Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

02 junho 2013

Au Pair na Suécia – Processo


 Suécia, capital da Escandinávia  terceiro maior país da Europa, o melhor país onde se fala inglês como segunda língua, cercado por águas e vistas de tirar o fôlego! Neste post conto pra vocês como é o application pra ser Au Pair lá!


 Cheguei pra mais um dia 2 e com muita alegria! Por quê? Porque simplesmente depois de setenta e fucking cinco dias, a resposta do meu requerimento de visto pra ser Au Pair na Suécia veio: POSITIVO!!! #tdsgrita #tdsfeliz #tdschora 

  Bom, é bem simples:

Requisitos:
- A Au pair deve ter entre 18-30 anos;
- Deve ter um grande interesse e estudar o idioma sueco;
- Deve apresentar uma carta-convite da família hospedeira, estipulando o máximo de 25 horas semanais de trabalho, hospedagem e comida, e salário de 3500 SEK/mês bruto [Na carta deve constar que a família te convida pra morar com eles e trabalhar como au pair, blábláblá e os itens acima ;)];
- Carta de admissão da escola de sueco [Peça para a família pedir em alguma unidade da SFI (Sueco para Estrangeiros)].

 Para aplicar online [neste link] você precisará anexar no fim do formulário:
 - Cópia das páginas do seu passaporte que mostrem os dados pessoais;
 - A Carta-convite da família, assinada;
 - Carta da escola de sueco especificando que você tem uma vaga para estudar.

 Este é o modo mais simples de fazer o pedido, mas claro que se pode fazer enviando os documentos pra um Consulado Sueco, mas eles mesmos dizem no site que online é mais rápido [e fdps me fizeram esperar 75 dias, sendo que pras minhas amigas foi uma semana... mas ok, antes tarde que nunca].

 Eu apliquei com 3 meses de antecedência, pra ir direto aqui da Alemanha quando meu visto vencesse (vou 2 dias antes de vencer aqui, na verdade), então quando vocês lerem este post eu estarei morando na casa nova há 3 dias :)
 Quando se aplica do Brasil, eles te dão uma carta falando que o visto foi dado, pra você passar pela imigração quando chegar na Europa, mas só na Suécia que realmente você pega o visto. Como eu já estou na União Européia, não preciso da carta, a família também recebeu uma cópia e dia 4 irei no lugar pra tirar foto e impressões digitais pra fazerem meu cartão do visto. 
 Eu aaacho que, diferente da Alemanha, que só se pode ser au pair uma vez na vida por exatamente 1 ano, na Suécia pode prolongar – seja com a mesma família ou outra (eu entendi isso pelo site, mas há controvérsias). E a escola SFI é específica para estrangeiros e não cobra pelas aulas (like!).

Fontes: Dept. Imigração Suécia, Migrationsverket.

[Editado: Achei minha família no site www.aupair-world.net ]

 Este processo é TÃO simples, que parece até mentira. Tudo online e nada de burocracia (só quando chega lá, mas ok), comparando com o perrengue que eu passei quando pedi o da Alemanha, aff. Então agora meus dias de au pair na Alemanha acabaram, foi tudo lindo e tals, agora vida nova perto do meu namorado, numa cidade linda que eu amo!

1ª visita a Stockholm, quase um ano atrás ;) 

 No próximo dia 2 conto como foi minha chegada na capital da Escandinávia! E vocês, já pensaram em ser au pair na Suécia?

Beijos!
~

Meu blog pessoal
Meu Facebook
Meu Instagram
leticianwa@hotmail.com 
Share:
Letícia Okabayashi

12 comentários:

  1. Nossa! Amei o post! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Aaaaai quero saber tudo!

    Conta como é o lugar, a comida, as pessoas!

    Nunca pensei na Suécia. Então não é por agência? Mas dá pra fazer por agência também?

    Beeijo

    ResponderExcluir
  3. Eu também tô atrás disso e tá difícil achar uma agência que tenha Suécia na lista de países pros quais o programa de Au Pair tá disponível... comofas gnt

    ResponderExcluir
  4. É só ir sem agência que nem eu fiz, gente :D hahahah Dá pra fazer tudo online pelo site, como expliquei :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi... a gente sempre acha que precisa de assessoria, mas, pra falar a verdade, a assessoria das agências às vezes complica e atrapalha mais do que ajuda... obrigada pela dica e pelo post!

      Excluir
  5. como vc conseguiu essa familia? Atraves de qual agencia? Pagou quanto? (desculpa quantidade de pergunas e ausencia de acentos)

    ResponderExcluir
  6. Oi voce pode me mandar por favor um modelo de carta da familia?! eu consegui uma familia mas preciso de uma carta deles! eles pediram pra mim como devem fazer esta carta!
    Obrigada!!
    and.marques.br@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. e como foi ser au pair na Suécia?
    tenho interesse em saber, pois estou planejando em ir em 2014 pra lá!

    Valeu ;)

    victor89.lapa@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Como foi a busca por familia na Suecia?
    Voce indica algum site?
    Estou louca desesperada pra ir pra la haha..
    QUalquer ajuda e bem vinda.. Obrigada :)

    ResponderExcluir
  9. Leticia, você é um anjo, sabia? HAHAHAH Eu fico muito feliz de ter topado com você nessas andanças na vida, é TÃO difícil achar quem tenha tanta boa vontade pra explicar os processos na Europa. Ainda não decidi se vou fazer au pair na Suécia pq eu ainda tenho 7 anos pra decidir HAHHAHA mas desde já, obrigada :)

    ResponderExcluir
  10. Letícia, eu moro em Manaus, quer dizer então, que eu não preciso viajar até Brasília pra tirar o visto? Posso fazer tuuudo online? :O
    E o meu passaporte precisa ter validade de no mínimo 6 meses?

    ResponderExcluir
  11. Oie! Quanto info bacana! Pra quem vai se aplicar do Brasil, sera que o processo é simples assim tbm?

    ResponderExcluir