domingo, novembro 02, 2014

Crianças e Jovens na Suécia - parte 2

 Eaí meu povo?! Hoje escrevo a 2a parte sobre a juventude aqui na Suécia. A 1a parte vocês podem conferir aqui! As fotos deste post são minhas, tendo minha ex-host family  e outras criancas que cuido aqui em Estocolmo :) 

Muito espaço
 A Suécia tem uma população pequena para o seu tamanho: apenas um pouco mais de 23 pessoas por km2 (a média na Europa é de mais de 116 por km2). Isso significa que a maioria das pessoas tem natureza na porta de casa e aproveitar isso é uma grande parte do crescimento delas. O direito ao acesso público garante que qualquer pessoa explore as partes naturais, mas é claro que com consideração pela natureza, vida selvagem e outras pessoas. 

Parquinho perto de casa

Caminho pra escola


Hobbies e Passa-tempos
 Como a maioria das crianças ao redor do mundo, as suecas gostam de ouvir música e estar com os amigos. Eles são muito encorajados a focar em seus interesses também. Cantar e tocar algum instrumento musical são atividades extracurriculares bem populares. 29% das meninas e 26% dos meninos entre 13-15 anos tocam algum instrumento no seu tempo livre. Todos são encorajados a fazer esportes também e 68% destes mesmos jovens são membros de algum clube de esporte. Futebol é o mais popular de todos, tanto para meninos e meninas. Mas depois as meninas preferem equitação enquanto os meninos optam por natação e hockey no gelo. 


Na escola 

No ano escolar
 Quando as aulas começam em agosto é muito comum as crianças irem colher cogumelos e frutinhas nas florestas (a maioria das escolas são perto de pelo menos uma floresta). No  fim de outubro ou começo de novembro há uma pausa nas aulas, mas mesmo assim elas comemoram o Halloween, com fantasias e abóboras - uma nova tradição na Suécia, na verdade. No dia de finados, 1/11, muitas pessoas acendem velas nos cemitérios e parques. 
 No dia 13 de dezembro, os suecos celebram Lucia (pronunciado como "Lucía", ela foi uma figura importante há séculos, tipo uma Madre Teresa, eu acho). Em todas as escolas e creches tem uma procissão onde as crianças se vestem de branco e seguram velas, e uma menina escolhida para ser a Lucia rege os coros e canções. Mais uma pausa no ano escolar logo antes do Natal até o começo de janeiro. 

Voltando da escolinha no outono


 No fim de fevereiro há uma pausa de inverno e muitas famílias vão para as montanhas no norte da Suécia pra esquiar e fazer snowboarding. Com muitos lagos congelados, patinar no gelo é um passa-tempo popular (eu amo)! 
 Na Páscoa as escolas tem mais uma semana off. Dependendo de onde se está na Suécia, isso significa curtir os primeiros sinais da primavera ou os últimos dias de neve. 


Voltando da escolinha no inverno


 Finalmente as tão esperadas férias de verão que duram 10 semanas começando no meio de junho. Algumas famílias viajam para exterior, normalmente para o Mediterrâneo. Outras vão para suas casinhas de verão no interior. Muitas crianças passam a época em escolas de verão (summer camps). Para a maioria das crianças o verão significa nadar nos lagos ou no mar, já que há muitos lagos na costa sueca, que se estende por 2700km. No currículo escolar é dito que todas as crianças com 11 anos devem saber nadar pelo menos por 200 metros, 50 destes de costas e devem saber como agir diante de emergências na água (coitada de mim, não nado 50 metros nem de frente tendo 24 anos nas costas, hahaha). 

Alimentando patinhos 

Espero que vocês tenham gostado de saber um pouco mais sobre a garotada aqui na terra dos vikings! Até o próximo dia 2! Se tiverem perguntas só escrever nos comentários!  

Puss puss (beijinhos em sueco ;))

--
Quer saber mais?
O Blog das 30 Au Pairs no Facebook
Meu Instagram
Meu Blog Pessoal (desatualizado, mas há posts sobre os processos pra Alemanha e Suécia)



3 comentários:

  1. Bianca2/11/14

    Nunca vejo posts assim sobre a Suécia e tenho muuuuuuuuita curiosidade! É terrível esperar pelos seus posts mensais aqui no blog, hahahaha. Amo seus posts! Espero que volte com seu blog pessoal algum dia.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que bom saber, Bianca!! Como nao sou mais au pair (mas sim babá), acabo sempre tendo algo pra fazer em vez de escrever :( Tem algum tema que vc queira saber? Eu posso fazer post baseado em alguma dúvida ou curiosidade sua :D
      Beijo e muuuito obrigada!!

      Excluir
  2. Que legal. Adoro seus posts.
    Parece um filme isso tudo. Beijos

    www.livinganamericanlife.blogspot.com

    ResponderExcluir