E depois de 9 meses dando sangue e osso pra minha antiga host family, minha antiga host resolve dar de sensível-demais-eu-sou-um-alguem-que-chora e pediu rematch. Bem, não posso dizer que foi ruim. Se você estiver interessado em saber como foi, porquê foi e como se deu, daqui até o final de semana devo pôr no ar em Gabriella: Lado B. Se este link te levar direto para o post é porque sentei e escrevi tudo que tinha pra escrever a este respeito.
Porém, contudo, no entanto, todavia, BUT!!! aqui no Blog das 30 Au Pairs quero contar como é que ocorre o processo de Rematch. É simples e bastante não vantajoso para Au Pairs.
Para que ocorra o processo de rematch, uma das partes, Au Pair (AP) ou Host Family (HF), tem que estar insatisfeito com convivência, não adaptação ao tipo de trabalho, comportamento inapropriado da AP/HF... e qualquer outro motivo que leve uma das partes a se sentir insatisfeita com a "experiência intercultural".
Oficialmente, o rematch só pode ser pedido com um tempo superior a duas semanas na casa da HF, mas já vi casos de HF loucas que a AP pediu rematch em 6 dias e quem deu suporte e casa foi a LCC. Já ouvi casos que a LCC fez de tudo para a menina permanecer na família, mesmo a relação AP-HF-HF-AP estar abaladíssima. Já vi casos que a AP nem conversar com a HF quis: arrumou as malas, comprou a própria passagem e se hospedou na casa de uma amiga, enquanto a família ficou sem aviso prévio, sem AP e tendo que abrir o processo de rematch sozinha.
Pela CC, se o caso não for dos extremos, o rematch ocorre em duas etapas: 1: A LCC vai à casa para uma reunião de conciliação. Isto é, ela irá sentar com a AP e a HF, ouvir as queixas, registrar em um documento que será assinado por ambas as partes, se certificar que as duas partes estão dispostas a tentar um reajuste/readaptação/novo acordo. Em caso positivo, ela irá, em 8 dias, ligar para a HF e AP (em horários distintos) para se certificar de que a reconciliação está funcionando. Ligará novamente em mais 8 dias (após a primeira ligação), para verificar novamente. Se a reconciliação funcionou, ótimo. Se, porém, não funcionou, ocorre a etapa 2: haverá uma segunda reunião e um novo documento será assinado: Rematch (ou transition, como a empresa prefere chamar).
E é aí que está o grande detalhe de o porquê existir todo esse terror em torno do rematch: quem fez sua pesquisa direitinho, ou quem leu seu contrato como se deve, sabe que o período oficial de rematch é de 14 (quatorze/catorze) dias. E não se conta a partir da data que se está online, se conta da data que ocorreu a assinatura do documento. Isso significa dizer que será indiferente se são 6 da manhã ou 8 da noite (quando os escritórios da CC estão fechados), feriado no dia seguinte ou final de semana, feriado prolongado ou dia útil: esta a é data oficial.
Durante estes "14 dias" a AP poderá: A) continuar trabalhando para a HF e recebendo seu salário semanal; B) continuar hospedada na casa da HF e não receber seu salário semanal; C) mudar-se temporariamente para a casa de sua LCC e não receber seu salário semanal; C) ir para a casa de um amigo(a), parente, namorado, conhecido e não receber seu salário semanal.
Depois que a LCC sai com o novo documento assinado no qual estão registradas as queixas da HF e da AP, e sugestões de ambas para um melhor match de uma próxima vez, em 1-3 dias úteis (sim, descontados dos 14 dias), a aparentemente-faz-nada da Program Director irá ligar para fazer uma entrevista de desligamento, irá perguntar o que houve, confirmar dados e as informações que a LCC mandou. E, só então, o perfil da AP estará online novamente.
E aqui está a parte não vantajosa de todo esse processo. Enquanto o perfil da AP só está disponível caso não esteja com uma HF, HFs por sua vez estão com seus perfis disponíveis a todo momento e podem recorrer a pesquisa de novas candidatas sempre que desejar, a qualquer momento. Ou seja, o perfil da HF não fica bloqueado em momento algum depois de um match.
Depois de "14 dias", se a AP não for convidada a um novo match, há algumas poucas opções: A) se houver o bom convívio e bom respeito entre AP e HF, poderá ser acordado um tempo a mais de permanência com a HF, trabalhando ou não; B) pedir um tempo a mais e acordar com a LCC a possibilidade de hospedagem na casa dela; C) pedir um tempo a mais e hospedar-se na casa de amigos, parentes, namorados, conhecidos; D) pedir um tempo a mais e pagar por sua própria hospedagem.
Se, ainda assim, a AP não for convidada a um novo match, a CC irá contacta-la para acertar data e horário do voo de volta pra casa.
Aconteceu comigo. Eu tenho um novo match. Contei minha experiência. Tens ainda mais dúvidas? Entra em contato!
#Sucesso
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*excepcionalmente hoje posto no lugar da Mel Shiewe
Acho que essa situação é desagradável independente da agência! Deve ser una agonia horrível! Que bom que deu tudo certo pra vc! Boa sorte :*
ResponderExcluirOi, Barbara.
ExcluirAcredito que o sentimento menos agradável é se sentir lesada ou em desvantagem. Não desejo isto a ninguém.
Lições bastante importantes foram aprendidas durante este tempo de transição.
Grata pela visita!
#SucessoPraNós
Eu particularmente acho um desrespeito com a Au Pair oferecerem APENAS 14 dias pra todo um processo de rematch. Muitas gastam MESES planejando e preparando tudo pra chegar ao novo país e se algo não dá certo (que até pode não ser culpa das Au Pair) "cabou-se" sonho, "cabou-se" o programa, "cabou-se" dinheiro.... É f***
ResponderExcluirFora que com o desespero de voltar pra casa, aceitamos qualquer match pra não ficarmos sem familia.
ExcluirOi, Hellen.
ExcluirO processo de rematch não é mesmo bondoso para com as APs.
O que ocorre é que durante nossa estadia esquecemos por diversos momento que somos prestadoras de serviço, que a HF é a empregadora e que as agências são apenas mediadoras.
Assim que uma prestadora não está mais oferecendo um serviço satisfatório, a mediadora não tem mais interesse em manter o serviço prestado, já que não está mais gerando lucro. Os empregadores, no entanto, tem todas as vantagens possíveis pois estão rendendo a maior quantidade de lucro para as agências e se a HF opta por trazer uma out country AP, melhor ainda! maior lucro!
Querendo falar mais sobre isso, manda suas perguntas pro nosso email com o assunto "Perguntas para Gabriella Almeida" e responderei com satisfação.
Grata pela vista!
#SucessoPraNós