Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

02 maio 2013

Irmã mais velha ou empregada das crianças?

 Esta hora vai chegar pra todas nós, cedo ou tarde: quando as crianças precisam saber qual é o seu papel dentro de casa, que você pode ser como irmã delas se elas aceitarem e que você pode ajudar sempre, mas não é a serviçal da casa!

 Vamos lá, primeiramente, é claro, isso já deve ser esclarecido pelos pais. Quando a família já teve au pairs antes, que continuem re-afirmando pra elas qual é o seu papel na casa e, principalmente, se é a primeira vez que eles contratam uma, isso deve ser explicado com paciência e amor.
 Chegamos na casa da família como estranhos e durante nosso tempo podemos virar “a irmã mais velha” aos olhos dos pequenos, ou “a serviçal da casa”, já que eles vão ver você fazendo também serviços de casa e tudo mais. Aqui em casa felizmente eles sabem que estou no meio termo: os ajudo com tudo, tomo conta, brinco, dou comida, arrumo, mas sabem também que não estou 24h/dia disponível pra eles, que não sou a "arrumadora de bagunça" e quando estou no meu quarto ou digo que não posso é porque é meu tempo livre (ou seja: sem eles). Eles precisam saber que você fica com eles por certo tempo no dia. 
 Então, amigas, assim que arranjarem uma família, já pergunte como as crianças vêem a au pair, se já estão acostumados, se eles são tímidos ou mais abertos a “estranhos”, etc. Já morando com a família, se as crianças começarem a querer “mandar” em você, saiba colocá-las no lugar delas também e explique que você fala as regras quando estão juntos, não elas. Exemplos da minha experiência [eu cuido de 3 meninos]:

 - Letícia o Fulano da minha sala tem uma irmã, mas eu não tenho, né?
 - É, você não tem Nic...
 - Ah não! Tenho sim! Você é minha irmã mais velha!
 - Ahh verdade, verdade, e você é meu irmão mais novo!
(essa conversa foi uma vez na vida e tals)

Eu e meu + novo, que disse que somos irmãos ;)


 - Pô Letícia, mas pega o negócio ali pra mim logo! Você tem que fazer isso pra mim, agora!
 - Se você pedir direito eu posso até pegar. Como se diz mesmo? Senão vai lá e pega você sozinho.
 (isso acontece praticamente todo dia, aí eles lembram as “palavrinhas mágicas”)

  - Domi, se você já terminou de comer, leva por favor seu prato e coloca na pia.
 - Ahh mas que saco blabla, a empregada ta livre hoje? HAHAH
(ironicamente ele falando da minha pessoa, aí a mãe dele repreendeu e tal, mas isso só aconteceu uma vez também.)

 Ou seja, sempre deixe claro que se eles fazem bagunça, também têm que ajudar a arrumar porque eles que fizeram, não você (normalmente na escola eles aprendem que devem arrumar e tal), e você pode ajudá-los. Ajude-os  a começar ser independentes, já que eles não terão au pair e nem os pais o dia inteiro do lado pra sempre. Afinal isso é o que uma irmã de verdade faz ;)
 No mais, funciona, e eles se acostumam com sua presença e com sorte eles te respeitam e aprendem que quando os pais não estão por perto, você que faz as regras (não sendo a bruxa, é claro ;)), mas que podem confiar em você como se fosse realmente da família pelo tempo que você morar lá. 

 E as suas kids, como te vêem? Me contem ;)
Até o próximo dia 2, beijos!

~
Meu blog pessoal
Meu Facebook

Share:
Letícia Okabayashi

Um comentário:

  1. Adorei seu post Letícia, é muito importante esse esclarecimento para as crianças, mas também é um pouco complicado...ótimo assunto à ser discutido !!

    ResponderExcluir