Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

30 novembro 2017

Bélgica: dá pra viver na Bélgica falando apenas inglês?

Olá! Tô de volta pra falar de algo que muitas pessoas querem saber sobre morar na Bélgica. Afinal, dá pra viver aqui falando apenas inglês?

A resposta é sim, claro que dá. Eu moro na Bélgica há 1 ano e a língua que eu mais uso no meu dia a dia é o inglês. É claro que se você resolver aprender a falar neerlandês (holandês) que, é a língua falada na região que eu vivo, sua vida será muito mais fácil, por isso que eu estudo neerlandês e já arrisco algumas palavras e frases, pois é praticando que se aprende.

A região em que vivo se chama Flandres, e tem como língua oficial o neerlandês. Na região da Valônia, também aqui na Bélgica, o idioma oficial é o francês e ainda existe uma pequena região que fala alemão. Por esse motivo a Bélgica é um país que possuí três línguas oficiais e é em torno deste assunto que gira alguns dos problemas políticos aqui, mas este é um assunto para outro post. 

Eu citei as outras duas línguas oficiais belgas, pois na região da Valônia onde se fala francês foi onde eu tive mais dificuldade com a barreira do idioma, pois nessa região uma grande parte das pessoas "só" fala francês, e certas pessoas que falam inglês não fazem questão de falar em inglês com você, mesmo sabendo que essa é a única língua que você pode se comunicar. Não quero generalizar, porque algumas pessoas da Valônia falaram comigo em inglês, mas não há comparação com os falantes de inglês no Flandres. 

Ou seja, eu diria que é possível sobreviver apenas com o inglês na região do Flandres, mas na Valônia eu tenho minhas dúvidas. Na Valônia você sofrerá um pouco ou bastante se não falar francês.

Sobre a pequena região que fala alemão, eu particularmente nunca estive lá, então não tenho como dizer se é possível ou não se virar apenas com o inglês, mas com certeza ainda irei visitar neste ano e volto aqui para dar minha opinião pra vocês.

Se você tem a intenção de se mudar para a Bélgica e quer aprender francês, sugiro que vá para a Valônia, pois aqui no Flandres você quase não terá oportunidade de praticar o idioma, e o mesmo vale para quem quer aprender neerlandês, deve procurar lugares para residir no Flandres.

Pergunta: "Valeska, onde mais eu vou falar neerlandês se não na Bélgica? Essa língua não é meio inútil?". 

- Você pode falar neerlandês na Holanda, onde esta também é a língua oficial. Sobre ser inútil, depende muito dos seus interesses, pois aprender o neerlandês facilita a sua interpretação sobre as línguas germânicas, então se você assim como eu, tem interesse em aprender línguas germânicas como por exemplo inglês, alemão e línguas escandinavas (dinamarquês, norueguês e sueco) eu tenho certeza que o neerlandês não será inútil.

Pergunta: "Por que a Bélgica tem três idiomas oficiais?"

- Devido a proximidade da Bélgica com a França e Alemanha, há muitos anos atrás imigrantes tornaram-se residentes aqui, formando vilas e vilarejos que preservaram sua língua materna. Contudo, a primeira língua oficial da Bélgica foi o neerlandês, também chamado de flemish.

Nesta figura você pode observar a diversidade de línguas na Bélgica.

- A área em laranja é a região do Flandres que fala neerlandês;
- A área em rosa/vermelho é a Valônia, região que fala francês;
- O pequeno ponto no mapa com as cores laranja e rosa/vermelho é a parte bilíngue, que fala neerlandês e francês (essa área seria em Bruxelas - capital);
- E a área em verde é a região dos falantes do alemão.

Espero ter tirado algumas dúvidas e se você ainda tem dúvidas sobre este assunto, basta me escrever e eu terei o prazer de te ajudar.

Vejo vocês nos dias 15 e 30 de cada mês. Bye!


By Valeska Monteiro
E-mail: vikingbrasileira@gmail.com
Share:
Valeska Monteiro (Viking Brasileira)

0 comentários:

Postar um comentário