sexta-feira, julho 04, 2014

4 Lições de vida que você só aprende sendo Au Pair

1- Perseverança 

"Decidi ser au pair !" diz a garota para os seus pais, que a olham intrigados e curiosos. Eles pensam:  "quem são, como vivem, o que comem?", mas apenas sorriem de volta para a garota e dizem "ok minha filha, senta lá". 

Esta é a primeira lição de vida que você aprenderá com o Au Pair. Muitas pessoas, distantes ou próximas de você, irão duvidar, não apoiar, achar esquisito, (insira aqui a objeção feita a sua decisão de ser au pair). Por não ser algo tão convencional, muitas pessoas criticam e não entendem, por que diversas garotas, a maioria de classe média, boa parte delas cursando uma faculdade ou graduadas, com trabalhos estáveis, relacionamentos sérios e afins , decidem largar tudo, toda essa segurança para ser nada mais, nada menos do que BABÁ ? 
Não vou descrever aqui todos os motivos pelos quais decidimos fazer esta escolha, se você está lendo isso agora, com certeza você já sabe muito bem. Esta lição é a mais importante de todas, você terá que persistir em sua decisão até o fim, independente do que digam para te contradizer. E então, você vai perceber que quando você quer uma coisa de verdade, não importa o que os outros pensam, você vai conseguir sozinha, independente da opinião alheia. E isso , ninguém tira de você. 



2- Aprender um idioma na raça 

A segunda lição de vida que aprendemos sendo au pairs , é que , não importa se você estudou inglês na melhor escola, não importa se você já morou em um país de língua inglesa antes, entender uma criança falando inglês, é uma arte que aprendemos a dominar. Aprendemos a perceber os detalhes  e os sinais. Apenas sendo au pair você irá aprender inglês de uma forma que estudante nenhum jamais irá.



3- Paciência 

Sabe aquele velho truque de respirar fundo e contar até 10 ? Não funciona. Uma au pair não pode se dar ao luxo de parar por 10 segundos, muita coisa pode acontecer neste curto período de tempo, tais como, ossos quebrados, objetos arremessados pela janela, roupas perdidas, início de brigas ...(poderia escrever até o fim dos tempos). Portanto, a prática da paciência é a terceira lição de vida que a au pair aprende a dominar com maestria. Muitas coisas que irritam, começam a passar despercebidas. Não ligamos mais, não importa. Au pairs são mestres na arte de se auto controlar para não explodir, e acredite, a vontade de fazer isso é imensa em diversas ocasiões.


4- Improviso

Outra lição muito importante que se aprende sendo au pair, é a arte de improvisar e fazer diversas coisas ao mesmo tempo. Você aprende a lidar com as horas de uma forma inovadora. É a arte de segurar a bebê no colo, dar a mão para a kid do lado e conseguir atender a ligação da host mom perguntando se está tudo ok. A arte de colocar três crianças nas cadeirinhas do banco de trás do carro em menos de cinco minutos, tirar a neve do vidro do carro enquanto canta uma músiquinha feliz para as kids não surtarem, e ainda conseguir arrumar o cabelo e estar linda quando aquele vizinho LINDO passar na calçada. É a arte de descer as escadas correndo, colocar as roupas na máquina de lavar, subir e tirar a comida do microondas, tudo isso enquanto sua kid usa o banheiro. Tempo é precioso ! 


Ampla é a sabedoria que se adquire sendo au pair, aliás, qualquer tipo de intercâmbio vai te proporcionar uma riqueza cultural infinita. Mas somente sendo au pair você ganha uma família, aprende a ser mãe, amiga, cozinheira, psicóloga, motorista e super heroína. Ser au pair é amar crianças que não são suas, de uma forma que você jamais pensou que pudesse. É expandir o seu coração para que nele caiba todos os sentimentos que você aprende a sentir. São lições importantes para a vida, você se torna uma pessoa mais paciente e tolerante. Aprende a planejar as coisas de uma forma mais racional e a ser menos egoísta. Nunca vou recomendar este intercâmbio suficientemente. Mas tudo isso você só vai saber se você se permitir viver esta experiência.



Quem gostou desse post e quiser conhecer mais o meu trabalho, acesse o Pensamento Livre  e curta a minha página no facebook.




6 comentários :

  1. Anônimo4/7/14

    Muito legal o post Vanessa!!!!...boa sorte para quem decide seguir este caminho como nós, determinação é a palavra chave na minha opinião!!! Abraços
    Sthela

    ResponderExcluir
  2. Sthela , tambem concordo com vc, determinaçāo é essencial! Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Ri muito com o post, sabias palavras :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha que bom que gostou Thais , obrigada !

      Excluir
  4. Adorei o post, rs. Engraçado e realista, rs.
    Concordo plenamente em "se permitir viver a experiência".
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta, que bom que curtiu. Obrigadão =D hahaha

      Excluir