei com visto de estudante. tem algumas agências que fazem para a irlanda mas fecham o programa de estudo e fica em torno de uns 2.500,00 reais mais os 3 mil euros que vc tem que levar e mais o dinheiro disponivel para o 1 mes lá que fica em torno de uns 500 euros pra mais.... irlanda é bem carinho pra ir como estudante, mas tem empresas como a HBN que faz esse procedimento pra Holanda e países baixos, entre outras, tentarei listar algumas ... em breve estou ainda conversando por e-mail e tirando dúvidas a respeito de tudo, assim que tiver uma análise posto aqui! boa sorte pra ti!

    ResponderExcluir
  7. Hey, Tata! Mandei solicitação lá no facebook para eu tirar as minhas dúvidas principalmente sobre o visto de estudante e tudo mais. Adorei esse post e acredito que se Deus quiser, eu conseguirei me aprofundar mais nesse mundo de AP hahahah Obrigada por compartilhar conosco!
    xoxo

    ResponderExcluir