Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

01 abril 2016

Ir por agência ou não, eis a questão

Salut tout le monde, como vocês estão? Acho que a maior dúvida quando começamos a programar nosso ano como AuPair é: devemos gastar com agência ou eu posso fazer tudo por conta própria sem problemas? E se eu for por conta prória, é seguro?

Ah, lembrando que tudo que eu falar aqui estou dando minha opinião sobre como funciona pra França, cada país tem suas regras e tudo pode variar, ok?

Na França, o programa de AuPair é regulamentado, logo, antes de fechar com uma agência ou procurar por uma família em um site, pesquise sobre seus direitos, pra que você não seja pega desprevenida. Toda AuPair que esteja trabalhando legal e oficialmente como AuPair possui um contrato de trabalho que se chama Accord de Placement Au Pair, e cabe a famille d'accueil entrar em contato com a prefeitura local e providenciar esse documento. No contrato vem escrito algumas das informações básicas do seu trabalho como por exemplo, a distância de onde você mora até um curso de idioma, até um centro comercial, quanto você receberá por mês/semana, seus dias de folga, e o mais importante, de que a família se compromete a te fornecer comida e hospedagem num quarto individual/compartilhado (virá especificado qual opção).

Agora sim, vamos a parte das agências e sites!



E se eu escolher ir por uma agência... No Brasil existem pouquíssimas agências que oferecem o programa para a França, e na minha humilde opinião, não valem o preço que cobram. Existem agências francesas (que inclusive são os contatos das agências brasileiras na França) que são muito boas e bem mais baratas.

Enfim, a vantagem das agências são as mais óbvias, elas fazem o trabalho pesado de encontrar e selecionar as melhores famílias que se encaixam no seu perfil e critérios. Além claro, de toda a parte burocrática e legal, ou seja você não precisa pensar em toda a papelada chata de contrato e etc, porque a agência está lá justamente para garantir seus direitos.

O lado negativo que eu pude perceber com a minha experiência foi que a agência não dá tantas opções de família para conversar. Não sei se por eu ter restringido a minha pesquisa somente para Paris e algumas poucas cidades ao redor... Mas durante meses eu só conversei com duas famílias indicadas pela agência. Uma outra coisa que desfavorece a escolha por uma agência é que depois que você chega na França você praticamente não entra mais em contato com a sua agente, a não ser em caso de problema com a família que ai é realmente muito importante ter o apoio de uma agência para resolver qualquer pepino que surgir.

Uma outra coisa bem bacana, que pelo menos foi oferecido pela minha agência, antes do embarque nós fomos colocadas em contato com outras meninas que estariam indo para a mesma região que nós para já começarmos a fazer amigos e não chegarmos no país "abandonadas", e durante a primeira semana eles tiveram o cuidado de nos organizar um piquenique com todo mundo, agentes e todas as aupairs que já tinham chegado.

... Mas e se eu quiser ir por conta própria? Bom, a vantagem mais evidente é que: é de graça! E você tem uma infinidade de famílias para entrar em contato, nesse caso, tudo depende de você encontrar quem te agrada.

Por outro lado, não há um filtro de quem está se inscrevendo no site, podem ter pessoas muito maneiras, como pode ter gente querendo só contratar uma empregada doméstica barata. Além de você estar indo por sua conta e risco, ou seja, em caso de problemas com a família você não tem a quem recorrer pra pedir ajuda, caberá a você encontrar uma outra família e resolver toda a situação.

E o mais importante de tudo, como você terá que lidar com toda a parte burocrática, certifique-se bem de todos os seus direitos, tenha mais de 100% de certeza de que tudo está bem claro entre vocês e EXIJA o seu contrato de trabalho. Se fizer isso tudo, não tem porque não dar certo!

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado e qualquer dúvida, é só deixar nos comentários!

Bisous

Facebook
instagram
Blog pessoal


Share:
Marcella Nunes

0 comentários:

Postar um comentário