Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

08 junho 2015

Aprendendo alemão na Itália ?

Olá!

Mês passado eu estreiei aqui no blog o assunto Au pair na Itália e hoje darei continuidade contando um pouco mais de como foi para mim e uma particularidade que nem todo mundo sabe:  há uma região na Itália em que se fala alemão (muito mais do que o italiano).

Com relação a Host family, eu os encontrei via facebook, ou melhor, fui encontrada pela ex Au pair (que no momento era a atual) deles, pois havia escrito no grupo um pouco sobre mim, que estava a procura de uma família e não demorou muito até que ela entrasse em contato comigo.

Quando a  ex Au pair me contou um pouco mais sobre eles fiquei encantada. A família mora na região do Tirol, uma região Alpina que hoje em dia é dividida entre Áustria e Itália. Essa região possui três idiomas oficiais (alemão, italiano e ladino) que se dividem em vários dialetos.  Na maior parte do Tirol, o idioma mais falado é o alemão o que faz dessa região 'the perfect spot to learn it'. Oficialmente há o alemão padrão (Hochdeutsch) e o alemão tirolês (Tirolerisch) que se divide em dialetos para cada vale.

vista da sala de estar


Sobre os pais,  de certa forma ambos são italianos e também não são. Além disso não se consideram italianos. O pai nasceu em uma Ilha no sul da Itália (Sardenha) e a mãe no Tirol do Sul. Ambas as regiões têm suas particularidades quanto ao idioma, cultura etc. São regiões que se consideram autônomas, querendo se separar do resto da Itália (mas isso não vai acontecer, ao menos não agora rs). Quando eu perguntei à mãe como ela se sentia com relação à nacionalidade ela me dizia que se considerava Tirolesa, pois não é o fato de falar alemão que a torna austríaca assim como não é o fato de ter um passaporte Italiano que a torna Italiana.

Em casa o pai sempre fala Italiano com as crianças e a mãe apenas o alemão (apesar dos dois saberem as duas línguas). Portanto, apesar de estar em território Italiano e de o mesmo ser a língua oficial, escutava muito mais alemão. Por sorte, a família me deu a oportunidade de fazer curso de ambas as línguas.

A cidade em que eles vivem apesar de ser pequena, têm muitas Au pairs (em sua maioria britânicas) e é muito próxima à outras maiores como Innsbruck na Áustria.

Já quanto aos tramites, logo na primeira semana que eu cheguei fui com eles até a Polícia para avisar que estava morando alí com a família e apesar de o trabalho de Au pair não ser regularizado, ninguém do departamento contestou nada. Foi bem tranquila essa parte.



Sendo assim, caso você queira aprender alemão mas queira estar na Itália, essa é uma opção!



Share:
Laura Tavolaro

2 comentários:

  1. Oi Laura, meu bisavô era dessa região da Itália, mas especificamente Trento, é muito curioso sobre essa divisão dessa região, já estudei um pouco sobre o local, eles sofrem da chamada crise de identidade kkkkkk não sabem se são italianos ou austriacos kkkkkkkk devido a essa confusão toda, tive que entrar com o meu pedido da cidadania italiana as pressas em 2010, uma estória bem longaaaaaaaaa.... gostaria de manter contato com você! Fiquei muito feliz por você em saber que você está nessa região.
    Visite o meu blog: aupairdesucesso.wordpress.com
    Boa sorte nessa sua nova jornada e estude muito tanto o italiano quanto o alemão. =D

    ResponderExcluir
  2. Te add no face, mais engraçado.... temos um amigo em comum kkkkkk que mundo pequeno! =D

    ResponderExcluir