Fiz esse post no meu blog mas como anda jogado as traças, estou repassando aqui ;)
Viajando dentro dos 50 estados americanos:
Não é necessário enviar o DS-2019 para a agência assinar, vc pode ir e vir dentro dos States sem problemas. Caso esteja no segundo ano e com um visto já expirado no passaporte, é bom carregar o DS com vc, já que ele é o documento que te deixa legal dentro do país. Eu sempre carrego o DS comigo nas minhas viagens porque é um documento muito importante e eu prefiro tê-lo em mãos just in case. Não se esqueça do passaporte ou se vc tiver sua ID ou Driver License do seu estado.
Viajando fora dos Estados Unidos no primeiro ano:
É necessário enviar seu DS-2019 para que sua agência assine. Se vc quiser verificar se está assinado ou não, a assinatura fica no campo Travel Validation no canto inferior direito. Deve estar assinado e datado, essa assinatura é valida por 1 ano a partir da data escrita lá. Caso vc saia mais de 1 vez do país, não é necessário uma nova assinatura, a não ser que já tenha passado 1 ano. Caso vc seja daCultural Care, você deve enviar seu DS dentro de um envelope com outro envelope dentrodevidamente com selo e endereçado a você. Eles vão assinar e enviar dentro do envolope que vc mandou. Não se esqueça de colocar na frente do envelope Att: Travel Validation. E sim, é seguro mandar seu DS pelo correio, mas opte por delivery confirmation só por desencargo de consciência.
Isso é como uma autorização da agencia para vc sair e voltar ao país. Sem a assinatura, vc não sai enem entra. Vale também para viagens feitas ao Brasil.
Passaporte e DS são os documentos que vc precisa basicamente, dependendo de onde vc está indo.
Não se esqueça de verificar se o país que vc está indo requer visto para brasileiros. Caso seu voo tenha conexão em outro país, verifique se aquele país requer visto para brasileiros, mesmo que vc não vá ficar naquele país.
Por exemplo: Se vc está indo para Europa, existem alguns voos baratos que passam pelo Canadá. Porém, o Canadá requer visto para brasileiros, mesmo que seu voo seja apenas conexão. Algumas vezes existe um tal visto de transito para que vc possa fazer conexão por tal país. Mas se vc quiser mesmo se livrar dessas dores de cabeça, opte por outro voo.
Faça planos:
Quanto vc está disposta a gastar? Quanto vc pode gastar? Caso tenha alguma emergência, vc tem algum dinheiro reserva? Seus pais/parentes/Host Family sabem onde vc vai ficar/algum contato/referencia para poder te encontrar caso necessário? Vc sabe o que quer ver onde está indo, quanto custa, que horas abre/fecha, restrição de datas/horários/idade? Vc pesquisou os meios de transporte disponíveis onde vc vai?
Pode parecer meio paranóico, mas todas essas perguntas são imprescindíveis para ter uma viagem tranquila e de sucesso. Nós, au pairs, não dispomos de muito dinheiro e nossos dias de férias sao curtos. É preciso bastante jogo de cintura pra manejar o dinheiro e o tempo.
Viajando fora dos Estados Unidos no segundo ano:
Caso vc tenho renovado o visto: Não há restrição.
Caso não tenha: Voce pode viajar dentro dos States sem problemas. Viagens fora do país estão limitadas a México, Caribe, Canadá e ilhas adjacentes. O DS precisa estar assinado e com as novas datas do seu segundo ano. Isso acontece pelo fato de que, apesar de estar legal, o visto no seu passaporte está expirado e para entrar e sair do país, vc precisa de um visto válido.
Para renovar o visto, o procedimento é o mesmo que vc fez da primeira vez. O visto só pode ser renovado no Brasil, não tem como renová-lo nos States. Conheço pessoas que ja tiraram o visto em outros países. É um risco que se corre, pois se for negado, vc nào poderá retornar aos EUA e vai ter que voltar ao Brasil tirar um novo visto.
Renovar o visto no Brasil não é mais arriscado. Não ouvi falar de nenhuma pessoa que tentou renovar o visto e foi negado, portanto vá tranquila.
Outros requerimentos:
Alguns países requerem comprovantes de estadia entre outras coisas mais. Vou contar a minha experiência: Fui pra França em Fevereiro desse ano, levando meu passaporte, DS, confirmaçao das minhas passagens, 200 Euros na carteira, a cara e a coragem. Cheguei na imigração, passei o passaporte por debaixo do vidro, ele olhou o visto americano e carimbou minha entrada em Paris. Não fez uma única pergunta e nao durou 1 minuto. Para sair da França e voltar aos EUA, so fizeram aquelas perguntas de segurança antes do voo(se vc comprou alguma coisa, se vc recebeu algo de alguem e bla bla bla). Detalhe que a mulher comecou em francês, eu nao consegui entender e ela falou inglês com aquele sotaque carregado que eu entendi menos ainda haha.
Bom, resumindo o que eu supus com a minha experiência: tendo um visto americano, nao vai ter problema nenhum ;)
ADOREI
ResponderExcluirUTILIDADE PÚBLICA!!
Sullen vi que disse que foi a França em fevereiro. Queria muito ir nessa epoca antes de meu visto vencer. Porem, tava lendo na internet que essa nao eh uma boa epoca pra ir pq ainda é inverno e bla bla... oque você achou? Da pra ir de boa? Obrigada!!!
ResponderExcluirSullen vi que disse que foi a França em fevereiro. Queria muito ir nessa epoca antes de meu visto vencer. Porem, tava lendo na internet que essa nao eh uma boa epoca pra ir pq ainda é inverno e bla bla... oque você achou? Da pra ir de boa? Obrigada!!!
ResponderExcluir