Ola meninxs! Mais um mĂȘs acabando e junto com ele, meus Ășltimos meses como au pair! O que? Como assim? Assunto para o prĂłximo post. Hoje eu vim falar, de maneira resumida obviamente, sobre como o programa de au pair me ajudou na minha vida pessoal e profissional.
1- Organização: gente nĂŁo sei vocĂȘs, mas eu sempre fui MUITO bagunceira. Ser au pair, me obrigou a ser mais organizada, a tentar manter o meu ambiente de "trabalho" e convĂvio diĂĄrio o mais limpo e organizado possĂvel. Eu trabalhava fora no Brasil, entĂŁo a minha percepção sobre isso mudou muito!
2- Cozinhar: Gente claro que eu sabia cozinhar, mas eu NUNCA tive a necessidade real de cozinhar pra uma famĂlia, e muito menos para crianças. Se eu fazia algo, era casual, nĂŁo parte do meu trabalho, eu nĂŁo tinha o compromisso real de alimentar crianças. Eu nunca gostei de cozinhar, mas ser au pair me ajudou muito a melhorar essa habilidade.
3- Otimizar tempo: Nunca fui organizada com relação ao meu tempo, eu tinha meu horårio de trabalho, mas fora isso, nunca tentei de fato otimizar e organizar meu tempo. Bom, nesse 1 ano e 9 meses de au pair, eu aprendi que o melhor caminho para aproveitar mais, é se organizar diariamente: Tempo pra ler, estudar, cozinhar, trabalhar, esportes, etc. Isso ajuda a manter a cabeça e o corpo equilibrados.
4- Limpeza: Ta falei de organização, mas agora eu to falando é de faxina mesmo! Os europeus de modo geral tem uma maneira diferente de fazer faxina, e isso foi uma reeducação (Ex: nao lavar banheiro toda semana, e nunca lavar o quintal).
5- Separação do Lixo: No Brasil nĂŁo Ă© novidade nenhuma que nĂŁo temos que coleta de lixo seletivo. Bom, tanto na Alemanha quanto na Ăustria isso Ă© bem sĂ©rio e pode atĂ© ser levada uma multa caso vocĂȘ nĂŁo separe o lixo corretamente.
6- Usar maquina de lavar louças: Gente, no começo acho que todxs brasileirxs tem a mesma reação né? O QUEE? Vou por a louça nessa maquina? Isso não lava direito!! Pois não só lava muito bem, como ela virou minha melhor amiga!
7 - Cuidar de mim mesma: Ta, nĂŁo que eu nĂŁo soubesse antes, mas aqui, longe de casa, sem famĂlia, e as vezes atĂ© sem amigos, a gente entende de verdade o que Ă© estar sozinho. NĂŁo temos aquela mĂŁe pra passar na farmĂĄcia e comprar aquele remĂ©dio, ou sua melhor amiga pra ir com vocĂȘ no mĂ©dico. A gente aprende a pensar em nĂłs mesmos sempre, e cuidar de nĂłs mesmos, porque sabemos que se nĂŁo o fizermos ninguĂ©m o farĂĄ.
*Isso também vale pelo fato de ter que ter aprendido a pintar hidratar meu cabelo sozinha, bem como minhas unhas e depilaçÔes etc.
8 - Dar valor aos simples momentos: Sei que soa um clichĂȘ, e talvez seja, mas
gente, sĂ©rio. Como Ă© difĂcil ficar quase dois anos longe do nosso paĂs
(independente da situação econÎmica e politica do mesmo), e principalmente da
nossa famĂlia. Quase dois anos sem abraçar seus pais, sem ver seus irmĂŁos,
amigos, etc. Ă realmente um desafio enorme ser au pair, e estar aqui me fazer
dar valor ao pequenos grandes momentos que tive (e ainda terei) com a minha famĂlia.
Ă isso aĂ, vejo vocĂȘs no prĂłximo dia 23 e um terror chamado: FĂRIAS DE VERĂO socorr
Beijos
Samanta
0 comentĂĄrios:
Postar um comentĂĄrio