terça-feira, abril 02, 2013

Viajar na Alemanha gastando pouco: Caronas!


 Olá, meninas, tudo bem? Todo mundo sabe que na Europa viajar é muito fácil, por tudo ser mais perto e ter trens pra tudo que é lugar. Mas aqui na Alemanha [não sei se tem em países ao redor também] tem um negócio que chama “mitfahrgelegenheit”, conhecido em inglês como “carpool”, isso mesmo, sistema de caronas :) Calma! Não é ser aloka e ir lá na beira da estrada esperar alguém parar, não! É pela internet que tudo começa: 

 De primeira claro que ficamos apreensivos nos perguntando se é seguro, mas É! Eu nunca conheci alguém que disse que deu errado, nunca ouvi história de sequestro ou algo tipo também... Esse sistema é bem mais barato do que as passagens de trens e funciona porque se uma pessoa coloca no mínimo mais uma no carro dela, já praticamente cobre o que ela gastaria sozinha de gasolina e é por isso que muita gente oferece. Pessoas que trabalham durante a semana em uma cidade e no final de semana voltam pra casa na maioria das vezes, pra não gastar tanto publicam oferecendo e economizam; se colocam mais 4 pessoas no carro, o único trabalho que tem é dirigir!



 Bom, os sites mais conhecidos por aqui são o Mitfahrgelegenheit  e o Mitfahrzentrale [clique nos nomes pra vizualizar]. Você entra no site e coloca de onde quer ir e pra onde, e a data. Procura nas opções o melhor horário pra você e pronto. Agora só escolher como entrar em contato com quem está oferecendo: sms, e-mail ou pelo site mesmo [aí tem que fazer perfil]. Normalmente eles colocam o celular, mas alguns são chatos e pedem pra não mandarem sms ou e-mail, ou pra não ligarem depois das 18h, algumas exigências chatinhas da pessoa mesmo. Um exemplo de mensagem:  “Olá, gostaria de saber se você ainda tem um lugar no carro pra carona de Hamburg pra Berlin dia 19.03. Obrigada.” . Quando a pessoa responde dizendo que tem, mesmo que já esteja no site a descrição do carro dela, minhas perguntas são “Ok, obrigada. Como é o seu carro [cor, marca] e qual é a placa? Onde exatamente devo esperar? Tem algum problema eu levar uma mala de tal tamanho?”. É sempre bom prestar atenção nessas coisinhas pra fechar o compromisso: ser pontual, ver se a pessoa tem espaço pra mala, confirmar o lugar que vão te pegar e te deixar depois no destino, confirmar o valor também. Anote o número da pessoa no seu celular também, eu anoto como “Fulano mitfahr” porque aí eu já sei quem é. É bom ver a disponibilidade dos carros no site umas 3 semanas antes de quando você precisa, mas uma semana antes mais carros aparecem no site, então depende mais do lugar mesmo; eu na maioria das vezes fui pra Berlin, então é fácil achar, mas dependendo da cidade não é tanto. Bom, já dentro do carro, é bem comum as pessoas se apresentarem, falarem um pouco da vida, de onde são e o que fazem, por quê estão indo pra tal lugar [quando tem estrangeiro se interessam mais, claro] mas depois não tem essa de “silêncio constrangedor”, você pode simplesmente encostar a cabeça no banco e dormir pelas próximas horas sem remorso. O tanto que eu já babei dormindo em carros alheios não ta escrito :) [dica: sempre que puder, espere os outros entrarem no carro pra você ficar na janela. Ficar no meio é uó pra dormir... fiquei uma vez e foi chato...] 

  

 Mas, Letícia, e se eu chegar no lugar marcado e a pessoa não aparecer? Olha, eu já usei mitfahr mais de 10 vezes aqui e isso nunca aconteceu. Algumas pessoas cancelaram comigo, mas com dias de antecedência, e eu também já cancelei com algumas. Claro que pro dono do carro não faz muita diferença se você não for porque ele vai de qualquer jeito, agora pra você que terá datas e etc fica complicado se o cara desmarcar! Por via das dúvidas é bom um dia antes mandar um “Então, tudo certo pra amanhã, né? Até amanhã!”, vai que, né. Eu por exemplo já fui pra aeroporto de mitfahr e teve trânsito e cheguei tipo já estavam embarcando, então tem que ver horário certinho também, dependendo do que você pretende fazer no destino! Depois, só curtir seu passeio!

Eu na 1a vez pegando carona [mitfahr]



O que acharam do sistema? Comentem e, qualquer dúvida, perguntem! Até a próxima, Beijos!

~
Meu blog pessoal
Meu Facebook

2 comentários :

  1. Nossa, que legal!
    Preciso utilizar uma vez para ver como é!
    Acho que deve ser bem tranquilo então, pois aqui eles são extremamente pontuais e gostam de tudo nos conformes..hahaha

    beijo, beijo!

    http://aupairnaalemanha.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. TEM ISSO AQUI NAZOLANDA TAMBÉM? HAHAHAHA

    adoreeei a dica Le!

    ResponderExcluir