Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

07 maio 2015

Au pair na Itália



Hoje finalmente irei explicar um pouco melhor sobre a minha situação e tirar dúvidas de muitos sobre como vir a ser Au pair nessa terrinha maravilhosa que é a Itália. Após a experiência incrível que tive como Au pair na Holanda, não estava nem um pouco preparada para retornar ao Brasil, como a maioria das pessoas. Sendo assim, muitos planos foram feitos até que nos 40 minutos do segundo tempo, descubro que tenho direito a tirar a cidadania Italiana, pois meu bisavô era Italiano. Ok, eu até posso ter sorte de ter esse direito que vai me proporcionar muita liberdade dentro da União Européia, mas se não fosse uma séria de situações que tivessem me levado à uma determinada conversa, hoje eu não estaria aqui escrevendo diretamente da Itália para vocês.


Mas vamos ao que realmente interessa, o FAQ.

É possível ser Au pair na Itália?

Sim, é possível tanto para Brasileiros mas especialmente para brasileiros com dupla cidadania (no caso, cidadania européia). Mas sejamos claros, o programa de Au pair nesse país NÃO é regulamentado, ou seja, não há leis específicas para protegerem os interesses das Au pairs.

Onde posso encontrar famílias?

O jeito mais fácil de encontrar famílias não só na Itália mas na maioria dos países eu diria que é usando o website Aupair World. Contudo, no meu caso obtive mais sorte através do uso do Facebook, em grupos como “Au pair in Italy”, “Au pair in Rome” etc.

Não tenho dupla cidadania. Como faço?

Vejamos, o Brasil pode não ser o melhor dos países mas o nosso passaporte até que nos oferece grandes benefícios, tais como ter o direito de ficar em território que é parte do espaço de Schengen (significado) por até 3 meses como TURISTA, sem a necessidade de arranjar visto prévio mas com algumas CONDIÇÕES. São elas: possuir um documento de viagem válido (no caso, passoporte contendo no mínimo ainda 6 meses de validade), comprovar renda suficiente para o período da sua estadia, o motivo da sua permanência no país, declaração de hospedagem ou reserva em um Hotel, seguro saúde e apresentar uma passagem de retorno.

Uma segunda opção seria atrelar sua vinda ao estudo da língua para conseguir o visto de estudante através de uma escola de línguas e assim arranjar uma família.  Para obtê-lo a melhor maneira é procurar você mesmo nos diversos sites escolares italianos ou diretamente no Consulado.  Aqui está o Consulado do RJ com as informações para vocês terem uma ideia. Não atendi à aulas em nenhuma escola mas já ouvi falar muito bem das seguintes: Escola dante alighieri, em Camerino e Escola Michelangelo em Florença.

Observações importantes: Se você entrar na Itália como turista, não poderá ficar como estudante depois, assim seja, se entra como turista, deve sair como turistaO visto de estudante, por sua vez, pode ser prorrogado sem precisar sair da Itália. Por isso não há problema algum em já ir com ele, mesmo que inicialmente ele seja válido por apenas 90 dias, pois ele pode ser prorrogado. Aliás, é preferível ir com ele porque você provavelmente vai ter problemas se quiser "alterar" um visto de turista para um visto de estudante. 

No próximo mês contarei sobre a minha experiência como Au pair na Itália. Espero que tenha ajudado alguém com essas infos e caso tenham dúvidas escrevam aqui em baixo :) 





 


Share:
Laura Tavolaro

8 comentários:

  1. Finalmenteeee alguem aqui falando sobre ser aupair in Italy! XD
    Só é uma pena que o programa não seja regulamentado por ai, maas parece que nem tudo está perdido rs
    Tudo de bom pra vc nesse país lindo Laura, aproveite muito... e não esqueça de contar tudo aqui depois ^^
    bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rebeca!
      É então, não é tão complicado como pode parecer! Aos poucos vou dando mais detalhes ;)

      Excluir
  2. Lauraa, tudo bem? A internet eh maravilhosa, finalmente achei um post sobre haha.. quero ir de au pair e nesse meio tempo conseguir minha cidadania.. so estou com medo disso nao dar certo dentro dos 90 dias hehe.. vc conseguiu??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabela, desculpe a demora pra responder mas só vi agora. Infelizmente o meu processo passou de 90 dias mas é possível pegar uma permissão para estar na Itália após esse período então não tem muito problema.

      Excluir
    2. Oi Isabela, desculpe a demora pra responder mas só vi agora. Infelizmente o meu processo passou de 90 dias mas é possível pegar uma permissão para estar na Itália após esse período então não tem muito problema.

      Excluir
  3. Lauraa, tudo bem? A internet eh maravilhosa, finalmente achei um post sobre haha.. quero ir de au pair e nesse meio tempo conseguir minha cidadania.. so estou com medo disso nao dar certo dentro dos 90 dias hehe.. vc conseguiu??

    ResponderExcluir
  4. Oie, vou iniciar esse processo de Au Pair in Italy, e um dos principais motivos alem de eu ser apaixonada, loka crazy por esse pais é que eu quero dar entrada na cidadania la, que ouço dizer que é mais rapido e facil.. Vc tem mais informacoes sobre isso? Brigadassa!

    ResponderExcluir
  5. É possivel dar entrada ao processo de cidadania sendo au pair na italia?

    ResponderExcluir