sábado, abril 19, 2014

Alfabetizando toddlers

Olá pessoal! Tudo bem?

Hoje vim falar de um assunto que as vezes é discutido por aí...

Alfabetizar uma criança entre 1 e 3 anos? Como assim?



Lá em 2008, quando fui Au Pair pela primeira vez, ao meio do discurso que a host anunciava meu rematch ela falou que precisava de alguém que alfabetizasse a menina que na época tinha 1 ano e 3 meses. Fiquei espantada, até cheguei a sugerir que ela ao invés de fazer o match com uma Au Pair regular, que fechasse com uma Extraoridinaire (para quem não sabe, é o programa da APIA o de meninas formadas em pedagogia aplicam e recebem alguns dólares a mais no salário por ter essa qualificação extra)
Após o rematch, fui para a nova casa, e aprendi qual é o método que eles usam pra alfabetizar os bebês. Não é nem um bicho de 7 cabeças, mas é um hábito que eu nunca tinha visto no Brasil, e também não é preciso ser professora pra fazer essas coisas.
Primeiramente, sempre converse com a criança, não importa se é bebe, se o inglês é ruim... Mas converse! Diga onde estão indo, o que você está fazendo (trocando a fralda, por exemplo), para estimular a fala.
Tire um tempo do seu dia para ler livros para a criança. Por mais que eles não entendam, vão observar as figuras e assi começarem a desenvolver o gosto pela leitura.
Ensine os amimais e os sons que eles fazem, toda criança americana aprende isso até antes de começar a falar.
Quando ver letras grandes aponte-as e diga quais são, funciona bastante depois que a criança completa dois anos.
Sobre cores eles sempre usam o método de falar a cor antes de mencionar o objeto, por exemplo, red. car, yellow banana, brown bear.
São pequenos detalhes que vão fazer diferença no desenvolvimento da criança e evitar um rematch, dependendo da família!

Espero que a dica tenha sido válida! 

Beijos e até o mês que vem! 

3 comentários:

  1. Como au pair iniciante, pra mim foi super útil. Como você mesma disse, são atos simples, que, às vezes, nem nos ligamos. Bacana, amei =)

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei a dica. Nunca pensei que poderia ter que alfabetizar uma criança dessa idade. Obrigada. Beijos <3

    ResponderExcluir
  3. Por nada meninas! Que bom que gostaram do post! Bjos

    ResponderExcluir