Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

23 fevereiro 2015

New York State: PID e DL

New York State é um dos mais chatos de se morar quando se vem pros EUA. "Por que, Gábi?" Porque para nós que temos um "salário" bastante limitado e tem que viver no esquema "ou, ou", não dá pra curtir muita coisa além de NYC, Long Island e New Jersey. Tudo é bastante caro comparado aos outros Estados.

Hoje, no entanto, a cereja do bolo não é contar quanto se gasta aqui, mas como se tira a DL aqui - o que não foge a regra de ser chato, pois é um dos Estados com mais burocracias.

PID: é válida? 
Para quem está no Brasil, saiba que sua PID é valida, oficialmente, por apenas 3 meses em NYS. Depois desse tempo, você já é considerada residente e, portanto, deve apresentar uma DL válida.

Se acontecer de você ser parada por um oficial, desligue o carro, ligue o pisca alerta, prepare para entregar para ele seus documentos (passaporte, DS, PID e a CNH) e a licença do carro (pergunte para sua família onde eles a colocam exatamente. Normalmente fica junto com o manual do carro, no porta luvas).

A maioria dos policiais vão te multar justificando que você estava dirigindo sem carteira de motorista e vão te dar um papel explicando onde você deve comparecer (Court). Pode acontecer de ele não permitir que você vá dirigindo até seja lá qual o seu destino e peça para algum responsável maior de 21 anos (independente de você ser over 21), com DL válida, vá buscar você e o carro. Caso não tenha ninguém para te buscar, pode acontecer de o carro ser apreendido (guinchado) e você ter que pegar um taxi de volta pra casa. O custo para tirar o carro do  guincho pode variar entre $500 e $1000 dólares.
---

Aconteceu comigo: fui parada e multada e fui apenas escoltada (sim, escoltada, sem luzes, nem nada) até meu destino.
---
Na multa você vai se declarar non-guilty, vai comparecer a Corte que o oficial te indicou, vai levar o papel da multa e esperar por uma sessão. Em algumas Cortes pode levar até mais de um mês para você ser atendida. No dia, se você for under 21, um de seus host parents, com DL válida, deve comparecer com você. Caso seja maior de 21, você pode ir sozinha. Em ambos os casos você deve levar toda sua documentação, a saber: passaporte, visto, DS 2019, I-94, carta de seu/sua Program Director, PID e CNH.
---
Aconteceu comigo: levei toda minha documentação e fui liberada da multa. (Valor varia entre $180 e $250 dólares)
---

Sejamos espertas e evitemos dores de cabeça. Vamos ao passo a passo de como tirar a DL em NYSÇ

STEP 1
Marque um horário no Social Security Office mais perto de você. Leve seus documentos (com exceção da PID e da CNH) e solicite um Social Securtiy Card.

Só vá para a próxima etapa quando estiver com o cartão em mãos. Demora em torno de 15-21 dias para receber, as vezes menos.

STEP 2
Acesse o site New York State DMV e imprima o formulário MV- 44.1 (Learners Permit). Pode ser preenchido online e depois impresso, assim como pode ser impresso e preenchido à mão.


STEP 3
Digite no Google: DMV NY Learners Permit test samples e divirta-se! Hahaha Você terá diferentes exemplos de testes envolvendo regras, placas, técnicas, etc baseados nas leis de trânsito de NYS.

Se tiver tirado sua CNH recentemente e ainda estiver se acostumando com regras de trânsito inclusive do Brasil ou até mesmo se você for do tipo que prefere estudar antes de praticar, online, você terá partes do Learners Permit Manual e no escritório do DMV você pode ter acesso gratuito ao Manual completo impresso.

STEP 4
Pronta pro teste? Ótimo! Marque um horário para fazer seu teste escrito no DMV mais próximo de sua casa e, munida de toda sua documentação, inclusive a carteirinha do seguro saúde (com exceção da PID e da CNH), seu Social Security Card e o formulário já preenchido, vá fazer seu teste e vá confiante.

É um teste com o mesmo padrão dos exemplos, no entanto com 20 questões e você deve acertar, no mínimo, 14. Ah! Pode não ser online.

Passou? Ótimo! No mesmo dia você vai tirar sua foto e pagar a taxa de U$77,50 (over 21) e receber sua Learners Permit provisória (chegará via mail no endereço que você informou). Informe-se em quais locais você pode fazer seu Security Course e siga para o próximo passo se, e somente se, passou no seu teste escrito.
-- 

Gábi, não passei, e agora? Não tem problema. Você pode refazer quantas vezes forem necessárias. Não sei informar se imediatamente ou se apenas sob novo agendamento, pois passei na primeira tentativa. (yay!)

---
STEP 5
Assista as 5 hrs de Aula de Segurança no local mais próximo de sua casa. Se procurar no Google, com certeza vai achar mais de um lugar e mais de uma data. Leve sua Permit (a que você recebeu no DMV é aceita) nesse dia e o valor da taxa (a partir de U$30,00).

Só siga para a aproxima etapa depois de ter assistido a esta (bendita!) palestra.

STEP 6: ROAD TEST (saiba mais!)
Não tem como fugir, o Road Test é etapa obrigatória a todos os novos motoristas de NYS.

Vá no site do DMV.NY e agende o seu Road Test munida de sua ID (número da sua LP, número do certificado e sua data de nascimento). A fila de espera pode ser grande ou pequena a depender do seu condado.

Saia com seus host parents para dirigir e treinar as seguintes coisas:
- segurar o volante na posição 9:15
- fazer curvas sobrepondo mãos 
- "contorno quebrado" (aquele que você faz no meio da rua. Em inglês: 3-points-turn)
- cruzamento apenas com placas de pare (você deve esperar quem chegou primeiro na linha sinalizada no chão. Aguarde sua vez atrás de sua linha)
- cruzamento com semáforo e virar a esquerda 
- baliza (em inglês: parallel parking)


Todo esse processo pode durar de 1 a 3 meses, dependerá apenas de você.



#Sucesso
-------
Quer ler mais sobre mim? Acesse:
Gabriella Lado B
Gabriella SS & A
Siga-me: @gabriellassa
Tumblr: @gabriellassa
Share:
Gabriella Almeida

3 comentários:

  1. Credo, quanta coisa! Tem que chegar e logo ir atrás disso, então. Ainda bem que a pid dura 3 meses. E esses valores, quem fica responsável por pagar? A au pair ou a HF?
    :*
    realidade-auperiana.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo com a minha atual LCC, a host family nao tem obrigacao de pagar nenhuma das taxas acima, mas pode contrubuir se quiser.

      Excluir
  2. Ótimo post!! a DL provisória é válida por quanto tempo? e dá pra dirigir com ela ou a definitiva por outros estados?

    ResponderExcluir