Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

20 abril 2021

A loucura que foi meu processo de Au Pair na pandemia - Parte I

Oi! Como vocês estão?

Hoje vou compartilhar com vocês parte I da loucura que foi passar pelo processo do Au pair no meio da pandemia! Quem vem comigo?!



Conheci o programa de Au Pair em 2012 mais ou menos e naquela época não tinha esse tanto de conteúdo que tem agora na internet.
Me identifiquei muito com a proposta do intercâmbio e fui tentando conseguir todos os pré-requisitos. Acontece que o tempo passou, outras coisas foram acontecendo e o Au pair sempre ficou em segundo plano, mas a ideia estava lá, guardada em uma caixinha.

Até que no final de 2019 surgiu o momento perfeito. Sabe aquele momento: se não agora, quando?
Eu já tinha tudo que eu precisava, em uma semana decidi que ia e fechei com a agência.
Acabei demorando um pouco para terminar de preencher o application, por pura preguiça (quem nunca?) e também porque não sabia que uma pandemia estava vindo, obviamente!

1º MATCH E VISTO 
Com 1 semana online tive meu match com uma família de New York, ia tirar meu visto em Março e viajar no início de Abril.
No início de março o assunto coronavírus - que não era pandemia ainda - começou a ficar mais forte, mas nada fechando por enquanto.
Tirei meu visto dia 15 se março, sexta. No final de semana o Consulado americano anunciou que estava fechando e já cancelou todos os agendamento da segunda. Sorte? Destino? Livramento? Deus? Boas energias? Seja lá o que for, agradeço todos os dias por ter tirado o visto no último dia haha

UNMATCH
A fronteiras ainda não estavam fechadas, mas meu voo foi sendo adiado porque minha hosta family estava bem preocupada com o coronavírus principalmente por conta da host mom estar grávida - sim, eu ia cuidar de new born - e eu super entendi nas 2 vezes que eles pediram para adiar porque realmente a situação era muito incerta no começo. Mas aí aconteceu o que ninguém esperava: a host mom perdeu o bebê 🙁 
Foi bem complicado e eu me senti muito incapaz de não poder ajudar de nenhuma forma e acabamos tendo um unmatch - quando desfaz o match antes da au pair chegar - por motivos óbvios.

FRONTEIRA FECHADA E AGORA?
Nesse ponto já era final de agosto e minha situação era: com visto, sem família, online novamente e com as fronteiras do Brasil fechadas para os Estados Unidos.
Já tinha me convencido de que iria conseguir viajar somente em 2021, mas também teria que ser antes de março, se não meu visto ia vencer e eu teria que pagar de novo e fazer a entrevista no consulado de novo! E fui conversando com as famílias tranquilamente, até que inventaram o visto de exceção - NIE - cedido para au pairs cujas famílias trabalhavam na linha de frente em combate ao COVID e surgiu a esperança novamente! 
Fechei com uma família que supostamente se encaixaria na exceção, mas eles desfizeram o match assim que pedi que eles me mandassem os documentos para enviar para o Consulado, pois ficaram com medo do governo americano - essa foi a desculpa deles pelo menos haha

VOLTA O CÃO ARREPENDIDO
E volto eu online de novo conversando com as famílias de novo... 3 famílias pediram match, mas não aceitei porque não estava com pressa - já que não poderia viajar mesmo -  e porque não tinham tudo que eu queria. Até que apareceu a família perfeita para mim, na idade que eu gosto de cuidar, eu não precisaria dirigir - vou falar sobre isso em outro post, eles moravam em uma cidade boa e o mais importante no momento: eles se encaixavam na exceção.
Eu já tinha o visto e o host dad é médio infectologista, então o Consulado só precisava me mandar uma carta autorizando minha entrada. Impossível dar errado, certo? ERRADO!!!
Tinha umas ações judiciais das agências rolando e umas semanas antes das eleições nos Estados Unidos, o Consulado pausou a emissão de vistos de exceção, começou a negar todo mundo e foi isso que aconteceu comigo. Eles disseram que não podiam autorizar, sem motivo.
Minhas host mom ficou bem brava, mandou email para o consulado e eles responderam com a mesma mensagem automática que tinham respondido pra mim. 

PLANO MÉXICO
Foi aí que eu pensei: eu já tenho o visto e o problema é o fato de que estou no Brasil, mas se eu passar 14 dias em outro país, posso entrar nos Estados Unidos! 
Então entrei em contato com as únicas 2 pessoas que tinham entrado nos Estados Unidos pelo México até então, coletei todas as informações e mandei para a proposta para a minha host family de eu ficar 2 semanas no México e viajar depois disso.
E adivinhem? Eles aceitaram!

Juro que tentei resumir, mas o restante dessa história vai ficar para a parte 2 😄
Espero que tenham gostado se saber um pouco mais sobre a minha jornada com o au pair e fiquem de olho que mês que vem tem mais!

See you!
Share:
Shayene Charleaux

0 comentários:

Postar um comentário