domingo, dezembro 16, 2012

Com gostinho de natal.

Bom dia pra você que, de repente, percebeu que o fim do ano está aí.
E com ele, o natal!



E junto, aquela velha homesick, tão conhecida por todos nesse mundo aupairiano.
Eu ainda não estou nessa fase, infelizmente, mas imagino como deve ser dificil.
Então, pra aliviar aqueeeela saudade de casa que dá no final do ano, que tal botar o avental e preparar aquela sobremesa deliciosa que a sua mãe faz em todo natal?

E além de matar ou aumentar a saudade, você de quebra agrada sua host family.
Aposto que a host mom vai ficar super feliz quando ver você dando uma de mestre cuca e poupando a linda de preparar a sobremesa do jantar. HAHA
Além de complementar aquele presente tão difícil de escolher e mostrar um pouquinho dos nossos costumes pra eles.

Pensando nisso, escolhi duas receitas típicas da época aqui no Brasil, que são bem simples de fazer e irão te transformar na au pair mais prendada de todos os tempos. Aí vão elas:


Rabanada




Ingredientes:



Pão de sal (de preferência aquele pão “dormido”, 
que sobrou de ontem, sabe)

Leite

Ovos

Essência de baunilha

Açúcar

Canela em pó

Óleo

01 frigideira

03 pratos fundos




Preparo:



Corte o pão de sal em fatias. Em um prato fundo (ou algum recipiente semelhante), misture o leite um pouquinho de açúcar e uma pitada de essência de baunilha. Em outro prato misture o restante do açúcar e um pouco de canela em pó. No último prato, bata os ovos até resultar numa mistura homogênea. Após esta preparação, coloque o óleo para esquentar na frigideira.
Agora é bem simples. É só pegar uma fatia de pão, passar rapidamente no leite e após, nos ovos e colocar pra fritar. Depois de frito passe no açúcar com canela e agora é só servir.


Pavê




O pavê é uma sobremesa super natalina e que pode ser servido de várias formas: com biscoitos, frutas, pedaços de chocolate, creme de leite e pêssego, vai do seu gosto. Então vamos à receita básica.
Ele é composto por dois cremes, um branco e um negro.





Creme branco

Ingredientes:

01 caixa de leite condensado
Leite (na mesma caixa/lata do leite condensado você vai medir 1 e ½ de leite)
01 gema de ovo
01 colher de sopa de manteiga (não encher muito)
03 colheres de sopa de maisena

Preparo:

Colocar tudo numa panela e misturar, em fogo baixo, até dar ponto. Meio difícil explicar qual é o ponto por aqui, mas o objetivo é obter um creme com a textura meio durinha, mas não muito, mais ou menos com a mesma consistência de um brigadeiro de colher.

Creme negro

Ingredientes:

01 barra de chocolate (à escolha)
01 caixa de creme de leite

Preparo:

O mesmo do outro, ou seja, colocar tudo numa panela e misturar, em fogo baixo, até virar o creme, que desta vez vai ser um pouquinho mais mole que o anterior.

Por fim, vem a montagem:

Numa vasilha grande, colocar primeiro o creme branco e por cima o negro, fazendo uma ou mais camadas. E aqui entra a criatividade. Lembra aquele ingrediente opcional lá do início? Chegou a hora de usá-lo.

Você pode colocar biscoito de maisena ou de champagne no fundo e entre os cremes, biscoitos e frutas (com morango fica uma delícia), só frutas, fazer uma cobertura de creme de leite em cima e colocar pêssegos (tanto no meio como em cima), pedaços de bombom ou chocolate, o que quiser.


Olha aqui algumas sugestões de montagem.


E depois é só colocar na geladeira, esperar gelar ou congelar, se quiser ele tipo sorvete, enfeitar a parte de cima pra ficar bonito, e.. ser feliz!

Hora de engordar aqueles quilinhos matando a saudade da ceia de natal em casa.
Não sei na de vocês, mas na minha casa todo natal tem rabanada e pavê.

Hmmmm.. delícia!

Beijinhos e até ano que vem!

0 comentários :

Postar um comentário